segunda-feira, 27 de abril de 2015

Vamos falar sobre: Persuasão



Oi, como vai? 
Hoje estou aqui para falar sobre Persuasão, segundo livro de Jane Austen que li, porém o último concluído pela autora. 
Nesta primorosa obra, conhecemos a história de Anne Elliot, filha do vaidoso e superficial Sir. Walter, que gasta além do que pode para manter as aparências e, por conta disso, acaba perdendo as propriedades de sua família. Assim, ele, Anne e Elizabeth, sua outra filha (que puxou ao pai nas piores características), precisam se mudar e alugar sua antiga propriedade. 
Anne é uma garota que já fora muito bela, mas que, hoje, é desprovida de grande beleza pelo peso de uma grande tristeza, arrependimento e oportunidade perdida que teve quando era mais jovem. A protagonista desistira de se casar com o homem que amava, Frederick Wentworth, persuadida pelas pessoas ao seu redor, que não consideravam o casamento vantajoso.
O rapaz, que era marinheiro, após a desilusão que teve com a amada, acabou por voltar aos mares, enriquecer muito e tornar seu nome importante. Basicamente, tornou-se o partido almejado por todos aqueles que influenciaram Anne.
Agora, oito anos depois, Wentworth, parente dos novos proprietários da antiga casa dos Elliot, volta a viver nas redondezas e a participar do círculo de conhecidos de Anne. Acontece que a oportunidade que tiveram fora perdida, e parece ser tarde demais para que possam voltar a ter algo parecido do que o que tiveram e fora interrompido no passado.
Anne, agora mais madura e com uma personalidade mais forte e menos influenciável do que antes, vê suas chances diminuírem cada vez mais, inversamente proporcionais ao seu arrependimento, enquanto Wentworth se envolve com Louisa Musgrove, membro de uma família bem próxima, e um casamento é dado como certo.



A partir daqui, não darei mais detalhes deste livro que recomendo muito e que, inclusive, considero o melhor que já li da autora, colocando em segundo o queridinho dos leitores Orgulho e Preconceito. 
Com uma narrativa deliciosa, Austen consegue retratar toda a atmosfera pesada da história que criou, nos fazendo pensar sobre a influência que a opinião alheia tem em nossas vidas e em como o arrependimento de não tentar algo pode ser ainda maior do que o de tenta-lo. 
Entrando na cabeça de Anne e de outros personagens, Jane Austen nos brinda com personagens muito bem construídos e donos de uma profundidade ímpar, que se tornam o diferencial de seus livros. 
A ironia também está muito presente na obra, retratando os costumes e os perfis da sociedade da época, outra marca registrada da autora. 
Neste livro, diferentemente de Orgulho e Preconceito, ainda nos deparamos com algo próximo de um vilão, um personagem cuja identidade não revelarei para que não seja spoiler para ninguém. Este personagem, maquiavélico, realizou diversas barbaridades para alcançar seus perversos objetivos no passado, e pretende fazê-lo novamente, e não imaginei me deparar com algo tão sério assim em um livro da autora.
Embora saibamos que a principal história no romance é a de Wentworth e Anne, o foco não está somente nisso, o que faz com que o livro não seja cansativo e aborde temas que o tornam ainda mais completo.
Ler Persuasão só reforçou minha opinião de quão sensacional é Jane Austen, e não tardarei a ler mais um livro de sua autoria. Recomendo muito!

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

4 comentários:

  1. Nunca li nada de Jane Austen, mas morro de vontade! Agora depois dessa resenha, vou colocar na minha ''lista de espera'' e quem sabe eu leia ne
    Abraço
    www.palavrasefogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fala Adan!!
    Cara todo ano prometo ler Jane Auste,mas ainda não consegui ler,apesar de só ter ouvido falar bem das obras dela.Inclusive comecei a ler Orgulho e Preconceito e achei a linguagem bem tranquila,a descrição que ela faz dos personagens é impecável.Desse ano não passa,vou ler algo dela kkkkkkkk
    Sério que tem ironias?Já gostei,talvez comece minha leitura de Jane Austen por Persuasão
    Abração!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu li Persuasão e gostei, mas ainda prefiro Orgulho e Preconceito! Quero ler também A Abadia de Northanger, pelo que falam dele parece que será o meu favorito de todos da Jane Austen <3 Bjs

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Adan!
    Você já viu o meu Desafio Jane Austen?
    Pois então... me recomendaram que eu começasse por Persuasão, mas resolvi ser clichê e ler Orgulho e Preconceito. Eu adorei!! E o próximo com certeza será Persuasão. A Jane Austen escreve maravilhosamente bem, ela é sensacional!!

    Abraços!
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir