quinta-feira, 9 de maio de 2013

Vamos falar sobre Divergente...

DivergenteDivergente
Veronica Roth
Editora Rocco
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.




É, como vocês podem perceber pelo título do post eu vou fazer uma resenha do livro Divergente o que significa que EU FINALMENTE LI! Gente, não via a hora... vocês que acompanham o blog e leram Os sete livros que eu mais quero ler na minha vida sabem da minha saga pra ter o livro e do tanto que eu o queria. Eu comprei pela FNAC e demorou anos e anos pra chegar, mas chegou. Eu estou acostumado com a Saraiva e o Submarino, que dizem que entregarão em seis dias úteis e entregam em dois. A FNAC diz diz que vai entregar em seis dias e demora bem mais que isso. Pra vocês terem uma noção eu comprei no dia 7 de abril e o livro só foi chegar dia 22. É.
Pois bem, ele chegou e eu li. Minhas primeiras impressões sobre ele já foram maravilhosas, e como dizem que a primeira impressão é a que fica agora que já terminei de ler posso dizer que sim é um livro maravilhoso. Sério, é incrível. Motivos?

1. Tem uma personagem principal cuja história ela mesma é quem faz, que por mais que tem um namorado constrói SUA história e se vira muito bem (o contrário de fanfics, que eu nunca fiz um post sobre mas sempre critico, pois são escritas por garotas machistas. Machistas porque as garotas escrevem como se uma menina não pudesse ter a sua história, geralmente as histórias de fics acontecem porque elas começaram a namorar algum carinha famoso);

2. É uma distopia (gênero que eu amo de paixão);

3. O ritmo é gostoso de se seguir, e aliado à escrita leve de Veronica Roth (que aliás é estreante, digamos assim. Divergente foi seu primeiro livro e já fez todo esse sucesso) faz com que fique fácil e rápido ler, você vai lendo e lendo e lendo e lendo e quando percebe puf, acabou (comigo foi assim, eu tinha parado por volta da página 340, comecei a ler pouco depois do almoço e ao fim da tarde eu já tinha acabado);

4. Tem romance, mas isso não é o foco principal da história;

5. É surpreendente do início ao fim.

Temos Beatrice Prior, uma garota de uma facção chamada Abnegação (que me fez pensar muito na Rússia socialista) onde todos se vestem da mesma maneira, cortam os cabelos da mesma maneira e não fazem nada que não seja para ajudar o próximo. Eu, por exemplo, não viveria por nada na Abnegação porque sou meio egoísta em alguns aspectos, e Tris também percebe isso. Ela não se sente tão altruísta como as outras pessoas da facção, e isso meio que se confirma em seu teste de aptidão. Nesse teste, ela é submetida a situações, e pra sair dessas situações terá que tomar decisões que mostrarão sua personalidade, definirão qual é a facção que mais combina com seu perfil. E eis que Beatrice combina com várias facções, e não só com uma como acontece com as outras pessoas. Ela é Divergente.
Não quero falar muito sobre a história porque só o fato de falar a decisão que ela toma na Cerimônia da Escolha, onde decide se ficará em sua facção ou mudar para alguma outra, já é spoiler. Eu, por exemplo, tive uns surtos com essa cena porque eu não imaginava que ela tomaria essa decisão.
Eu to falando e falando e falando de facções sem explicar direito o que são, então vamos lá:
O livro é uma distopia, pós apocalíptico, ou seja, se passa depois que o mundo... acabou, digamos. As pessoas perceberam que as diferenças entre a população eram a real causa das guerras, e pra evita-las decidiram dividir a sociedade em 5 facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. Os que culpavam o egoísmo fundaram a Abnegação. Os que culpavam a agressividade fundaram a Amizade. Os que culpavam a covardia fundaram a Audácia. Os que culpavam a ignorância fundaram a Erudição e os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.



Resumindo, cada facção prega uma qualidade (altruísmo, amizade, coragem, inteligência e sinceridade) e os adolescentes escolhem, ao chegar aos dezesseis anos, se querem ficar na facção onde nasceram ou mudar para a próxima. E aí entra o conflito: se Beatrice escolher ser quem ela é, ela mudará de facção e será considerada na Abnegação uma traidora; e se ela escolher ficar com a família, ela continuará na sua facção mesmo não concordando com seus ideais.
Beatrice muda de nome, adota um novo visual, faz coisas que nem sabia que era capaz de fazer e descobre um segredo que pode acabar com toda a sociedade. A Abnegação é a que toma conta do governo, afinal é impossível serem corruptos já que pensam mais nos outros que neles próprios. Mas a Erudição começa a lançar reportagens criticando a facção nos jornais e fazer uma campanha para se tornar a nova facção governante.
Mas não é tão organizado assim: descobrimos que na verdade a Erudição quer atacar o complexo da Abnegação com ajuda dos membros da Audácia para poder tirar os governantes do poder e tomar o governo para ela.
O livro tem ação do início ao fim, não tem nenhum capítulo que considerei inútil, daqueles que só estão lá pra fazer volume. Os personagens são muito legais, bem construídos e que conseguem ser amáveis em umas páginas e odiáveis em outras. Ah, e um aviso: não se apegue a ninguém.
Eu estava muito ansioso pra ler esse livro, criei uma grande expectativa sobre ele e não me arrependi. Não me decepcionou nem um pouco.
Muita gente falou que a história tem muitos furos e coisas mal explicadas e eu que sou louco pra achar isso nos livros não vi nenhum. Se você achou algum defeito grave por favor colocar nos comentários e vamos iniciar um debate (não uma briga, a não ser que você não apresente os argumentos pra falar que não gostou e simplesmente comece a xingar sem fundamento nenhum).
Uma coisa que eu não consigo entender é falarem que Divergente é uma cópia de Jogos Vorazes. Ok, ambas as protagonistas são corajosas, ambas as sociedades são divididas e ambos os livros são distopias. São as únicas semelhanças em que eu consigo pensar e isso não faz de Divergente uma cópia.
Eu tenho um fraco por distopias, confesso. Amo esse gênero, e quero cada vez mais buscar livros com esse tema.
Resumindo: é um livro incrível (não está entre os meus favoritos como Guerra dos Tronos e tal, mas é muito bom) e mal consigo esperar por Insurgente.
Ah, e também estou louco por mais informações sobre o filme de Divergente, cujas gravações se não me engano já foram iniciadas.
Bom, espero que tenham gostado, até o próximo post ;D

7 comentários:

  1. ameii a resenha, e estou mtooo curiosa para ler o livro, e parabens seu site é otimo!
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!
      Ah, e leia Divergente sim, você não vai se arrepender kk

      Excluir
  2. Olá,
    adorei sua resenha. Parabéns.
    Estou bem curiosa sobre esse livro, até segui uma conta no Twitter para conhecer mais da história e os vejo surtando de felicidade com as gravações do filme. O que é bem legal.
    Eu costumo ler de tudo e confesso que quero muito ler este livro. Será minha próxima aquisição, com certeza.
    Depois volto aqui para dizer o que achei.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!
      Volta aqui depois de ler mesmo ein, aposto que você vai adorar o livro ;))

      Excluir
  3. Oi Adan ;)
    Vi seu recado no Skoob e aqui estou!
    Acredita que eu não conheço o livro?
    (sim devo viver em uma realidade paralela! kkkk)
    Mas você me deixou bastante curiosa! (fui ler sua resenha!)
    Gostei bastante, me lembrou Delírio em algumas coisas e Jogos Vorazes em outras (acho que foi a capa!) e isso é muito bom pois eu amei ambos!!!
    Espero conseguir ler antes do filme o/

    Essa é minha primeira vez no blog, adorei e Já tó seguindo ;)
    Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim você não conhecia Divergente, como pode?????? Brincadeira kkkk mas você vai amar o livro (e o filme ainda vai demorar pra ser lançado, então ainda tem um tempinho pra ler ;)
      Obrigado por seguir, e já to seguindo seu blog também (eu adorei!!)

      Excluir
  4. Eu tou louca para ler Divergente. Penso até que será a minha próxima compra, mas estou aguardando porque queria ver se dava para trazer já o Insurgente também , então preciso de juntar um pouco mais de grana. Mas a ver vamos. Amei a resenha, sem nenhum spoiler (me gusta)e que me deu ainda mais motivos para querer ler.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir