quinta-feira, 30 de maio de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo como literatura de cordel


Oi, como vai?
Você sabe o que é literatura de cordel? É um gênero literário escrito em rima. Os contadores narravam as histórias, elas eram impressas e vendidas em livrinhos. Ah, e se chama literatura de cordel porque os livros ficavam presos com prendedores (tipo os de roupas mesmo) em cordéis, umas cordinhas (como o varal de roupas das nossas avós). Os livrinhos (ou folhetos) eram mais ou menos assim: 



Esse tipo de literatura é muito antigo, mas eis que não faz muito tempo o designer Tenement Fuster pensou em algo diferente. Algo como: "Hm, gosto de As Crônicas de Gelo e Fogo. E gosto de literatura de cordel. Por que não juntar os dois?".
Ok, ele não pensou exatamente isso mas ele realmente juntou os dois e o resultado ficou muito bom. Usando a xilogravura, que usavam pra fazer as capas dos livrinhos de cordel, ele fez as capas dos cinco livros da série e ficou muito foda, dá uma olhada:






Viram? As capas ficaram muito legais. Olhando assim dá até vontade de ver essas capas nos livros de verdade... as capas dos livros já são perfeitas, mas como capa alternativa, dessas de edições de colecionador, seria uma boa ideia (sinta a indireta, editora LeYa). 
Espero que tenham gostado, até o próximo post ; D

2 comentários:

  1. Eu por acaso não gostava muito das capas originais de A Guerra dos Tronos, mas agora (pelo menos cá em Portugal) estão a ser liberadas umas capas lindas com as imagens da série.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir