domingo, 23 de junho de 2013

Vamos falar sobre: Cidade dos Ossos


Os Instrumentos Mortais vol. 1 - Cidade dos Ossos
Cassandra Clare
Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.


Como eu sempre falo, é muito mais fácil resenhar uma coisa que eu odiei, porque eu sempre tenho um motivo maior. Difícil mesmo é falar sobre uma coisa que eu amei, como esse livro. Ué, eu gostei porque é um livro muito bom, mas por que é um livro muito bom?
Bem, vamos lá...
É um livro surpreendente, pra começar. Nada é o que parece, portanto se prepare pra levar uns bons "tapas na cara". Cassandra Clare te dá algo em que acreditar e depois que você acredita ela simplesmente tira tudo isso de você mostrando que na verdade a realidade é algo inacreditável em que você nunca pensaria. Não vou dar nenhum spoiler já para não estragar essa sensação de ler algo, parar por um tempo, olhar pra algum lado e pensar "caramba, não pode ser" e depois voltar a ler e perceber que sim, pode ser.
Os personagens são bem criados, o que nos estimula a ler. Você quer saber mais sobre o personagem, o porquê de ele ser daquele jeito, etc. 
O livro começa com Clary e Simon na fila do Pandemônio, uma boate em Nova York. Lá dentro tudo parecia normal, até que adolescentes com tatuagens esquisitas assassinam um garoto e a única pessoa que consegue ver tudo é Clary. A vítima é na verdade um demônio, e os assassinos Caçadores de Sombras. E não para por aí: quando volta pra casa, Jocelyn, a mãe de Clary, quer ir com ela para um lugar distante sem falar o porquê. Elas discutem e Clary sai com Simon mais uma vez. Depois de ignorar muitas ligações de sua mãe, ela finalmente atende uma, e se espanta ao ouvir a voz desesperada dizendo para a garota não voltar pra casa em hipótese alguma. Como dizer "não faça isso" é mais eficaz do que ordenar "faça isso agora!", é lógico que Clary vai correndo para casa.
Ao chegar lá, descobre várias coisas:
1. Sua mobília foi destruída;
2. Há um demônio em sua casa;
3. Sua mãe foi sequestrada.
Clary é atacada por esse demônio, o mata e à partir de então, Jace, um dos assassinos da boate, percebe que ela também é uma Caçadora de Sombras. E que Jocelyn também era uma Caçadora de Sombras!
Depois disso Clary vai para o Instituto com Jace, que é uma espécie de casa para os Caçadores de Nova York, e à partir daí não posso mais ficar dando detalhes porque senão seria spoiler e, como eu disse, qualquer spoiler estragaria todos os momentos chocantes.
Uma coisa que eu posso dizer, e que na verdade me deixou com uma pulguinha atrás da orelha, é uma coisa: Como Clary descobriu que Alec é gay (isso não é um spoiler sério, tá tudo bem)? Isabelle (irmã de Alec, ambos Caçadores) estava preparando Clary para ir pra uma festa, que na verdade era uma espécie de missão, quando Clary simplesmente se virou pra ela e perguntou: "O Alec é gay?". E ela estava certa.
É, do nada. Alec não deu nenhum motivo pra imaginarmos isso, mas Clary captou tudo... como? 
Pra mim o personagem mais intrigante do livro é Jace. Ele é o melhor Caçador de Sombras do Instituto e também o "pegador" do livro. Mas sua história é muito mais que isso (como eu falei agora a pouco, nada é o que parece). 
Na minha opinião é um livro sensacional, com tudo na medida certa. Temos romance, aventura, comédia, tudo bem dosado. Isso e o ritmo instigante fazem com que a leitura flua bem e seja um livro rápido de ser lido. O final é incrível e deixa um gosto de quero mais tão grande, mas tão grande que não tem como não desejar instantaneamente ler a continuação, Cidade das Cinzas. 
O filme baseado no livro estreia em agosto, e pelo que mostra o trailer vai ser uma boa adaptação (se bem que algumas das cenas que são mostradas nele não estão no livro... hm, estranho). Olha só:


Por exemplo, a cena mostrada no trailer em que Jace mata o demônio que estava na casa de Clary... na verdade é ela quem mata! E o símbolo que apareceu no letreiro do Pandemônio, na espuma do café e em desenhos no quarto de Clary... ele não aparece tanto assim. Na cena com os vampiros... estão apenas Clary e Jace, Isabelle e Alec não estão presentes. Sem contar que Jace não mata um policial no livro. É, parando pra pensar existem muitas diferenças. Só espero que a maldição de Percy Jackson e o Ladrão de Raios passe bem longe desse filme...
Bem, espero que tenham gostado e até o próximo post ;D


10 comentários:

  1. Eu simplesmente amei esse livro, fiz a resenha desse livro ontem. A Clary descobriu que ele é gay, porque ele nunca matou um demonio e tbm, porcausa das pistas que meio que ele deu. Nao dá pra falar aqui porque senão seria spoiler. Eu amei esse livro, fiquei totalmente chocada no final!

    Beijos

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. E pronto, está oficialmente decidido definitivamente (eu posso dizer isso assim?!). Eu tenho de ler esse livro, aliás toda a saga se não eu vou dar em louca. Ainda pra mais vem aí o filme. Eu preciso mesmo de ler.

    E pronto, chegaram ao fim os posts e estou triste. É, parece meio bobo, mas como eu li todos os posts seguidos desde o início eu me sinto como se tivesse lido um livro e agora terei de esperar pela continuação (o proximo post).

    Quero dar-te os meus parabéns pois és de facto muito talentoso e adoro todos os teus posts. Além disso, apesar de sermos de sexos e idades diferentes, eu me identifico muito contigo.

    Já agora pode dar uma passadinha no meu blog? Eu ia gostar muito que desses a tua opinião mesmo que não seguisses.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu mesmo todos os posts, uau!! Obrigado, obrigado e obrigado, sério, tenho que te agradecer (e logo posto mais coisas, ainda mais porque agora estou de férias então posso dar uma atenção bem maior ao blog)!
      Mesmo que não tenha respondido a todos os comentários, saiba que eu li todos e que adorei. Eu não gosto de sentir como se estivesse falando sozinho, e você me fez não me sentir assim porque pude saber a opinião de mais alguém sobre tudo o que escrevi, então obrigado mais uma vez.
      Ah, e adorei também o seu blog, estou seguindo!
      ;))

      Excluir
  3. Olá, tudo bem ?
    Vi que vc deixou o seu blog no meu skoob e passei aqui para conhecer e fiquei até feliz de saber que vc postou uma resenha desse livro CIDADE DOS OSSOS, até porque eu tinha minhas dúvidas sobre ele e queria saber mais a fundo. Parece ser realmente interessante e gostaria muito de saber a opinião de outros leitores. Mas vc me convenceu. Vou acabar comprando pelo menos o primeiro para ler, mas depois de ler os vários que tenho (risos)
    Enfim...

    Queria te agradecer pelo carinho e também por ter deixado o link lá viu ?
    E se puder segue meu blog, pois já estou te seguindo.
    E curte minha fanpage tbm. Se tiver uma só deixar o link pra mim ou na minha fanpage.

    beijinhos e obrigada

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, leia mesmo, você não vai se arrepender (faça cidade dos ossos furar a fila dos seus "vou ler", vale a pena kk)
      Eu que agradeço pela visita e por ter dado a sua opinião também!!
      Já estou seguindo o seu blog, adorei!!

      Excluir
    2. Eu que agradeço pela visita e por ter comentado também!
      Leia Cidade dos Ossos sim, você não vai se arrepender (fure a fila dos seus "vou ler" também, vale a pena kkk)
      Ah, já estou seguindo o seu blog, adorei!

      Excluir
  4. Pois é, no primeiro trailer que eu vi eu achei que ficou bem igual assim, mas no segundo eu vi umas cenas estranhas. Não sei se você reparou mas tem uma cena que a Isabelle tá com um lança chamas? Muito estranho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, muito estranho... e você viu o trailer alemão? Aparece o Luke como lobisomem atacando uma garotinha que iria atacar Clary, eles estão no meio da rua e está chovendo muito... de onde os produtores tiraram essa cena?
      Como filme eu estou louco pra ver Cidade dos Ossos, mas como adaptação estou com medo de me decepcionar :s

      Excluir
    2. Muito estranho mesmo...
      Você viu o trailer alemão? No final Luke, como lobisomem, ataca uma garotinha que ia atacar Clary... de onde os produtores tiraram isso?
      Como filme eu estou super ansioso pra ver, mas como adaptação eu estou com um pouco de medo :s

      Excluir
  5. Cê deixou seu link lá no meu skoob e eu passei pra ler a resenha e gostei bastante, sou viciada nessa series de livros e achei a sua resenha ótima, mais não tenho certeza se vou ver o filme, super beijo, xau.

    ResponderExcluir