Chegamos ao último dia do ano e, como todo final de ano, ficamos com aquela nostalgia, lembrando de tudo o que aconteceu (o que, no caso de 2014, foi realmente muita coisa) e refletindo sobre como pôde passar tão rápido. A algumas horas de terminar este que foi o melhor ano da minha vida (em todos os quesitos), resolvi fazer um balanço de tudo o que li, o que, perto de muitos, não foi quase nada (no meio do ano, eu já via pessoas com mais de 80 livros lidos (?????)), mas, para os meus parâmetros, foi até que uma boa quantia. No ano de 2013 li 25 livros e, neste, tinha como meta ler no mínimo 26. E consegui atingi-la!
Li 21 livros e 5 HQs (que são grandes, então conto como livros e não como simples quadrinhos). Ao todo, são 7.919 páginas. Abaixo, organizarei por ordem cronológica e alguns agruparei por série . A maioria dos livros já tem resenha, então é só clicar nos nomes dos livros!
Li 21 livros e 5 HQs (que são grandes, então conto como livros e não como simples quadrinhos). Ao todo, são 7.919 páginas. Abaixo, organizarei por ordem cronológica e alguns agruparei por série . A maioria dos livros já tem resenha, então é só clicar nos nomes dos livros!
Vamos lá?
Li a trilogia As Peças Infernais inteira neste ano e, embora não tenha gostado muito do último volume, não me arrependo de ter lido.
Terminei de ler o último volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo, e agora espero que, né, algum dia desses, George tenha vontade de publicar o próximo.
Também terminei Convergente, o último volume da trilogia Divergente. Para séries, esse ano foi produtivo, pois li uma inteira e concluí duas. Mas, ainda assim, foquei nos livros avulsos, além de ter lido vários clássicos.
O primeiro clássico que li de fato (já tinha lido adaptações de alguns para a escola), e gostei muito. Foi um dos melhores que li no ano!
Outro dos melhores que li no ano, é um livro lindo, reflexivo e tocante. Vale muito a pena!
De George Orwell, é um livro incrível e bastante crítico e irônico. Recomendo muito.
10. Auto da Barca do Inferno
Auto em português arcaico que tive que ler para a escola (tanto que nem resenhei), mostra com bastante ironia o destino de diversas personalidades (como um frei, uma cafetina, um nobre arrogante...) que, depois de morrerem, devem embarcar na barca que irá para o inferno (comandada pelo Diabo, um personagem bastante zoeira) ou na que irá para o céu (comandada por um Anjo).
O primeiro livro da trilogia (a história de fato é contada nos três primeiros livros, o quarto volume conta uma espécie de história extra), é muito bom e me deixou sem fôlego. Mas, mesmo assim, não sei se irei continuar lendo os próximos (o que pode me motivar é o segundo filme, que estreará, se não me engano, em 2015) porque, quando terminei, simplesmente não me deu vontade de continuar. Mas quem sabe...
12. Assassinatos na Rua Morgue
Livro de contos de Edgar Allan Poe, foi o primeiro e, creio, único que lerei do autor. Isso porque gostei, mas achei sua escrita bastante cansativa. Além disso, não gostei do conto que dá nome ao livro, e, de todos da coletânea, só de um gostei de fato. Talvez tenha começado pela obra errada, se alguém tiver algum outro do autor para me indicar, pode falar!
Primeiro caso de Sherlock Holmes e o primeiro livro que li, achei incrível e estou louco para ler outros do autor. Recomendo!
Eu poderia não contar, afinal são HQs, mas não é uma HQ qualquer. Li separadamente a série toda por ebook, mas esses mais de 40 volumes são agrupados nesses 5 livros, então não posso deixar de contar! É a primeira série completa de HQs que li e, em 2015, pretendo ler muitos outros, tanto de super-heróis quanto da Vertigo (que tem histórias incríveis, recomendo).
Mais um clássico infantil que li, adorei e recomendo muito. Foi uma das minhas compras da Bienal, onde comprei 13 livros.
Primeiro que li de Jane Austen (de quem pretendo ler todos), gostei bastante (embora tenha ficado um pouco empacado no meio do livro), e recomendo!
Mesmo com todas as críticas que ouvi (que tentaram me desanimar, mas não conseguiram), é um dos meus livros favoritos do ano e, talvez, da vida. Gostei bastante e só tenho elogios a fazer.
22. Os Elefantes Não Esquecem
Embora não tenha resenhado (algum dia farei um post com vários livros de Agatha Christie), gostei bastante. Infelizmente (e só fui perceber isso agora), foi o único da Agatha que li no ano, e, em 2015, pretendo ler muitos, muitos outros.
Mais um dos que li para a escola, é um clássico da literatura brasileira muito divertido e do qual gostei bastante. Caso você tenha que lê-lo para a escola também, não reclame, o livro se mostrará uma leitura muito gostosa!
24. Contos de Machado de Assis
Outro para a escola, que não terminei quando devia e fui ler o último conto (O Alienista) só no início das férias. Mesmo assim, gostei bastante, e adoraria ler mais obras do autor.
Um dos que li mais recentemente, foi um dos que mais prenderam no ano e na vida. Mesmo com o final decepcionante (sempre vou falar desse final decepcionante), gostei bastante e recomendo!
26. Sob a Redoma
O último livro que li no ano e o maior que já li na minha vida (mais de 950 páginas), é um dos que mais gostei em 2014 e um dos que mais mexeram comigo. Como não terei tempo de postar a resenha da obra de Stephen King até o final deste ano, acabará ficando para o ano que vem, mas já estou muito empolgado para escrever!
Bem, esses foram os livros que li em 2014. Já tenho minha meta para 2015: já tenho alguns em mente, outros descobrirei ao longo do ano, mas espero ler no mínimo 27 livros (mas, se for possível, bem mais). E vocês, quantos livros esperam ler em 2015?
Espero que tenham gostado, até a próxima ;D