domingo, 26 de janeiro de 2014

Vamos falar sobre volta às aulas (e um tempo de mudanças)

we heart it

Oi, como vai?
Primeiramente quero deixar claro que esta não será uma resenha, ou nada parecido. Será, digamos, um desabafo, e ainda um recado a todos aqueles que se encontram na mesma situação. 
Amanhã, dia 27 de janeiro, acho que não só para mim, começa o ano letivo de 2014. Todos postando fotos de seus materiais escolares, ou reclamando que as férias duraram pouco, ou ansiosos pelo retorno das aulas para voltar a estudar e ficar com os amigos. Boa parte, e posso dizer que me incluo nesta, está receosa. Podem me chamar de louco, mas eu adoro estudar. Mesmo que seja cansativo e seja mais legal fazer outras coisas, eu gosto. E gosto mais ainda do resultado final: as boas notas. Mas estou receoso por outro motivo.
Amanhã ingressarei no primeiro ano do ensino médio, em uma escola diferente onde não conheço ninguém em minha nova sala.
2013 foi, senão o melhor, um dos melhores anos da minha vida. Nono ano, clima de formatura com festas e viagens maravilhosas, mas também com uma enorme expectativa pelo ano seguinte (que parecia estar tão longe...) e ainda com um gostinho de despedida. 
Mudar de escola não é facil, e se você mudou também e começará amanhã em um novo colégio, me entenderá perfeitamente. O último dia de aula foi uma choradeira só, todos os colegas de sala deixando de ser, bem, colegas de sala. Mas é claro, os amigos de verdade carregamos para sempre, não importa em qual escola estejam. No meu caso, cada um foi para uma escola diferente, mas continuamos nos encontrando e sinto que isso pode durar por muito mais tempo (quem sabe uma vida?), e o fato de não sermos mais colegas de sala não é um empecilho tão grande. Sim, será difícil me sentar em uma sala, olhar para os lados e não ver nenhum rosto conhecido, mas é um belo teste de amizade. Há um abismo entre "amigos" e "colegas de sala", e é nessa hora que você percebe quem é quem. Foi surpreendente para mim perceber que aqueles que diziam "não vamos nos separar nunca" simplesmente não puxam mais assunto, mas é reconfortante ver aqueles que não faziam drama por isso e continuam com a mesma relação que tínhamos antes, de sempre sair e conversar. 
Se você tem medo de deixar de falar com seus amigos, saiba que isso não acontecerá. Isso pode (e vai) acontecer com os meros colegas de sala, mas aqueles mais chegados estarão ao seu lado sempre.
Ensino Médio é uma das maiores mudanças na vida de um adolescente. O Ensino Fundamental ficou para trás, junto com a moleza, as brincadeiras e uma tranquilidade maior para estudar. Ensino Médio é como o futuro te dando um alô, e tornando muito mais real o fato de que, em três anos, você estará ingressando em uma faculdade, deixando o conforto e a segurança da casa de seus pais e encarando novas, digamos... aventuras. 
Mais do que uma época de muito estudo, é uma época de decisões importantíssimas, de parar e pensar "o que eu quero fazer para o resto da minha vida?" e se preparar para isso. A adolescência é uma época de muita pressão e de muitos desafios, e o Ensino Médio é a personificação de tudo isso.
E uma das coisas em que mais penso (mais até que no ritmo de estudos), é nas pessoas que encontrarei pelo caminho. Já mudei de escola quando criança, e consegui me adaptar muito bem ao novo círculo de amigos e me enturmar já no primeiro dia de aula. Mas e agora? Depois de quatro anos olhando para a cara das mesmas pessoas, é difícil me imaginar novamente na situação de ter que puxar assunto e ir conhecendo todos aos poucos. Sinto que conseguirei me enturmar, mas não é uma coisa que se dá para planejar. É como um espetáculo de improviso. Aposto que não sou só eu que estou pensando nisso, e me traz em mente a discussão do que é melhor: o cômodo ou o desafio? 
Seria mais fácil, claro, continuar na minha sala, olhando para as pessoas de sempre, mas seria o melhor? Ou é melhor recomeçar, fazendo novos amigos e ainda mantendo contato com os antigos e verdadeiros?
Por mais que a primeira opção seja cômoda, ainda opto pelo desafio.
Sei que é fácil falar, o difícil é fazer, mas não há outro modo de fazer amizade se não sendo cara de pau. Essa é a verdade. Dispa a capa da timidez e enfrente tudo de peito aberto. Converse com todos, tente sempre puxar assunto, se destaque e mostre a que veio. Só de pensar dá um certo friozinho na barriga, mas não há como ser notado se sentando no canto mais isolado da sala, falando apenas consigo mesmo. 
Digamos que é com isso que mais estou preocupado, mas pela primeira vez na vida seguirei um conselho meu (primeira vez porque sempre que sempre que aconselho alguém a fazer alguma coisa, acabo fazendo diferente na mesma situação), e acho que é o item mais importante da to do list do primeiro dia de aula. E outro conselho, outro importantíssimo, que também vou seguir e no qual todos precisam pensar: nunca deixe de ser quem você é. Se determinada pessoa não quis falar com você pelo modo como você é ou age, deixe-a de lado e tente encontrar alguém com quem você realmente se identifique. Se uma pessoa será sua amiga, ela será pelo que você é de verdade e não por aquilo que você pretende ser. Não minta. Mentira é famosa por ter pernas curtas, e o teatrinho de fingir que é quem você não é na realidade não irá muito longe, e pode não acabar bem. E se você não mudará de escola, mas terá muitos alunos novos em sua sala este ano, não deixe de inclui-los em seus grupos. 
Tudo isso estava na minha mente por um bom tempo e eu não conseguiria ficar sem colocar pra fora, e acho que esta foi a melhor maneira. E também estou aqui para um comunicado: sim, eu sei que não sou o blogueiro mais presente do mundo, e que não tenho uma frequência certa para postar, mas temo dizer que essa frequência bagunçada acabará ficando mais bagunçada ainda. Como disse, o ritmo de estudos aumentará bastante, e eu não terei tanto tempo para responder todos os comentários ou mesmo postar coisas novas. E temo também que meu tempo para leitura acabe reduzindo bastante. Mas esse blog já se tornou uma, bem, extensão de mim. Adoro poder estar aqui e postar o que vier à mente, e colocar em palavras tudo o que eu penso já me deixou muito melhor. Portanto, ele não ficará abandonado. Postarei sempre que puder, e sempre que tiver coisas para postar. Pode ser que meus posts fiquem limitados aos finais de semana, ou pode ser que tenha tempo livre no meio da semana e poste também.
Independente disso, quero agradecer a todos vocês que acompanham o meu blog e comentam e compartilham. Vocês são um dos maiores estímulos para eu continuar aqui, e não deixarei de fazer uma das coisas que mais gosto, que é escrever. 
Ainda vamos "nos ver" bastante esse ano, e afinal de contas não posso deixar de cumprir as metas de leitura que impus para 2014.
Espero que tenham gostado, e que, se você está, assim como eu, enfrentando todas essas mudanças, consiga se dar bem e fazer muitos e bons amigos novos!

Até a próxima ;D

6 comentários:

  1. Eu acho que sei como você está se sentindo, também vou para o primeiro ano do ensino médio, e mesmo que seja no mesmo colégio, vai ser como se fosse um colégio novo já que todos os meus amigos saíram, eu vou ficar totalmente sozinha. Eu gostei muito do seu texto, narrou bem o que eu estou sentindo no momento. Narrou e ajudou muito! Boa sorte para você nessas novas mudanças!
    http://coisasdegabiz.blogspot.com.br/
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom, sei muito bem sobre o que você esta passando. Mudei de escola á alguns anos atrás, e sei bem como é difícil olhar para todas aquelas pessoas que se conhecem a anos e se sentir meio como uma intrusa ali.
    Gostei bastante do texto.
    Abraços e Boa sorte na escola nova!

    Viki
    http://resenhasdachapeleira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sabe que eu estava passando pela mesma situação que você? Eu também escrevi um texto sobre, a diferença foi que eu escrevi depois de já ter ido pra escola. Gostei muito da sua escrita. Se quiser dar uma lida no texto que eu publiquei ficarei feliz!
    http://livrosquefazemsonhar.blogspot.com.br/2014/02/ate-logo-ferias.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Adan!

    Assim como a Gabi e a Júlia, eu estou passando pelo mesmo que você. Quer dizer, mais ou menos. Desde semana passada estou cursando o primeiro ano do Ensino Médio, isso é fato. Mas estou ainda na minha escola antiga, onde estudo desde 2007. No entanto, a minha sala do ano passado tinha 18 pessoas, e apenas 8 dessas sobraram (somando elas com uma repetente, e dois alunos novos, minha sala tem um número incrível de 11 pessoas no total). E se já não fosse um desafio considerável me ver longe de pessoas que convivi por anos, não sei por quanto tempo vou permanecer na minha cidade. Minha mãe passou num concurso e estamos esperando a nomeação dela. Não sei se vou permanecer na mesma escola por um bimestre, por um semestre ou talvez um ano. Isso é realmente assustador.
    O ritmo de postagens no meu blog diminuiu bastante com o início das aulas, isso me irrita e me frusta profundamente. Mas fazer o que? É preciso estudar...
    Gostei muito do seu post e do blog em geral, de verdade! Sou sua 301ª seguidora com gosto, hahaha.

    Beijo e boa sorte!
    Alice | pirando-com-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei escrevendo e acabei sendo a 302ª ):
      Hihi, tchau o/

      Excluir
  5. Sinto dizer amigo, mas acho que todos passam por isso. Já mudei de escola 3x até encontrar meu rumo rsrs. Eu já terminei o colégio e devo dizer que foram os melhores anos da minha vida, nos primeiros dias foi complicado, sou antissocial, mas até que isso ajudou muito (pelo menos no meu caso) pelo fato de eu conseguir escolher bem as pessoas que realmente quero do meu lado. Uma dica que não pode faltar é que "nada será como antes", pode ter certeza. Mas tomara que consiga fazer desses os melhores anos de sua vida também.

    ResponderExcluir