domingo, 20 de abril de 2014

Vamos falar sobre: Convergente

- este post contém spoilers de Divergente e Insurgente -

Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre o incrível, maravilhoso, sofrível, chorável, terceiro e último livro da trilogia iniciada por Divergente, Convergente!
O livro continua narrando a saga de Beatrice Prior, a garota da Abnegação que desertou de sua facção para ser quem realmente era, caiu no meio de conspirações e golpes contra o governo e sofreu muitas ameaças e perigos reais por ser Divergente. No primeiro livro, conhecemos mais sobre a Chicado dividida em facções na qual Tris vive. No segundo, Insurgente, visitamos com a personagem cada uma das facções que não haviam sido tão bem exploradas e conhecemos mais a fundo a sociedade e o funcionamento de cada um dos grupos. Já neste terceiro livro, conhecemos o que há para além da cerca que separa a cidade do resto do mundo, até então desconhecido. 
No final de Insurgente descobrimos uma pista sobre o que há do outro lado da cerca com o vídeo de Edith Prior, e começamos a descobrir a importância dos divergentes e o porquê de serem perseguidos por Jeanine. E Convergente começa não muito depois. Os sem-facção tomam o poder e Evelyn Johnson (mãe de Tobias e líder dos sem-facção) acaba por se tornar uma espécie de tirana, mais ou menos como Jeanine foi. Enquanto a líder da Erudição mantinha o sistema de facções, Evelyn, ao tentar dar "escolhas" para as pessoas, derrubou o sistema e passou a obrigar as pessoas a viverem sem as divisões, ou seja, de um jeito ou de outro acabou tirando suas escolhas. Com isso em mente, formam-se os Leais, um grupo que luta contra o governo de Evelyn e quer restaurar o sistema de facções.
No vídeo de Edith Prior, descobrimos que os divergentes deveriam ir para fora da cidade, do outro lado da cerca, e ajudar a população que vive lá. Sem saber direito o que isso quer dizer, Tris, Tobias, Christina, Uriah, Peter, Cara, Tori e vários outros decidem sair da cidade quase clandestinamente para descobrir mais sobre o que há no exterior, e daí em diante temos uma revelação atrás da outra. O porquê de viverem isolados dentro da cidade, o porquê das facções, o verdadeiro porquê do ataque de Jeanine contra a Abnegação, e muito mais respostas para tudo aquilo que acreditávamos já saber desde o primeiro livro. E ao mesmo tempo que são respondidas algumas questões, mais dúvidas são plantadas de um jeito que só Veronica Roth consegue fazer, fazendo com que o livro não perca o ritmo em nenhum momento e sempre fiquemos curiosos e querendo saber o que virá à seguir. Não darei mais detalhes à partir daqui, para não estragar a sua leitura, mas posso afirmar que os desenlaces são sensacionais e, no fim das contas, não sobra nenhum fio solto.


Quando paro para pensar, me lembro de onde e como os personagens estavam em suas primeiras aparições e o quão longe chegaram agora. Veronica Roth, depois deste livro, se tornou uma das minhas autoras favoritas. Todos os rumos que deu para seus personagens, o clima de tensão que mantém, ela é realmente maravilhosa! O final do livro é incrível, porém triste, muito triste. Sacrifícios são feitos, escolhas são tomadas, e muitos personagens (muitos mesmo) acabam mortos. Confesso, em determinado momento o livro conseguiu inclusive me arrancar algumas lágrimas.
Como sou fã da trilogia, esse post não tem como ser dos mais imparciais, mas não analiso o livro tão tecnicamente, e sim por tudo o que ele conseguiu passar, e Convergente consegue levar o leitor aos extremos: em uma hora, enche de felicidade, mas logo já narra acontecimentos que te jogam na fossa.
Neste livro, ao contrário dos outros dois, temos Tobias como um dos narradores, e isso nos dá uma perspectiva muito mais ampla de tudo o que está acontecendo. Enquanto antes ficávamos presos à mente de Tris (não que isso fosse ruim), em Convergente conseguimos estar em locais em que ela não está, temos acontecimentos distintos narrados "simultaneamente", e opiniões diferentes sobre a mesma coisa (além de garantir a continuidade da história, depois de alguns... acontecimentos).
Um excelente livro e um fim espetacular para a série, vale à pena ser passado na frente na lista de próximas leituras!

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário