quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Vamos falar sobre O Hobbit: A Desolação de Smaug


Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre o excelente O Hobbit: A Desolação de Smaug, o segundo filme da trilogia baseada no livro de J. R. R. Tolkien. 
O filme continua narrando as aventuras de Bilbo Bolseiro e a companhia de anões em sua jornada para recuperar o castelo e as riquezas tomadas pelo terrível dragão Smaug. Enquanto o primeiro puxa mais para o humor e mesmo com todos os perigos, é um filme mais leve, este segundo é bem mais sombrio e perigoso. As aventuras na Floresta Sombria, a luta com as aranhas gigantes, a fuga nos barris, a luta contra os orcs e a luta contra Smaug... são espetaculares! A história, mesmo que bem diferente do que acontece no livro, acaba sendo sensacional por si só e, mesmo com as mudanças (algumas vezes bem vindas) é uma boa adaptação e um filme maravilhoso.
O 3D é muito bem aproveitado, e as cenas ficam muito mais belas e reais com o efeito. Mesmo com o ótimo conteúdo, ainda acho que o filme em 2D não teria tanta graça assim. 
Bilbo prova cada vez mais sua utilidade, assim como o importante anel, que o ajuda em muitas das missões. 
O filme, em suas mais ou menos três horas, não é nem um pouco cansativo. Claro, quando a sessão acabou minhas pernas já estavam dormentes e era como se eu tivesse feito uma longa viagem de carro sem nenhuma parada. Mas o filme não se torna maçante. Em meio a cenas mais tranquilas e cenas de aventura, bem mais presentes, te deixa colado na cadeira, sem querer perder nenhum detalhe. 
Neste filme conhecemos mais sobre os elfos, e mesmo sem nem uma citação a Legolas no livro, temos o personagem bem presente, assim como Tauriel, que não existe no livro mas que foi uma ótima mudança. Além de dar um ar romântico ao filme, se mostrou uma grande guerreira e contribuiu para a ação do filme.


Os orcs, mesmo não sendo um problema nessa parte do livro, incomodaram bastante, mas não no mau sentido. Eles também apareceram bastante, e geraram muitos problemas para os elfos, a companhia de anões e Gandalf.
Por falar em Gandalf... na parte do livro à qual o filme correspondeu Gandalf não aparece. Ele se separa dos anões e vai em uma jornada sozinho, que só é contada rapidamente mais para o final do livro. Gostei bastante do fato de mostrarem o que Gandalf estava fazendo, afinal.
E ainda temos Benedict Cumberbatch (isso mesmo, Sherlock Holmes) no papel de ninguém menos que Smaug, emprestando suas feições ao dragão. 
Também tenho que fazer uma menção honrosa à I See Fire, música de Ed Sheeran para a trilha sonora, que é muito boa! Veja só o clipe oficial:


Mal posso esperar por The Hobbit: there and back again, o terceiro e último filme, que estreará em dezembro de 2014. Um filme de encher os olhos, vale muito a pena tanto para aqueles que já são fãs há muito tempo quanto para aqueles que querem entrar no mundo criado pro Tolkien e adaptado por Peter Jackson!

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

4 comentários:

  1. Oie :)

    Eu ainda não assisti nenhum Hobbit, acredita? Sem dúvidas estou com vontade depois da sua resenha. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o Hobbit e nossa, perfeito de mais *o* Sou muito suspeito ao falar, pois amo a terra média, os filmes, não consigo nem ao menos fazer uma critica descente hahaha Algumas pessoas não gostaram desse filme, falaram que foi massante de mais e que podia ter sido menor e que era quase que desnecessário, é apenas um filme de transição para o terceiro. Não acho correto pensar assim, sendo que Senhor dos anéis também é assim! Mas enfim, amei o post e amei o filme. Que dezembro chegue logo <3

    http://espacobooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também vi os dois filmes e adorei! Na verdade eles fizeram quase uma outra história, apenas inspirada no livro, mas a história foi muito boa mesmo assim. Achei muito engraçado que o Bard é igualzinho ao ator que faz o Legolas. E achei muito fofo o romance da Tauriel, apesar de muita gente criticar essa parte. Eu vi em 2D mesmo, e pra mim foi muito bom também, eu nunca assisto filmes em 3D, eles me dão uma dor de cabeça terrível, e geralmente eu não consigo ver o 3D, talvez porque eu já uso óculos, não sei... Legal sua resenha! Também amei a música, a desse e a do primeiro filme também. Mal posso esperar para ver o terceiro.

    Abraços,
    http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Confira um pouco de odio gratuito neste podcast:http://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-394-o-hobbit-a-desolacao-de-peter-jackson/
    Como filme: foi perfeito,eu amei os cenários,maravilhosos ♥
    Como adaptação: bullshit
    Esperando o ultimo,afinal nao importa o quanto tenha sido diferente do livro eu preciso ver!
    Bjs,
    imemoriavel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir