domingo, 20 de janeiro de 2013

Vamos falar sobre A Culpa é das Estrelas

A Culpa é das Estrelas
John Green
Editora Intrínseca
Sinopse:
"A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar."

Nunca chorei lendo um livro... mas com esse cheguei perto. É um livro que realmente te toca, você "compra a briga" dos personagens. Hazel Grace é uma garota com câncer pulmonar que frequenta um grupo de apoio, do qual não gosta muito. Certo dia Augustus Waters (um garoto muito lindo, por sinal) aparece por lá, eles trocam olhares e desde então nada mais é o mesmo. John Green nos apresenta uma história divertida e emocionante de uma maneira muito gostosa. É um ritmo gostoso de se seguir, uma leitura tranquila. Mas não é uma linguagem bobinha. Digamos que é de um jeito que qualquer adolescente narraria sua própria história. 
O livro nos apresenta também filosofia em falas divertidas, intrigantes,  coisas que nos fazem pensar de verdade. Todo mundo no mundo deveria ler esse livro.
Não sou fã de livros que narram histórias de amor e tal mas A Culpa é das Estrelas é A Culpa é das Estrelas.  Hazel e Gus (depois de um tempo lendo você se familiariza com os personagens e vai chamando pelo apelido e tudo...) passam por muitas coisas juntos. O livro favorito da garota, Uma Aflição Imperial, não tem um fim definido, ele simplesmente para, como por exem
Isso sempre intrigou Hazel: o que acontece com os personagens depois do fim? E aí entra Gus, que começa a se corresponder com o autor do livro por intermédio de sua assistente e este os convida para o visitarem em sua casa, na Holanda, onde ele poderia contar o destino de todos os personagens do livro. Essa viagem acontece e é na Holanda onde eles têm a sua primeira vez e onde muitas descobertas são feitas: primeiro, que o autor de Uma Aflição Imperial não é tão legal quanto parecia; segundo, o câncer de Gus pode não estar mais sob controle...
Não posso dar mais detalhes pra não estragar sua leitura, e como eu já disse todo mundo precisa ler esse livro. 
É um livro doce, que te faz pensar nas coisas que realmente importam na vida. É romântico sem ser melodramático, aquele tipo de história entediante, melosa. É perfeito, pra resumir. John Green é um escritor de mão cheia, consegue te prender na história mesmo sem atrativos como explosões e ação o tempo todo. 
"Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais" disse Markus Zusak, autor de A Menina Que Roubava Livros. Caro Markus, concordo plenamente com você. 

2 comentários:

  1. Eu li esse livro e talvez por ter as expectativas bem lá em cima, eu me desiludi. Por todo o lado onde eu lia resenhas eu lia que "A Culpa das Estrelas" é O LIVRO, e não achei nada disso. Sim, é uma história interessante, bem escrita, original visto que nos conta a história de dois adolescentes com câncer mas sem se focar mesmo nisso, é como se fosse outra caraterística qualquer, do género "Oi, sou a Joana, tenho 18 anos, sou loira e tenho câncer". Mas não acho que seja tanto como falam.
    E aquele final me deixou tipo aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhh# e acabamos por não saber o que acontece com os personagens de "Uma Aflição Imperial".
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Confesso! Que demorei muito para ler A Culpa é das Estrelas.
    Quando eu li! Acabei me surpreendendo.
    Pois só vi o filme! E logo li o livro. E olha que dei 5 estrelas no skoob.

    Muito bom! Que até em meu blog umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br fiz uma "comparação" do livro e o filme. "Se você me pergunta, por que não fiz resenha" bom por causa que muitas pessoas fizeram e eu queria fazer algo diferente.

    Confere lá! Você irá gostar.
    Parabéns! Nota 10 para a sua resenha.

    ResponderExcluir