segunda-feira, 7 de outubro de 2013

American Horror Story Asylum: bem vindo à Briarcliff



Oi, como vai?
Hoje eu vim falar um pouco sobre American Horror Story Asylum, a segunda temporada da sensacional série de terror que de um episódio pra outro se tornou uma das minhas favoritas. A primeira temporada, Murder House, conta a história da família Harmon, que se mudou para uma casa onde é assombrada pelos espíritos dos antigos moradores, que morreram lá. Foi uma boa temporada? Sim. Mas nada se compara à Asylum. 
Esta temporada conta a história de Briarcliff, um manicômio controlado por freiras, onde os internos sofrem maus tratos e tratamentos pra lá de suspeitos. De um lado, a religião. De outro, a ciência. Ambos acabando com a vida das pessoas. 
A freira Sister Jude, interpretada pela melhor atriz de séries que eu já vi na vida Jessica Lange, comanda Briarcliff e aprova todos esses tratamentos suspeitos, medicamentos fortíssimos e tortura aos pacientes. Quando a repórter Lana Winters descobre as barbaridades que se passam no local e resolve denuncia-las, acaba sendo internada por Jude por ser lésbica, o que na época era considerado uma doença. 
Mary Eunice é a freira mais pura e correta do manicômio. Ou melhor, era até o diabo, que estava no corpo de um paciente, ser exorcizado e entrar no seu corpo. 
Dr. Arden é um médico ex nazista, que não acredita em religião nenhuma mas acaba com a vida dos pacientes em nome da ciência. Ele faz experimentos que, em teoria, melhorariam a vida das pessoas e as tornariam imunes à radiação no caso de uma guerra nuclear. 
Dr Thredson é um psiquiatra, que vai até Briarcliff temporariamente para ajudar alguns pacientes. Aparentemente, é o único personagem correto da série. Aparentemente...
Kit Walker é um rapaz que é preso em Briarcliff acusado de ser o maníaco Bloody Face, que mata mulheres e depois arranca suas peles. Ele não é este maníaco, mas vai preso acusado de matar todas essas mulheres e ainda sua esposa, Alma, que na verdade foi abduzida por alienígenas. 
Essa, pra mim, é a única parte em que a história se perde um pouco. A questão dos alienígenas ficou algo meio deslocado de todo o resto. No final das contas eles acabam se tornando importantes e tudo se encaixa, mas de início fica estranho. 
Vários atores da primeira temporada estão presentes nesta, como Jessica Lange, Evan Peters, Sarah Paulson e Lily Rabe, por exemplo, em personagens completamente diferentes e complexos que mostram o quão bons atores eles são. São personagens cujo humor vive oscilando, e eles não deixam a desejar em nenhum momento. 
Uma atuação que merece todos os elogios é a de Lily Rabe, que consegue transmitir toda a "batalha" que ocorre dentro de seu corpo, lutando contra o diabo. Em alguns momentos ela é provocante, arrogante, maldosa, e em outros é apenas uma garota indefesa que chora por não conseguir resistir ao mal dentro dela.
Sarah Paulson, que não teve tanto destaque na primeira temporada, nesta temporada deu um show de atuação e mostrou a que veio. 
Ao contrário da primeira temporada, em que a história acontecia no presente e eram mostrados alguns flashbacks do passado, nesta a história ocorre no passado, quando Briarcliff ainda funcionava, e algumas poucas cenas vão sendo mostradas hoje em dia, quando Briarcliff já está desativado e em ruínas. 
A história começa com um casal (o homem interpretado por Adam Levine, vocalista da banda Maroon 5 que fez todos aqueles que reclamaram de sua escalação para o elenco queimarem a língua) indo até as ruínas do manicômio passar a lua de mel. Até que são surpreendidos por um Bloody Face. Demoramos um pouco para descobrir quem é esse novo maníaco e a sua ligação com os personagens dos anos 60, e quando descobrimos é um tanto chocante.
É definitivamente melhor e mais assustador do que a primeira temporada. Além do mais, a história é mais madura, e o horror consiste mais nas coisas terríveis pelas quais os internos de Briarcliff passam e das maldades de Bloody Face do que de coisas místicas como espíritos ou coisas do tipo.
Como a tendência é melhorar, mal posso esperar para ver a terceira temporada, Coven, que estreia no dia 9, esta quarta-feira. Ela contará a história de bruxas, e a cada promo (que, como é de praxe, não dá detalhe algum sobre a história, mas consegue te deixar com um friozinho na barriga) fico mais ansioso.
Com atuações impecáveis, uma maquiagem terrível (no bom sentido, pois são realistas demais e chegam a espantar) e ótimos cenários, consegue te prender de uma tal maneira (cheguei a ver oito episódios sem parar) que você não consegue simplesmente largar, parar, sem saber o que acontecerá em seguida. 
Se você não gostou muito da primeira temporada, ou simplesmente não se interessa muito pela série em si, dê uma chance. Vale muito a pena. Não é um terror de tirar o sono, mas é algo que assusta e impressiona.  E com uma história sensacional. Nota dez.

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário