terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Vamos falar sobre: Bates Motel



Oi, como vai?
Hoje eu estou aqui para falar sobre a série Bates Motel, baseada no livro (e no filme) Psicose, que conta como foi a adolescência de um dos psicopatas mais famosos da ficção: Norman Bates.
De início digo que não assisti/li Psicose, mas que quero muito ler/ver, e a série só aumentou essa vontade. 
Como disse, ela conta a adolescência de Norman Bates, interpretado pelo nossa-como-você-cresceu Freddie Highmore, e a relação do personagem com sua mãe um tanto doentia Norma, interpretada por Vera Farmiga, que rouba a cena e foi uma agradável surpresa (sempre ouvi falar da atriz, mãe de Taissa Farmiga, mas nunca a tinha visto em cena). Ela dá a "cara de louca" a Norma e acaba se tornando a personagem principal da série, mesmo esta sendo sobre Norman.
Quando o pai do rapaz morre (supostamente assassinado por Norma, mas todos acreditam ser um acidente), mãe e filho ficam com o dinheiro do seguro de vida e o usam para comprar um hotel em uma cidadezinha onde não conhecem ninguém e podem recomeçar a vida. Mas essa cidadezinha, aparentemente pacata, esconde mais segredos do que poderiam imaginar.
Pra começar, a renda da cidade vem principalmente de plantações de maconha, e ainda acaba sendo descoberta uma rede de tráfico de garotas chinesas para prostituição. Querendo recomeçar a vida pacificamente, Norma e Norman acabam caindo no meio de tudo isso, principalmente quando Dylan, o irmão renegado de Norman, vai morar com a família por não ter para onde ir e acaba trabalhando nessas plantações.
Dylan, mesmo sendo a ovelha negra da família no início, acaba sendo o membro mais são, e ajuda muito o irmão e a mãe, mesmo em meio a muitos conflitos.
Ainda temos Bradley e Emma que, como não poderia deixar de acontecer em uma série com um adolescente como personagem principal, formam um triângulo amoroso com o esquisito Norman. Bradley é a garota mais bonita e popular da escola, e Emma é, digamos, a Hazel Grace (a garota é inteligente, curiosa, e sofre com uma doença nos pulmões que faz com que tenha que levar um cano de oxigênio para todos os lugares).
Os problemas já começam no primeiro episódio, quando o antigo dono do hotel, que nunca se conformou com a venda do estabelecimento, vai "tirar satisfações" com a nova proprietária e acaba colocando Norma na mira da polícia local. 
Se tem uma coisa que é realmente estranha na série é a tecnologia. Enquanto os móveis têm um design antigo e Norman vê filmes em preto e branco, todo o elenco possui iPhones e notebooks. Como a série se propõe a contar o passado de um personagem dos anos 1960, é de se imaginar que se ambientará naquela época, mas isso é só feito em partes. Foi legal trazer a história para o mundo de hoje, mas é um tanto confuso estar vendo uma série de época e de repente o personagem tirar um smartphone de última geração do bolso. 
Mas a história é muito bem segurada, e no final não ficam pontas soltas (não mais do que deveriam ficar para garantir história para a segunda temporada). Tudo é explicado muito bem, e a história se desenvolve de uma maneira que te tira o fôlego, te dá um tempinho para respirar e logo tira seu fôlego de novo. E, como já era de se esperar, Norman já vai apresentando traços de sua psicopatia. Ele vê coisas, tem uns blackouts de vez em quando e acaba fazendo coisas das quais não se lembra depois, e gosta de guardar lembranças de tudo, mesmo que seja de um assassinato. 



Freddie Highmore consegue ser muito esquisito, assim como o personagem pede, e é como se fosse o ator adolescente ideal para o papel. 
Sua mãe é super protetora e faz de tudo para se safar das encrencas em que se mete, e mesmo sendo doentia e tratando Norman como se fosse criança (e ao mesmo tempo agindo como se fosse beija-lo a qualquer instante) conquistou minha simpatia, e se tornou minha personagem favorita na série. 
Mesmo não tendo a melhor season finale de todas, resolve muitos dos problemas e ainda deixa um gancho enorme para a próxima temporada, que estreia dia 3 de março. 
Não é uma série sensacional, mas é muito boa e merece mais destaque. Além do mais, tem apenas 10 episódios, e recomendo para todos aqueles que querem assistir uma série realmente boa e não tão grande.

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D 

2 comentários:

  1. Olá!! Eu indiquei seu blog para a TAG(SELO) - THE VERSATILE BLOGGER AWARD
    http://cantinhodabuh.blogspot.com.br/2014/01/tag-selo-versatile-blogger-award.html
    Boa sorte!! ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou simplesmente viciada nessa série!! O papel de Freddie é sem igual e acho a Norma uma doida! hahaha
    Visite meu blog!
    http://notavelleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir