sábado, 7 de setembro de 2013

Comprando pela internet...




Lojas online vieram para salvar milhares de vidas. Não precisamos mais sair de casa para comprar muitas coisas, inclusive os livros. Sites como Submarino, Livraria Saraiva e Fnac são verdadeiros paraísos para quem quer livros novos e busca bons preços. Mesmo com os fretes (que muitas vezes são gratuitos, o que aumentam ainda mais a beleza das compras), os livros ainda ficam mais baratos do que na livraria da cidade (para aqueles que, como eu, moram no interior e não têm o prazer de ter uma Saraiva ou algo do tipo). Na minha cidade, a única livraria é a Nobel. Há também a parte de livros das Lojas Americanas, mas não é muito bem uma livraria em si. Os preços na Nobel não são nem de perto tão maravilhosos quanto das livrarias online, mas muitas vezes recorro a ela. Houve um tempo em que travei uma guerra silenciosa com a Nobel, pois sempre que eu ia até ela comprar algum livro, não importa qual fosse, ele não estava disponível. Ou estava disponível todos os dias na vitrine, menos naquele em que eu ia comprá-lo. Por causa disso, por muito tempo eu fiquei comprando livros somente pela internet. 
Isso é bom? É ótimo, pois economizei bastante sem deixar de comprar os livros que queria. Mas eu comecei a sentir falta de ir até uma livraria, sentir o livro em minhas mãos, folheá-lo e levá-lo. Hoje em dia a Nobel resolveu esse problema, e sempre encontro os livros que procuro. E o que é melhor: com a ajuda de algum vendedor que entende mesmo de livros (é estranho ir a uma livraria e sentir que sei mais sobre os livros que estão me vendendo do que as próprias pessoas que estão me vendendo). Nas últimas vezes que eu fui à Nobel, inclusive, fiquei um bom tempo batendo um papo com a vendedora, que lia mais ou menos os mesmos livros que eu.
Enfim, voltando ao assunto compras pela internet. Para comprar livros em determinado site, você precisa ter toda a certeza do que você quer. Alguns sites disponibilizam o primeiro capítulo dos livros, para que possamos ver se gostamos ou não, mas isso é raro. Se você está em dúvida sobre a escrita de algum ator, vá até alguma livraria e leia um pouco antes. Ou até mesmo se você não sabe ao certo que edição você está comprando.
Há um bom tempo eu comprei Harry Potter e a Ordem da Fênix no Submarino pensando que seria como todas as outras edições que tenho, com orelhas e uma capa com melhor qualidade. Eis que quando abri a embalagem eu me deparei com a edição simples do livro, com letras minúsculas e uma capa que sempre acaba amassada, não importa o cuidado que você tenha.
Eu fiquei muito desanimado, e sempre que olho pra minha estante e vejo aquela única edição diferente de todos os outros seis livros da saga eu fico um pouco arrependido. Isso não teria acontecido se eu tivesse ido até uma livraria física. Ou até mesmo se o Submarino tivesse disponibilizado a informação mais importante: "Edição Econômica". Hoje em dia o Submarino já mostra ao lado do título do livro se ele é edição econômica ou normal. Nada contra edições econômicas, mas eu me senti enganado.
Eis aí o primeiro ponto negativo de se comprar pela internet. Como falei, hoje em dia esse tipo de informação vem em destaque para que a pessoa esteja ciente do que está comprando, mas antigamente isso era um problema e tanto. 
Outro ponto negativo das compras pela internet, principalmente pelo Submarino, é que muitas vezes não tomam cuidado algum com os livros e eles vêm com defeitos. Até hoje não me deparei com nenhum defeito que atrapalhasse a leitura ou algo do tipo, mas quando eu comprei meu exemplar de The Casual Vacancy, por exemplo, ele veio com as pontas da capa dura amassadas. Imagine só o quanto esse livro não deve ter sido jogado para lá e para cá pelos empacotadores ou entregadores? Se a capa dura, que ué, é dura, está amassada, imagina se fosse um livro com capa normal?
Desde esse incidente (que eu não reclamei ou tentei resolver porque estava feliz demais com o livro em mãos e não queria enviá-lo de volta) eu evitei comprar pelo Submarino. 
Nesse tempo que fiquei sem comprar pelo Submarino comecei a comprar pelo site da Fnac. Aliás, fiz uma única compra. Meu exemplar de Divergente chegou em perfeito estado, mas chegou muito depois do que dizia prazo de entrega que constava no site. Eu comprei junto, inclusive, um presente de aniversário para uma amiga, que tive de entregar uma semana depois da festa. 
Aí resta a dúvida: é melhor que o livro chegue muito rápido, mas com alguns defeitos, ou que chegue em perfeito estado, mas que demore muito tempo para chegar?
Temos então o meio-termo, a Saraiva. Eu não compro com muita frequência no site da Livraria Saraiva, mas sempre que compro os livros vêm em ótimo estado e chegam dentro do prazo. 
Vamos fazer uma comparação geral, colocando em pauta alguns tópicos sobre os maiores sites de compras:

1. Submarino

Preços: o Submarino tem preços excelentes, e sempre tem promoções que os melhoram ainda mais. Na semana passada eu comprei toda a série Feios (quatro livros), de Scott Westerfeld, por R$ 49,90. Detalhe: os livros separados custam quase esse preço. E foi dessas promoções relâmpago, no dia seguinte o preço da coleção já estava R$ 79,90 novamente. E não são edições econômicas, como eu cheguei a temer. Além disso, eles chegaram em perfeito estado, o que aumentou os pontos do Submarino comigo;
Entrega: se há alguma coisa que merece elogios é o sistema de entregas. Se promete sua encomenda em 8 dias úteis, entrega em 3;
Estado dos livros: os livros nem sempre estão em bom estado. Eles não são colocados em caixas para a entrega, e sim em espécies de pacotes, o que não protege muito. Se o carro de entrega passar rápido em uma lombada no caminho de sua casa, seu livro pode sofrer as consequências. 

2. Saraiva

Preços: os preços da Saraiva não são dos melhores. Não são tão caros, mas raramente encontro promoções como as do Submarino. Além do mais, esses preços pouco diferenciam dos de livrarias físicas, o que torna bem melhor ir até alguma delas e comprar por lá mesmo.
Entrega: a entrega está dentro do prazo que promete. Se prometeu em 8 dias úteis, por exemplo, pode chegar no final do oitavo dia, mas nunca na manhã do nono.
Estado dos livros: como os livros são entregues em caixas, e lá dentro embalados em plástico bolha, são muito mais bem protegidos do que os outros, e chegam em perfeito estado.

3. Fnac

Preços: por mais que não divulgue tanto, a Fnac vive com promoções tentadoras, é sempre bom ficar de olho nos livros que você quer para conseguir uma boa economia;
Entrega: a entrega, pelo menos no meu caso, foi ridícula. Demorou o dobro do prazo que foi dado;
Estado dos Livros: os livros chegaram em ótimo estado, mas não são tão protegidos assim. Eles embalados no mesmo tipo de pacote do Submarino, o que não protege tanto, mas tem o auxílio do plástico bolha, o que melhora um pouco a situação. 

Não vou citar a Livraria Cultura, pois nunca comprei nenhum livro lá, mas sempre a visito e posso afirmar que tanto os preços dos livros quanto do frete em si são um tanto altos. Ela é a com a maior quantidade de livros em inglês de todas as livrarias online, mas vale mais à pena comprar, no caso, pelo Book Depository. Esta é uma livraria online britânica com frete grátis para todo o mundo e com todos os livros que você puder imaginar em lindas edições. Demora no mínimo um mês para que a encomenda chegue, mas é um prazo aceitável levando em conta que seu livro atravessará meio mundo para chegar até você. 
Antes de terminar o post, não posso deixar de compartilhar com vocês um vídeo feito por uma mulher que mora na casa ao lado de um depósito dos correios, no qual ela denuncia o jeitinho carinhoso com o qual os funcionários tratam as encomendas. Olha só:


É impressionante o descaso dos funcionários por o que quer que esteja dentro daquelas caixas. Os sites citados têm seus próprios sistemas de entrega, mas imagino que devem ser mais ou menos desse jeito também (pelo menos no caso do Submarino, conseguindo o feito de amassar livros hardcover). 

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D


4 comentários:

  1. Eu nunca tinha comprado pela internet, mas esse ano resolvi tentar e comprei as Crônicas de Nárnia pelo Submarino.
    Nem me arrependi, disseram que iriam entregar em 10 dias, chegou em 5, mesmo não sendo entregue em caixa o livro chegou sem nenhum dano.
    Pretendo comprar muitos livros dessa forma, já que na minha cidade existe apenas uma livraria e encontrar o que eu quero é quase um milagre.

    ResponderExcluir
  2. Na Submarino vendem livros em português? E mandam para todo o mundo?
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Submarino só vendem livros em português brasileiro (ou alguns em inglês) e entregam apenas no Brasil, mas as livrarias Saraiva e Cultura entregam em todo o mundo e têm livros de diversas línguas (eu já encontrei na Cultura a edição portuguesa de Cidades de Papel, do John Green), se quiser dar uma olhadinha...
      Aqui os links:
      http://www.livrariasaraiva.com.br/
      http://www.livrariacultura.com.br/

      Excluir
  3. te marquei em uma tag:

    http://leituraa1000.blogspot.com.br/2013/09/tag-e-selo-liebster-award.html

    ResponderExcluir