sábado, 19 de janeiro de 2013

Vamos falar sobre The Casual Vacancy (e a assassina fria e calculista que o escreveu)

The Casual Vacancy
J.K Rowling
Editora Little Brown
Sinopse:
"When Barry Fairbrother dies unexpectedly in his early forties, the little town of Pagford is left in shock. Seemingly an English idyll, with a cobbled market square and an ancient abbey, what lies behind the pretty façade is a town at war. Rich at war with poor, teenagers at war with their parents, wives at war with their husbands, teachers at war with their pupils... Pagford is not what it first seems. And the empty seat left by Barry on the parish council soon becomes the catalyst for the biggest war the town has yet seen. Who will triumph in an election fraught with passion, duplicity and unexpected revelations? Blackly comic, thought-provoking and constantly surprising, The Casual Vacancy is J.K. Rowling’s first novel for adults."


Terminei de ler não faz muito tempo e já acho um dos melhores livros da JK.  Eu sou potterhead e acho que até a lista de compras que ela escreve deve ser perfeita mas esse me surpreendeu.
Ele é mais ágil, já que ela tem só 503 páginas para apresentar os personagens e desenvolver as histórias, e não 7 livros. E na minha opinião é muito mais surpreendente (deve ser pelo fato de que em Harry Potter, graças aos filmes, eu já sabia tudo o que ia acontecer nos livros na hora que as situações chegavam, já com The Casual Vacancy não tem isso). A BBC vai inclusive exibir uma minissérie baseada no livro em 2014.
É um livro maravilhoso tanto pela história quando esteticamente: tem uma capa dura linda, um papel rico, letras grandes... eu li em inglês mesmo, não consegui esperar pela tradução. 
Em alguns momentos confesso que fiquei "E aí, o que acontece agora?" porque realmente não acontecia nada. Mas aí de repente acontecia alguma coisa e eu começava a ler mais rápido pra saber como seria o desfecho da cena, e JK me surpreendia mais uma vez. 
JK nos apresenta vários núcleos familiares na cidadezinha fictícia de Pagford, que assim como qualquer cidade tem suas "partes bonitas" (Church Row) e suas partes não tão bonitas assim (The Fields), e trata de assuntos como o uso de drogas, estupro, autoflagelação, violência doméstica, suicídio... 
Algumas das críticas negativas ao livro são que a JK exagera muito em certas cenas mas ela não mostrou nada mais do que a realidade. Nos dias de hoje não dá pra descrever corretamente uma escola sem retratar as cenas de bullying que ocorrem dentro dela, por exemplo. 
Pagford é uma cidadezinha aparentemente calma... mas não é realmente o que aparenta. Depois da morte de Barry Fairbrother, um membro do conselho da cidade, vários conflitos são desencadeados e aí sim começamos a conhecer os personagens de verdade, conhecendo sua personalidade, descobrindo suas inseguranças, seus medos... 
Agora vou fazer uma confissão: JK é uma assassina fria. Ela nos faz amar os personagens, nos familiarizar com eles e puf, os mata. Não vou falar quem são porque seria spoiler e eu não quero estragar a leitura de ninguém, mas ela continua cruel. Como por exemplo o que ela foi com o Dobby e Fred Weasley. Ela me fez me apaixonar pelos personagens e os matou (inclusive minha personagem favorita, que não posso falar quem é porque seria spoiler também).
É um livro maduro, realista, e que nos faz pensar e repensar em várias coisas do nosso dia a dia. Eu li a edição original, em inglês, mas sei que a editora Nova Fronteira fez um bom trabalho com a tradução, tanto esteticamente quando na fidelidade ao original.
Se ainda não leram, leiam! É um novo lado de JK Rowling mais ácido e mais maduro que eu amei conhecer.

2 comentários:

  1. Eu amo J.K., afinal sendo potterhead fanática como eu sou, não poderia ser de outra forma. Mas esse livro não me chamou a atenção, talvez por não ser o meu género literário, ou talvez porque eu queira pra semprre associar J.K. a Harry Potter, não sei bem... Mas por enquanto esse livro não entrará nas minhas leituras.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li e adorei, mas só fui me interessar mesmo porque é da JK...
      A história é muito legal (impiedosa, mas é legal), mas se o nome dela não estivesse na capa eu não daria muita atenção para o livro :s

      Excluir