segunda-feira, 30 de junho de 2014

TAG: Feitiços de Harry Potter

Oi, como vai?
Antes de mais nada, quero dizer que finalmente estou de férias e não me encontro em nenhuma maratona de séries, o que significa que o blog terá uma periodicidade bem melhor do que a que anda tendo nos últimos tempos. E eu também estava guardando umas tags para responder depois de terminar algumas leituras, afinal acabava usando sempre os mesmos livros nas respostas. 
Hoje estou aqui, neste primeiro dia de merecido descanso, para responder a uma divertida Tag chamada Feitiços de Harry Potter, que consiste em ligar livros com feitiços da saga de acordo com suas características em comum. Quem me tagueou foi a Jéssica, do blog Fofocas Literárias (ainda não visitaram? o que estão esperando?). 
Vamos lá?

1.  Expecto Patronum: um livro de infância relacionado a boas memórias



Harry Potter e a Pedra Filosofal, sem dúvidas. Simplesmente porque foi o primeiro livro "grandão" que eu li, e porque eu era bem novo quando comecei. Sempre que o pego fico um pouco nostálgico, porque não são somente memórias sobre a história que a obra desperta. 

2. Expelliarmus: um livro que te pegou de surpresa



A Menina que Roubava Livros. Em nenhum momento pensei que fosse um livro ruim, longe disso. Mas, pela sinopse, não parece uma história realmente atraente. Eis que, quando comecei a ler,  não consegui parar e me arrebatou de tal forma que hoje considero meu livro favorito! 

3. Prior Incantato: o último livro que você leu



O Pequeno Príncipe. Sim, já faz um bom tempo que o li, mas estou com um certo bloqueio para livros ultimamente e não estou conseguindo ler com a mesma velocidade Príncipe Mecânico e A Revolução dos Bichos, mesmo adorando os dois. 

4. Alohomora: um livro que te apresentou a um gênero que você não tinha considerado antes



Jogos Vorazes. Eu não era muito ligado a distopias, e depois de ler a trilogia passei a me interessar bastante pelo gênero e a buscar mais livros no estilo. 

5. Riddikulus: um livro engraçado que você leu



Melancia. Já li muitos livros engraçados, mas este foi o que mais me arrancou gargalhadas durante a leitura. Nunca havia lido Chick-lits (em uma tradução chula, livros de mulherzinha), e achei muito divertido. O livro conta de maneira hilária a história de "superação" de Claire, que foi abandonada pelo marido logo após ter uma filha. Pode parecer idiota, mas vale muito a pena! 

6. Sonorus: um livro que você acha que todos deveriam conhecer



O Grande Gatsby (logo postarei a resenha). Você pode pensar que é uma indicação um tanto inútil, considerando que é um clássico da literatura mundial, mas essa indicação é mais direcionada aos adolescentes, que só dão atenção para os livros YA e não param para conhecer aqueles belos e incríveis "livros velhos". É um recado a todos aqueles que "lutam" contra o preconceito literário (que para a maioria deles é só entre dois estilos diferentes de young adults) e não leem clássicos por puro... preconceito. Ou por pensarem que são difíceis demais, ou por julgarem sem graça só porque foram publicados há muitos, muitos anos. Estou numa espécie de projeto pessoal de parar um pouco com Young Adults (não parar completamente, mas deixar de dar preferência somente aos livros mais comentados do momento) e ler mais clássicos, ou livros mais relevantes para a literatura (para resumir, livros velhos), e não estou me arrependendo nem um pouco. 

7. Obliviate: um livro ou spoiler que você gostaria de esquecer de ter lido



Eu adoraria me esquecer de ter lido um spoiler sobre a série The Maze Runner. Quero muito começar a ler o primeiro livro, mas já acabei recebendo um spoiler (que, pelo visto, é dos grandes) do último volume da série. 

8. Imperio: um livro que você teve que ler para a escola



Eu geralmente gosto dos livros que leio para a escola, mas se tem um que definitivamente odiei foi Os 13 Porquês, que conta a história de uma garota que cometeu suicídio mas, antes disso, gravou 13 fitas, contando nelas os porquês de cometer tal ato, e as enviou às pessoas que tiveram uma parcela de culpa. Tive que ler para um trabalho do colégio no nono ano e simplesmente odiei. Não consegui me simpatizar nem um pouco com a personagem principal, achei ridículo o drama que a personagem fez e esperei um motivo grandioso para a personagem ter cometido suicídio, e não teve nada disso. E o fato de ter que ler por obrigação tornou a experiência com o livro ainda pior. 

9. Crucio: um livro que foi doloroso para ler


Convergente. Muitos dos que vi respondendo a essa Tag colocaram livros que odiaram e que tiveram que continuar lendo mesmo assim, mas decidi mudar um pouco e colocar um livro que amei, mas que foi doloroso pelo fato de ser muito triste e ser o grande final da trilogia Divergente, que adoro, trazendo mortes e cenas arrebatadoras. 

10. Avada Kedavra: um livro que pode matar (interpretação livre)



Pensei bastante sobre o que colocar aqui, porque esse interpretação livre parece facilitar um pouco as coisas mas na verdade torna tudo mais difícil hahah. Decidi escolher Tormenta de Espadas, o terceiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, que para mim foi o melhor da série e o mais chocante. Foi adaptado nas temporadas 3 e 4 da série Game of Thrones, e aqueles que sofreram apenas com as cenas na série (que também sofri, mesmo já sabendo de tudo o que ia acontecer) ainda não imaginam o que é virar a página e se deparar com uma cena dessas. Se ver já é chocante, ler cada palavra e construir na mente cada cena é de tirar o fôlego, e por isso posso considerá-lo como um livro que sim, pode matar (George já mata todos os personagens mesmo, o que falta para matar o leitor? hahaha). 

Bom, estas foram as minhas respostas para a Tag Feitiços de Harry Potter, e (como falo sempre) se vocês gostaram, sintam-se automaticamente tagueados. E, se responderem, podem mandar os links de seus posts, vou adorar ver!

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo quanto ao Convergente :) E acho que podia também dar uma opurtunidade aos livros mais clássicos, pois fixo-me muito pelos YA, talvez o The Great Gatsby seja uma boa escolha para começar :)

    johnsreportblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana a TAG, divertida;
    www.bookspelagi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Concordo quanto a convergente, mas sobre "Os 13 porquês" não concordei com sua perspectiva, porém fiquei feliz de saber que você teve que ler na escola, pois para mim, assim como "A lista negra", esse livro deveria ser obrigatório para todos.
    Beijos,
    Bia
    http://vivendonoinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Primeiramente, boas férias lol
    Adorei a tag, suas respostas foram muito legais.
    Estou louca para ler George Martim, mas tenho tantos livros 'na frente' que nem sei se mudo a ordem, mas pelo que falam, vou ter que mudar rs
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já respondi essa TAG é muito legal! Gostei muito de "Os 13 porquês", mas concordo com você. Também odiei a personagem.
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei essa tag
    Muito legal e adorei os livros escolhidos
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir