quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Vamos falar sobre The Mark of Athena...












Oi, como você está se sentindo nesse momento?
Eu estou bem e vou abrir meu coração sobre o livro The Mark of Athena. Eu não vou fazer uma resenha normal como eu geralmente faço com livros porque não expressaria tudo o que eu realmente penso sobre ele.
O que eu tanto senti pelo livro? Ódio. Um ódio mortal. Vontade de jogar na parede. Verdade.
Por onde começar? Personagens? Enredo?
Vamos começar pelos personagens, vamos analisar cada um deles.
Piper. ALGUÉM POR FAVOR TACA FOGO NELA, TACA PEDRA NELA, JOGA ELA NO CHÃO E PULA EM CIMA! Ela é uma das personagens mais dispensáveis de todos os livros que eu já li na vida. Ela, digamos, não presta pra absolutamente nada. Em O Herói Perdido ela até que é legal porque descobrimos sua história, suas habilidades. Mas nesse terceiro livro ela não acrescenta nada de novo. Nadica de nada. Os capítulos narrados por ela se referem ao Jason aqui e ao Jason ali e ai meu Deus o Jason isso e o Jason aquilo. Só. A história não perderia nada sem ela. Pra falar a verdade até ganharia pontos porque teria menos enrolação.
O Jason é a mesma coisa. Não presta pra n-a-d-a. Ele faz meia dúzia de coisas durante a história mas nada que faça uma grande diferença.
Hazel. A Hazel até que é legal no início, mas depois do seu flashback com o Leo (pra mim a melhor parte do livro, depois falo mais sobre ela) ela simplesmente perde a serventia. Perde a graça. Ela só continua na história porque tem que buscar seu irmão Nico, que foi preso numa jarra e tem alguns dias de vida. Se ele não for resgatado dentro de tantos dias ele morre, mas nem preciso terminar de ler o livro pra saber que ele é resgatado no último minutinho. É previsível demais. Outro ponto negativo do qual vou falar melhor depois. 
Percy. Gente... eu fico com muita pena do Percy, sério, porque nem parece que ele foi mesmo o protagonista da série Percy Jackson e os Olimpianos, que é lerdo, engraçado, e ao mesmo tempo o salvador da pátria. Aqui ele é só o namorado da Annabeth. A cena de maior destaque dele que eu pude perceber lendo o livro é a parte em que ele é aprisionado com Frank em um aquário onde eles foram com o Treinador Hedge e foi algo completamente sem graça. Não teve emoção nenhuma. De início ficava no ar aquele dileminha de "Meu Deus vamos ficar aqui para sempre e nunca conseguiremos reencontrar nossos amigos e blablabla" forçado demais pelo Rick, como se ele quisesse deixar claro a cada parágrafo que eles ficariam presos lá eternamente só pra depois eles armarem um plano completamente sem graça e saírem de lá "heroicamente".
Treinador Hedge, ou Gleeson Hedge. Os chiliques dele no início são até engraçados mas depois de um tempo vão ficando repetitivos e sem graça como todo o resto do livro. 
Frank. Ah, o Frank é um dos personagens mais coitados do livro. Eu fico com pena dele porque o Rick praticamente acabou com o Frank legal de O Filho de Netuno. Aqui ele se transforma em algum animal de vez em quando e sua função principal passou a ser "aquele que tinha a Hazel desde o início mas que foi perdendo-a aos poucos com a chegada de Leo e que ainda por cima tem medo do Leo pois ele pode pegar fogo e queimar o toco que determina a sua vida." Fim. O Frank é isso. Nada mais.  
E por fim o Leo. O Leo é outro que só serviu para a cena do flashback com a Hazel no qual descobre o seu parentesco com Sammy, paixonite da garota antes de ela morrer e ser resgatada do Underworld (esqueci o nome em português, como assim?) e que é muito parecido com Leo. E o Leo também tem outra função: ocupar o espaço deixado pelo Grover. O Grover era um sátiro muito foda. Ele era engraçado na medida certa, era corajoso na medida certa. Ele era o Grover. O Leo é um Grover exagerado e sem a metade bode. Ele faz muitas piadas. No início elas são legais mas depois ficam sem graça.  
A Annabeth é a única personagem digna de boas críticas. Ela sim tem uma história concreta mesmo, algo que te faz querer ler o livro. Ela precisa seguir a marca de Atena e encontrar uma estátua gigante da mãe dela que foi perdida (como sumiu eu não entendi muito bem porque né, é uma estátua gigante). Ela  é a única que tem um propósito na história. Os outros personagens (inclusive o Percy) só foram enfiados de qualquer jeito no livro porque na profecia dizia que eles precisavam de 7 semideuses. É como acontece em Amanhecer, quando os Cullen têm que organizar um tipo de exército (piada né?) pra tentar convencer os Volturi de que a Renesmee não é uma vampira. Os personagens foram enfiados lá e único propósito deles era fazer volume. Muitos deles nem têm falas. No caso de The Mark of Athena os personagens têm falas, aparecem na história sim mas se fossem retirados dela não teria problema nenhum. 
Agora vamos falar sobre a história. Como eu disse a história principal é a da Annabeth e é boa. Mas o jeito que o Rick conta essa história é horrendo. Ele intercala momentos mais tensos com momentos mais calmos de uma maneira muito forçada. Era só eu começar a ler um capítulo mais calmo pra saber que no final desse capítulo algo muito louco aconteceria e toda a calmaria acabaria e eles voltariam a brigar e pular e explodir coisas. De novo. 
Tudo no livro é forçado. As piadas do Leo. A mudança de cenas calmas pra cenas mais tensas. O romance que o Rick tentou enfiar na história. Tudo.

Eu tenho a leve impressão de que tudo isso é culpa dos editores. Provavelmente eles exigiram que o livro tivesse quase 600 páginas e ele teve que colocar coisas e mais coisas de qualquer jeito só pra preencher esse espaço. Sério, é a única explicação.
Percy Jackson e os Olimpianos é uma saga maravilhosa. Verdade. É minha segunda saga favorita (depois de Harry Potter, lógico). Mas Os Heróis do Olimpo é horrível. Os dois primeiros livros até que são bons. O Herói Perdido introduz personagens novos, é gostoso conhece-los, embarcar em uma aventura com eles. O Filho de Netuno além de introduzir personagens novos nos apresenta o Acampamento Júpiter, que é muito foda! Aí vem The Mark of Athena e acaba com tudo.
Uma das coisas que mais me dão raiva são as falas dos vilões. Eles querem deixar claro o tempo inteiro que vão vencer e blablabla. E nunca vencem. Rick Riordan mais previsível e sem graça impossível. Vamos citar algumas das frases de efeito que mais me incomodam em todos os três livros da nova saga:
"- Tudo bem - disse Jason, mas sua expressão era dura. - Temos menos de 24 horas para resgatar uma deusa e o pai de Piper. Vamos encontrar o rei dos ventos." O Herói Perdido. Eu já li mas a verdade é que não precisamos nem terminar o livro pra saber que no fim eles conseguem tudo isso ninjamente  em 24 horas. Uma das coisas que me irritam no Rick é que ele quer a todo momento deixar claro que falta pouco tempo pra cumprirem a missão e blablabla pra no fim eles conseguirem de qualquer jeito.

"- Não sou um monstro menor - gritou Encélado. - Sou um gigante, nascido para matar deuses! Seu palito de dentes dourado não pode me matar, garoto."

"Jason tentou se levantar, mas suas pernas pareciam feitas de chumbo. Encélado piscou ao ver a destruição.
- Impressionante! Infelizmente, foi seu último truque, semideus."

"- É verdade, não é? Deuses e semideuses devem trabalhar juntos para matá-lo.
- Você não vai viver tempo o suficiente para tentar!"

"- Você não ganhou nada, menino. Meus irmãos estão se reerguendo, e são dez vezes mais fortes que eu. Vamos destruir os deuses e arrancar suas raízes. Você vai morrer, e o Olimpo vai evaporar com..."

Essas são algumas das frases de Encélado Lispector, ainda em O Herói Perdido. Elas são exageradas demais, chegam a ser ridículas. O gigante (que no final perde, ah que novidade) fica a toda hora lançando frases de efeito pra provar que vai se dar bem e no final ele se fode. É sempre a mesma coisa. QUANTA PREVISIBILIDADE! QUE COISA MAIS REPETITIVA! AAAAAAAAA!

"- Mas o Festival de Fortuna é... - Frank pensou um pouco. - Já passa da meia-noite. Isso significa que hoje é dia vinte e quatro de junho. O festival começa hoje depois do pôr do sol. Temos que chegar à Geleira Hubbard, vencer um gigante que é invencível no território dele e voltar para o Acampamento Júpiter antes que ele seja arrasado... tudo em menos de dezoito horas." O Filho de Netuno. Mais uma vez Rick Riordan esfregando na cara do leitor que falta pouco tempo para eles conseguirem completar a missão. E nem adianta falar que eles conseguem né?

"Meus amigos. Esperei por tanto tempo!"

"Ah, Hazel Levesque - disse ele -, você me custou caro! Se não fosse você, eu teria me erguido décadas atrás e este mundo já seria de Gaia. Mas não importa!"

Já essas são de Alcioneu Lispector. Ele tem mais pérolas, mais frases ridículas na qual assim como todos os outros gigantes idiotas tentam esfregar na cara que vão vencer e que no final perdem de qualquer jeito, mas confesso: me deu um pouco de preguiça de colocar todas.

"'I have seen you in my dreams. I had to make sure you were worthy, the only child of Athena clever enough to pass my tests and reach this place alive. Indeed, you are her most talented child. This will make your death so much more painful to my old enemy when you fail utterly.'" traduzindo pra vocês "'Eu te vi nos meus sonhos. Eu tinha que ter certeza que você era digna, a única filha de Atena esperta o suficiente pra passar pelos meus testes e alcançar este lugar viva. De fato, você é a filha mais talentosa. Isso vai fazer sua morte muito mais dolorosa para minha velha inimiga quando você falhar completamente."

"'I'm afraid you would have to defeat me first, my sweet,' Arachne said. 'And alas, that is impossible." traduzindo pra vocês "Receio que você vai ter que me me derrotar primeiro, docinho,' disse Arachne. 'E ai de mim, isso é impossível.'"

Já essas falas são de Arachne Lispector, de The Mark of Athena, essa belezura aqui:



Eu ainda não terminei de ler o livro mas convenhamos, nem preciso ler pra saber que no fim a Arachne vai perder de qualquer jeito e que também nos últimos instantes Nico vai ser salvo do cativeiro dele. Quem precisa de uma bola de cristal?
Pra finalizar, de 0 a 10 eu dou uma nota 7,00 pra The Mark of Athena... tá bom, 6,5.
Espero que tenham gostado do post (ou não, principalmente se você gostou do livro e se sentiu meio ofendido), até a próxima :D

Um comentário:

  1. Acredita que eu ainda só li o 1º livro da coleção Percy Jackson? Estou à espera de uma promoção para que eu possa comprar os seguintes logo de uma vez porque dizem que é mesmo muito bom e eu morreria se tivesse de parar entre cada livro. Ou sou daquelas pessoas que gosta de ler todo seguido. Esperar não é pra mim!
    Quanto a "Os Heróis do Olimpo", eles ainda não chegaram a Portugal, mas depois da sua resenha não sei se quero ler, porque para morrer desiludida prefiro ficar bem aqui no meu cantinho. Além disso, que vilões irritantes são esses? Posso ser eu a matá-los?! Nem sei praqué tanta coisa pra matá-los porque depois daquelas falas irritantes eu os mataria em 2 segundos só pra calar logo...
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir