quarta-feira, 2 de julho de 2014

Vamos falar sobre: A Revolução dos Bichos




Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre esse sensacional livro de George Orwell, A Revolução dos Bichos! O livro conta a história da Granja do Solar, onde os animais eram explorados pelo Sr. Jones. Eles andavam desgostosos com o modo de vida que levavam, e os porcos, os mais eruditos e estrategistas, pensaram numa maneira de se livrarem de toda a exploração. Cria-se o Animalismo, um regime igualitário no qual todos os animais teriam melhores condições do que na época em que trabalhavam para o homem. Com o lema "quatro pernas bom, duas pernas ruim", ocorre uma verdadeira revolução na granja e Sr. Jones e sua família são expulsos. Os animais tomam o controle, e é instaurado o regime que é uma boa sátira ao socialismo. São criados mandamentos que favorecem a todos os animais, e tudo começa funcionando de maneira perfeita. 
Porém Major, o grande porco que sugeriu o regime, morre, e ficam em seu lugar Napoleão e Bola-de-Neve. Os porcos são os que mais se destacam, e ficam com os trabalhos burocráticos enquanto os outros animais (vacas, cavalos, galinhas) ficam com o trabalho pesado.
Com o passar do tempo, o regime igualitário deixou de ser tão igual assim. Os porcos foram adquirindo todos os privilégios e adaptando os mandamentos aos seus interesses, manipulando os outros animais para que não percebessem nada de errado. Vai se formando uma elite suína, coisa que não deveria existir segundo o soci... ops, Animalismo.
 


O mais interessante deste livro é, sem dúvida, o fato de ser uma sátira da Revolução Russa. Stálin, representado como o porco Napoleão, e Trotski, como o porco Bola-de-Neve. Os comunistas são os porcos e todos os outros animais são a população, que tinha que viver com o regime da época sem protestar.
Pensei em denunciar o mito soviético numa história que fosse fácil de compreender por qualquer pessoa e fácil de traduzir para outras línguas. No entanto, os detalhes concretos da história só me ocorreriam depois, na época em que morava numa cidadezinha, no dia em que vi um menino de uns dez anos guiando por um caminho estreito um imenso cavalo de tiro que cobria de chicotadas cada vez que o animal tentava se desviar. Percebi então que, se aqueles animais adquirissem consciência de sua força, não teríamos o menor poder sobre eles, e que os animais são explorados pelos homens de modo muito semelhante à maneira como o proletariado é explorado pelos ricos.
Essa citação, que o próprio George escreveu (e que pode ser encontrada no posfácio de Cristopher Hitchens e nos apêndices, que são interessantíssimos), resume bem a proposta do livro, que foi cumprida com maestria. O modo como os porcos começam de maneira um tanto disfarçada, tomando cada vez mais liberdades que, pelos mandamentos originais, eram proibidas (como o mandamento que dizia que nenhum animal deveria dormir na casa do Sr. Jones, que logo passa a ser habitada pelos porcos), até chegar no final e tomarem medidas grotescas, impedindo os animais de protestarem. É genial o modo como os animais se unem para derrubar um sistema que lhes era desfavorável e acabam caindo em um sistema ainda pior, mesmo sem perceberem. Temos aqueles animais que acatam a tudo o que lhes é dito e aqueles que pensam em contestar, mas são facilmente manipulados.
A obra foi rejeitada por muitas editoras em diversos países (principalmente porque não queriam arrumar problemas com o governo russo), e se espalhou pelos campos de refugiados na época. Não contente em ser uma estória incrível, apresenta uma grande importância histórica.
 

Em certo momento (o que não tarda a acontecer), realmente passei a ficar com raiva dos porcos, e não conseguia acreditar que os animais simplesmente aceitavam tudo aquilo sem pestanejar. Logo me lembrei do modo como a sociedade é hoje, o governo, e de como, em todos os países, a população aceita muita coisa de cabeça baixa, na maioria das vezes sem questionar. Não sei vocês, mas eu adoro a matéria de sociologia na escola, e este livro é quase obrigatório para quem se interessa por questões sociais. Não somente este, mas toda a obra de George Orwell (mal posso esperar para ler 1984), que apresenta fortes críticas sociais.
Como podem ver, não dei muitos detalhes sobre a história para não estragar a leitura, que recomendo muito. Não é um livro cheio de reviravoltas, daqueles dramas que as pessoas terminam de ler e correm para as redes sociais postar "nossa, esse final me deixou arrasado" e "nossa, fulano de tal sambou na cara da fulana", mas é um livro genial e que trará muitas reflexões. Quando paro para pensar em livros que adicionam alguma coisa na vida e livros que lemos por ler, A Revolução dos Bichos certamente se encaixa no primeiro grupo 
 
Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

3 comentários:

  1. Olá!
    Tua resenha ficou muito bacana, parabéns!
    Tenho muita vontade ler, mas ainda não li. Cheguei até a fazer um trabalho escolar sobre o filme, que achei muito legal.
    Mas tá lista, esse ano ainda eu leio!
    =D
    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Nunca tinha ouvido falar sobre o filme (até agora, aliás), mas agora estou ansioso para assistir hahaha

      Excluir
  2. Olá!
    Adorei sua resenha. O livro parece ser muito bom. Me interessei pelo fato de ser uma sátira sobre um fato histórico. Talvez possa ler um dia.
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir