domingo, 21 de julho de 2013

Skoob X Orelha de Livro


Oi, como vai?
Hoje eu vim aqui fazer um post comentando as vantagens e desvantagens do Skoob e as vantagens e desvantagens do Orelha de Livro. Skoob, como todos sabem, é uma rede social sobre livros onde você marca os livros que leu, que pretende ler, que deseja, que abandonou, manda recados para outros usuários e ainda pode trocar livros. Orelha de Livro surgiu mais ou menos com a mesma premissa, só que não traz tantas estantes que podemos usar (não tem, por exemplo, a estante de livros abandonados ou desejados). No entanto traz uma interação muito maior com os outros usuários e uma interface muito mais bonita. Eu decidi fazer como um duelo entre os dois, pra ressaltar os pontos positivos e negativos de cada um dos sites e ver, no final, qual deles é o melhor. Vamos lá?


1. Interface:

Como eu falei acima, a interface do Orelha de Livro é muito mais bonita. Ela imita uma estante mesmo por causa dos detalhes em madeira e ainda apresenta os livros de um jeito mais bonito em suas páginas. Já o Skoob tem um design mais simples, sem tantos atrativos, mas muito completo. Vamos comparar a estante de cada um:

Skoob:






















Orelha de livro:
Como podemos ver a estante do Orelha de Livro é bem mais bonita. Esses detalhes que fazem parecer madeira e a organização dos livros fica muito boa. Portanto, ponto para o Orelha de Livro.

2. Interação:

O Orelha de Livro possibilita uma interação muito maior entre os usuários. Não podemos ficar amigos como no Skoob, mas podemos seguir e ser seguidos pelos outros, o que no fim dá na mesma do que fazer amizade. Além disso, o Orelha indica as pessoas com um gosto parecido do seu, aqueles com maior compatibilidade, digamos. Ou seja, podemos ver automaticamente aqueles que estão lendo os mesmos livros que eu ou que são fãs dos mesmos autores e seguir. Além do mais o Orelha de Livro nos possibilita postar mensagens como se fosse um Twitter, enquanto o Skoob nos possibilita apenas ter uma frase de mural, que pode ser mudada, mas que apaga completamente a que estava antes. Olha só:

Skoob:


Orelha de Livro:


Porém, no Skoob, podemos adicionar como amigos E seguir, enquanto no Orelha de Livro podemos apenas seguir. Além disso, é muito mais difícil encontrar quem você segue no Orelha do que no Skoob, que já mostra no seu perfil em uma coluninha simpática e bem organizada. Podemos também participar de grupos, o que não é possível com o Orelha de Livro. Olha só:

Skoob:


Orelha de Livro:


No Orelha de Livro é mais bonito sim, porém mais trabalhoso que no Skoob. Não tanto assim, mas é muito melhor você ter acesso a todas as informações mais importantes em uma só página do que ter que ficar viajando por várias para ver todas as informações. Portanto, ponto para o Skoob

3. Feed de Notícias:

O feed de notícias é muito importante pois mostra o que seus amigos postaram. Afinal, se não for pra saber o que as pessoas postam por que ficaríamos amigos ou seguiríamos elas? O feed de notícias do Orelha de Livro é lindo (como tudo na rede social) e se atualiza automaticamente, como a timeline do Facebook, enquanto no Skoob precisamos atualizar a página. No Skoob vemos apenas as atualizações dos nossos amigos, enquanto na do Orelha de Livro vemos as atualizações de qualquer um que comente um livro que está na nossa estante, o que nos possibilita conhecer mais pessoas e não apenas ficar naquele círculo fechado de amigos. 

Skoob:


Orelha de Livro:


Nesse exemplo, por exemplo, temos a atualização de uma garota que eu não sigo nem sou amigo, mas que adicionou em sua estante o mesmo livro que eu. Ok, quando eu sigo uma pessoa é porque eu quero ver o que >ela< posta, mas mesmo assim podemos conhecer várias outras pessoas com os mesmos gostos. Ponto para Orelha de Livro.

4. Quantidade de livros:

O Skoob tem uma quantidade imensa de livros. Não importa qual eu queira, em qual eu esteja pensando, eu sempre vou encontrar lá. Já o Orelha de Livro já não temos uma variedade tão grande assim. Quando fui adicionar livros em minha estante, alguns que eu encontrei com facilidade no Skoob simplesmente não existiam no Orelha de Livro e eu tive que cadastra-los. Alguns eu até entendo porque não são tão conhecidos assim, mas eu tive que cadastrar The Casual Vacancy. Pois é, um livro de JK Rowling não constava na rede social. Como assim?
Eu tive que pesquisar o ISBN do livro e cadastra-lo lá, colocando informações como sinopse, capa, etc. Morte Súbita já havia sido cadastrado, mas se eu li em inglês eu não vou adicionar outro que não seja aquele que eu li. No Skoob podemos encontrar o livro que quisermos, tanto em português quanto em inglês, já no Orelha de Livro não temos essa mordomia. Se queremos tal livro, temos que cadastra-lo antes, o que leva algum tempo (a não ser que a pessoa queira colocar informações erradas, de qualquer jeito, o que não é nada legal). Não tive como tirar print porque agora o livro já foi cadastrado (por mim), mas vamos combinar né... Ponto para o Skoob.

5. Notificações:

O Orelha de Livro mostra todo o tipo de notificação, menos a que realmente interessa. Já o Skoob mostra aquilo que realmente nos afeta, digamos, o que é interessante. O Skoob nos mostra aqueles que querem trocar livros conosco e as solicitações de amizade. Isso é o que realmente importa. Já o Orelha de Livro nos mostra pessoas que comentaram livros que também estão na nossa estante. Isso já está no feed de notícias, por que nos avisar de uma coisa dessas? Toda a hora que entro dou de cara com essas notificações, mas não consigo encontrar nenhuma sobre alguém que me seguiu, por exemplo. Aliás, ele não mostra quem está te seguindo em lugar nenhum. Onde foi parar esse tipo de informação?

Skoob:


Orelha de Livro:



Por que eu preciso ser incomodado com essas notificações? Por que eu vou querer saber que alguém comentou em algum livro que eu li ou pretendo ler? Eu preciso saber quem quer ser meu amigo, quem me seguiu, essas coisas. Os comentários já aparecem no feed de notícias. Por isso, mais um ponto para o Skoob.

6. Estantes:

Esse quesito é bem importante. Você está relendo um livro? Que livros você deseja? Você abandonou um livro porque não gostou? No Skoob você pode colocar tudo isso, já no Orelha de Livro não. Neste você só pode colocar os livros que você leu, que quer ler e o que você está lendo. E os favoritos... isso foi, pra mim, a maior decepção na rede social. No Skoob eu tenho 21 livros marcados como favoritos. Ué, de tantos que eu li eu não vou conseguir me decidir apenas entre um ou outro. Já no Orelha de Livro você não pode adicionar nem metade disso. Enquanto em um é livre, no Orelha você pode ter no máximo 7 livros. Eu adicionei os 7 livros da saga Harry Potter e pronto, acabou. Onde eu vou deixar As Vantagens de Ser Invisível? Onde eu vou deixar As Crônicas de Gelo e Fogo? Onde eu vou deixar a trilogia Jogos Vorazes? Onde está escrito que uma pessoa não consegue ter mais que 7 livros como favoritos?  


Enquanto isso, olha quantas opções nós temos para organizar os livros no Skoob:


Por ter muito mais opções e não ter limites para organizar meus livros, claro que o ponto vai para o Skoob.

7. Precisão:

Vamos agora para o último quesito da avaliação: a precisão. No Skoob, quando estamos lendo determinado livro, podemos criar o histórico de leitura, em que colocamos em qual página paramos e ele calcula a porcentagem do que lemos. Vamos supor que estou lendo o livro Zumbis X Unicórnios:

Orelha de livro:



Eu cliquei em "comecei a ler", pois o livro estava em minha estante de Quero Ler. O Orelha de Livro apenas me deixou avaliar de 0 a 5 estrelas, fazer um comentário, o que é opcional, e depois indicar para um amigo do Facebook. Só. Quando eu clico em "comecei a ler" significa que eu comecei, não que eu já li, como eu vou poder avaliar? Agora vamos fazer esse teste no Skoob. Vamos supor que eu li até a página 100 do livro que tem 388 páginas:



No Skoob podemos saber a que ponto do livro estamos, a porcentagem do quanto lemos. No Orelha de Livro sabemos apenas que estamos lendo. Que eu estou lendo eu sei, quero saber quanto falta pra acabar, caramba. Cadê a precisão? Ah, encontrei-a no Skoob. Mais um ponto para o Skoob.

Vamos fazer a contagem geral agora e ver quem ganhou o duelo. 
Orelha de Livro venceu nos quesitos Interface e Feed de Notícias. Já o Skoob venceu, bem, em todos os outros. Com 5 x 2, Skoob venceu o duelo de hoje. Ele pode não ser o site mais bonito nem o com maior interação entre os usuários, mas é o mais completo e o melhor para se organizar os livros. Orelha de Livro é lindo e oferece uma interação muito grande entre os usuários, não dá pra negar, mas ainda precisa melhorar em muitos aspectos, como por exemplo mostrando notificações que realmente mereçam ser notificadas e não limitando seus usuários.
Ah, e só pra deixar claro: esse teste foi completamente imparcial. Eu não combinei nada com nenhuma das redes sociais, não estou ganhando nada para falar que prefiro determinada rede, etc.
Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

19 comentários:

  1. Não conhecia o Orelha de Livro, somente o Skoob (que eu adoro).
    O Skoob é tão mais completo que nem animo criar conta no Orelha de Livro :S

    Adorei o post, muito bem feito.
    Abraço!
    http://oblogdazoey.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri o Orelha de Livro há muito pouco tempo, o slogan era "a melhor rede social de livros do Brasil" e eu pensei que podia ser mesmo, mas é difícil tirar esse posto do Skoob kkk

      Excluir
    2. Obrigado!!
      Eu descobri o Orelha de Livro há muito pouco tempo, o slogan era "a melhor rede social de livros do Brasil" e eu pensei que podia ser mesmo, mas é difícil tirar esse posto do Skoob kk

      Excluir
    3. Obrigado!!
      Eu descobri o Orelha de Livro há muito pouco tempo, o slogan era "a melhor rede social de livros do Brasil" e eu pensei que podia ser mesmo, mas é difícil tirar esse posto do Skoob kk

      Excluir
  2. Eu adoro o skkob mas acho que podiam alterar um pouquinho para que aparecesse também Portugal nos locais. Eu tive de colocar que era de São Paulo. Muitos portugueses utilizam o skoob e assim poder-se-ia realizar também trocar e sorteios para Portugal.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessinha,
      Envie sua sugestão para a equipe do Skoob. Já enviei e-mail para eles e fui muito bem respondido.
      Saudações,
      Bruno Luciano

      Excluir
  3. Adorei o post, não conhecia o Orelha de Livro. Só uso o Skoob mesmo.
    Ah, respondi à tag 10 books hoje (desculpe a demora :/). O link para o post é este.

    Beijos,
    Elieny Brandão.
    Depois do Para Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei suas respostas, já li e comentei!!

      Excluir
  4. Olá, adorei a publicação. Só tenho conta no Skoob por enquanto, hehe. Amei seu blog e já estou seguindo. Dá uma passadinha lá no meu também! Abraços
    http://livrolatraapaixonado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi! ^^
    Tudo bem??
    Desde que comecei a ouvir falar dessa nova rede social fiquei pensando, "ué, mas o Skoob já não faz isso?"
    Queria muito saber as similaridades e diferenças das duas redes e você acabou com a minha curiosidade! Adorei o post! Ficou informativo e imparcial!
    Já divulguei o post na página do meu blog no Facebook ([Blog] Mente Hipercriativa) pra ajudar quem mais estiver com dúvidas sobra as duas redes!

    Minha opinião? Continuo com o Skoob! Apesar do jeitão tão tão lindo dele, me tem sido muito eficiente por todos esses anos e não pretendo mudar.
    Acho que a única coisa que falta no Skoob pra ele ficar 100% é a sugestão de novas leituras baseadas nas que você mais gostou. Até lá ele será apenas 99,99% bom! :)

    Adorei seu blog! Já estou seguindo!
    Beijusss;
    http://tinyurl.com/mentehipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ajudar a divulgar!!
      O Skoob, por mais que não seja o mais lindo das galáxias, é o mais eficiente. Ele tem nas páginas específicas de cada livro os livros similares, mas não é tão bom assim... seria muito melhor na tela inicial ou no próprio perfil algo como "Poderá também gostar de..." com os livros indicados, ótima ideia kk
      Obrigado! Também adorei seu blog, seguindo ;))

      Excluir
  6. oiii, adorei a postagem, bem explicativa e realmente comparando o que importa. Eu sou apaixonada com o skoob, acesso todos os dias, e estou sempre atualizando. Tenho uma conta no Orelha, mas mexo pouco, até porque ele não é tão rápido e prático quanto o skoob para atualizar os livros nas estante. Mas o Orelha é uma rede nova, está começando agora, e imagino que em pouco tempo vai estar muito boa, porque a aparência já é ótima, e o potencial é incrível. Então vamos esperar para ver
    adorei o seu blog, e já estou seguindo

    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu conheci o Orelha de livro há pouco tempo e me cadastrei. Foi uma decepção total! Eu achei ele lindo, mas só no inicio. Muito bagunçado, até adicionar todos os livros que li (e sempre que leio aparece pra recomendar a um amigo) demora demais! E só 7 favoritos? Como assim? O.O
    Nem comecei a usar o orelha direito, só por causa dessas notificaçoes, se eu quisesse saber o que os outros comentaram seguia elas ué. O skoob também tem estantes de quadrinhos e mangás, o que conta bastante também (eu uso a de mangás, por exemplo) e não sei se tem no orelha... Mas eu comecei usando o skoob e mesmo ele sendo feinho, continuo preferindo ele ^^

    ResponderExcluir
  8. Oque eu não estou gostando do orelha é que adicionei vários livros que já li, e quando eu vou na estante não aparece os livros que já li, mesmo constando na estante que tem 20 livros lidos!

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar do orelha de livro, mas continuo fiel ao skoob. Uma das desvantagens do orelha de livro é que obrigatoriamente vc tem que conectar sua conta ao facebook. O que pra mim tá fora de questão.
    Adorei seu blog.
    Seguindo.

    ResponderExcluir
  10. Já usou o goodreads? ele é melhor que esses dois juntos! agora ele é todo em inglês....

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho conta nas duas redes mais sem dúvida a que eu mais utilizo e mais gosto é o Skoob, apesar de a interface não ser tão chamativa e organizada mesmo assim o Skoob é uma excelente rede social para nós leitores... Eu mesma tenho problemas com me recordar quais livros eu já li, pois costumo me lembrar da capa e não muito do nome então o skoob me ajuda e muito a fazer resenhas e adicionar os livros!!!! Amoo o Skoob!
    Excelente postagem ;)

    http://soujovemliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não largo o skoob por nada!! E se tem uma coisa que odeio são redes sociais e apps que é obrigatório entrar com facebook.

    ResponderExcluir
  13. O problema do Orelha de Livro é nos obrigar a logar com facebook. Eu não tenho conta no facebook, já tive, mas deletei, detestei o serviço. Eles poderiam colocar uma opção de cadastro com google plus ou até mesmo de cadastro mesmo de conta.

    ResponderExcluir