quarta-feira, 10 de julho de 2013

TAG: Hábitos de leitura



Oi, como vai? Hoje eu vim responder uma tag que eu vi no vlog Amount of Words, mas que na verdade foi criada pelo HeyHeyBooks, em que respondemos perguntas sobre (como o nome mesmo já diz) nossos hábitos de leitura. Eu não fui tagueado (como sempre), mas me interessei pela tag e adoraria responder. Vamos lá?

1. Quando você lê?

Eu leio a qualquer hora do dia, mas geralmente leio mais de madrugada. Eu adoro a madrugada pra ler porque não tem o barulho da televisão ou de conversas ao redor, e consigo me concentrar mais. Eu não consigo ler em um lugar barulhento... por mais que e goste do livro e queira prestar atenção na história se alguém passa conversando ao meu lado eu automaticamente passo a prestar atenção à conversa  (um dos motivos pelo qual eu também não gosto de ler ouvindo música, elas me distraem muito fácil). 

2. Você lê apenas um livro de cada vez?

Quando eu ganho apenas um livro sim. Eu geralmente compro um livro quando acabei de terminar o anterior, então eu muitas vezes tenho um livro só pra ler. Mas em datas comemorativas, como meu aniversário ou o natal, eu sempre peço livros, então fico com uma enxurrada de coisas novas na estante e não resisto. Enquanto eu estou lendo um livro eu olho para um na estante e penso "Não, vou terminar este primeiro". Mas mesmo assim eu não resisto e no dia seguinte pego o outro pra ler. Eu evito fazer isso ao máximo porque no final eu começo vários e demoro pra terminar todos, e ainda não consigo me aprofundar mesmo no mundo criado pelo autor do livro. Eu gosto mesmo de dar atenção a um de cada vez, pra poder vivenciar tudo aquilo e depois partir pra outro (saltar de um mundo medieval pra um futurista distópico e depois cair em Nova York pouco antes de passear por montanhas é um tanto cansativo). 

3. Qual é o seu lugar favorito para ler?

Eu gosto muito de ler no meu quarto, mas em qualquer lugar eu gosto de ler, desde que não tenha barulhos. Milagrosamente eu consigo me prender ao livro mesmo com barulhos de carros ou outras coisas, mas é muito raro (como já falei na pergunta 1).

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme? 

Eu prefiro mil vezes ler o livro antes. Assim eu consigo me situar melhor na história, notar e criticar as diferenças e ainda entender tudo o que se não tivesse lido acabaria ficando meio perdido. Atualmente eu consigo ler todos os livros antes das adaptações, mas alguns como Harry Potter eu só fui ler depois de ter visto todos os filmes, então não tive tantas surpresas quanto gostaria de ter tido). 

5. Qual formato de livro você prefere: ebook, audiobook ou livro físico?

Qualquer dia eu faço um post só comentando sobre ebooks, mas eu acho muito melhor ler livros físicos. Eu me sinto confortável com o volume na estante, me sinto confortável andando de um lado para o outro com um livro muito grosso. Por mais que seja o mesmíssimo conteúdo é muito mais satisfatório ler um livro gigante num exemplar realmente gigante do que ler em um aparelho mais fino que um dedo. 

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?

Eu geralmente gosto de ler com meus post-its ao lado, para poder marcar tudo aquilo que eu mais gosto, que eu acho importante guardar. Post-its não deixam marca nenhuma nos livros, eu posso tirar quando quiser, é bem melhor do que usar um lápis ou marca-texto. Ah, outra mania, quando eu termino de ler um livro eu faço de tudo para que não pareça que ele foi lido. Inclusive alguns que eu comprei no ano passado ainda têm o cheirinho com que vieram da livraria. As únicas marcas de que eles foram lidos são mesmo os post-its nos cantinhos das páginas (meu Fúria dos Reis, por exemplo, que já estou terminando, está todo colorido de post-its nos cantinhos). 

7. As capas de uma série têm que combinar ou isso não importa?

Pra mim todas as capas têm que combinar sim. Quando as capas são parecidas, seguem o mesmo estilo, você consegue ver facilmente que fazem parte da mesma série. Eu odeio quando quero um livro mais antigo e já foram lançadas várias edições, porque fica cada livro de um jeito na estante. Não que eu deixaria de ler um livro por causa disso, mas é muito mais legal ter a série todinha combinando.

Bom, essas foram as minhas respostas para a tag Hábitos de Leitura, se alguém quiser fazer também sinta-se à vontade para pegar as perguntas e responder (mas dê os créditos para o vlog que as criou, o HeyHeyBooks). 
Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

5 comentários:

  1. Concordo plenamente em relação ao ler o livro antes do filme, porque entendemos bem melhor a história e fora que quando já se sabe o que acontece no livro, ele se torna "cansativo", assim como aconteceu comigo(também) ao ler HARRY POTTER.

    Pra começar até ano passado eu NUNCA tinha assistido nenhum filme de HP (eu era influenciado pela minha irmã que dizia que Hp era idiota, então nunca tive curiosidade). Do nada eu vi que era necessário eu poder assistir e resolvi fazer aquelas MARATONAS de filmes, todo final de semana eu alugava um filme de Hp. Quando eu terminei falei "Put's, como nunca assisti isso antes? Como EU era idiota" e como estou envolvido no mundo da leitura não poderia deixar de ler. Comprei. E no início do ano(2013) comecei a ler. Sério, muitos dizem que choraram horrores quando o Dobby morreu, ou até quando pareceu que o Harry tinha morrido, mas eu não consegui senti essas emoções tão fortes.

    Por este motivo estou correndo pra terminar o livro que estou lendo (Sob a redoma / Under the dome) para poder começar Percy Jackson e assistir ao "O MAR DE MONSTROS" que estréia mês que vem nos cinemas. E também quero ler Cidade dos Ossos.

    Qual será o próximo livro que vai ler? Continuará lendo Gelo e Fogo?

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu ficava triste nas mortes dos personagens, por exemplo, mas não tanto quando eu poderia ficar porque eu já sabia como aconteciam... eu assisto Harry Potter desde criança então com o primeiro livro nem tive tanto esse problema porque eu não lembrava tanto, mas com os outros os filmes acabaram, sei lá, "estragando" um pouco.
      Eu estou em dúvida se leio Tormenta de Espadas, o terceiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo ou Insurgente, mas acho que vou ler Tormenta mesmo...
      Claro, essa série é uma das minhas favoritas!
      Aaaaah, obrigado!!

      Excluir
    2. Pois é, eu ficava triste nas mortes dos personagens, por exemplo, mas não tanto quando eu poderia ficar porque eu já sabia como aconteciam... eu assisto Harry Potter desde criança então com o primeiro livro nem tive tanto esse problema porque eu não lembrava tanto, mas com os outros os filmes acabaram, sei lá, "estragando" um pouco.
      Eu vou ler Tormenta de Espadas, o terceiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo (estou muito ansioso, ainda mais poque falam que é o mais chocante da série)
      Claro, essa série é uma das minhas favoritas!
      Aaaaah, obrigado!!

      Excluir
  2. Gostei muito das respostas e decidi taguear -te para a tag Alguns factos e confissoes literarias .
    http://fofocas-literarias.blogspot.pt/2013/07/tag-alguns-fatos-e-confissoes-literarias.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado (gente que orgulho, eu nunca fui tagueado haha)!!
      Já estou começando a responder, amanhã mesmo ou no sábado eu já posto ;))

      Excluir