domingo, 26 de abril de 2015

Filme da Semana: A Onda (Die Welle)



Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre um filme especialíssimo e praticamente obrigatório para ser assistido, mas que não é muito conhecido aqui no Brasil. Trata-se do longa alemão A Onda, um dos melhores que vi no ano!
Die Welle (o nome em alemão) nos conta a história de Reiner Vengel, um professor de ensino médio que fica encarregado de dar a uma turma de ensino médio aulas extras sobre autocracia, que se trata do poder concentrado nas mãos apenas de um governante, ou de uma organização, etc. Para tornar a matéria mais interessante para os alunos, Vengel decide criar, de fato, uma autocracia na sala de aula. Nesse projeto, o grupo escolhe seu líder, seus uniformes, sua saudação especial, um símbolo e até um nome para o movimento, tornando-se um grupo como os nazistas, imagem da qual a Alemanha tem grande vergonha e até um certo medo de trazer à tona.
Acontece que o que era para ser apenas um projeto na sala se torna um verdadeiro movimento pela cidade. O símbolo é pichado pelos alunos em ambientes públicos, novos membros são recrutados e, o pior, aqueles que não fazem parte do movimento acabam sendo discriminados.
Movidos por esses novos ideais e pelo fato de se sentirem parte de um grupo, os adolescentes são levados a cometerem atos que não fazem parte de sua natureza, fugindo completamente do controle do professor.
Dessa forma, Vengel deverá tentar acabar com o projeto, antes que este vá ainda mais longe do que já foi e traga consequências até mesmo trágicas.



A premissa do filme já é incrível, e o desenvolvimento consegue fazer jus a isso e nos apresentar uma história completa e espetacular, que nos faz pensar muito e que não é esquecida com facilidade.
Gosto de filmes que não acabam quando terminam. Você sabe que assistiu a um longa realmente incrível quando o termina mas a história não consegue sair de sua cabeça. Com A Onda é exatamente assim.
Podemos acompanhar toda a transformação, e observar como os alunos se tornam, cheios de orgulho, algo que se assemelha ao que mais abominam e a mancha que querem esquecer em sua história. 
Com tudo isso, torna-se até repetitivo fazer elogios ao roteiro, e, embora as atuações não sejam o que nos chama a atenção para o filme, não deixam de ser boas. 
Com menos de duas horas de duração, é um tempo que certamente não será desperdiçado. Filmes, assim como livros e séries, podem ser divididos entre aqueles que agregam alguma coisa em nossas vidas, e aqueles que não agregam nada, passam batido. Nem preciso dizer em qual dos grupos Die Welle se encaixa, e recomendo muito! 

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

2 comentários:

  1. Hey, Adan! :)

    Primeiro sobre o post: esse filme é simplesmente maravilhoso! Eu assisti umas três vezes e é uma história que não me cansa. Talvez por ser verídica e tudo mais, não sei.

    Sobre o blog: é muito difícil eu achar um blog feito por um garoto e que realmente me interesse por tudo, e foi o que aconteceu quando eu abri o seu! Gostei bastante, encontrei bastante coisa que me agrada e com o que me identifiquei! Já até peguei umas músicas da sua playlist que eu gostei!

    Sucesso, viu? Vou te acompanhar! :D

    Beijinhos

    http://alemdomeumundo.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Adan!
    Eu já perdi as contas de quantas vezes já assisti esse filme. Ele é realmente fantástico. (Inclusive preciso assisti-lo novamente, dessa vez em alemão e sem legendas!)
    Acho que o mundo deveria assisti-lo, porque passa uma lição muito importante para nós. Eu tenho estudado, de certo modo, o nazismo desde a minha graduação e volta e meia escuto pessoas (inclusive alemães) falando que é impossível voltar a existir um governo como o nazista. No filme vemos o quanto isso é fácil de acontecer, né? E isso mexe muito com a nossa cabeça!

    Abraços,
    Petra

    ResponderExcluir