sábado, 9 de agosto de 2014

Vamos falar sobre: O Grande Gatsby (livro e filme de 2013)



Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre o sensacional O Grande Gatsby. Já li este livro há mais de um mês, mas só agora, depois de assistir à sua mais nova adaptação, vou escrever sobre ele.
O Grande Gatsby conta a história do milionário e misterioso Jay Gatsby, que dá grandes festas (e quando digo grandes, quero dizer grandiosas mesmo, eram como raves do jazz) em sua casa, mas nunca deu as cara em nenhuma delas. Muitos boatos correm sobre sua pessoa, mas ninguém o conhece de verdade, até que chega Nick Carraway.  O livro é narrado por  Nick assim como Sherlock Holmes é narrado por John Watson, e é uma narrativa boa de se acompanhar justamente por descobrirmos junto com o personagem a história e a verdadeira motivação de seu misterioso vizinho. Ambos vivem em uma luxuosa baía, e do outro lado (exatamente do outro lado) temos a casa de Daisy Buchanan, antigo amor de Jay. Os dois viveram um caso de amor há muito tempo, mas foram separados pela guerra. Quando a guerra terminou, Daisy já tinha se casado com o milionário Tom Buchanan, e Gatsby faz de tudo para reconquistá-la (o que inclui enriquecer e comprar a tal mansão do outro lado da baía).  Logo vemos a superficialidade da vida que levam, perfeita nas aparências, mas cheia de problemas e dramas escondidos a sete chaves. É uma história sobre viver no passado, e sobre como é impossível conseguir apaga-lo, não importa as medidas que se tome.
É um livro incrível! A história é muito bem contada, os personagens muito bem criados e com diversas simbologias, como um outdoor estampando os olhos de um oftalmo há muito esquecido prostrado bem em frente à casa da amante de Tom, como se fossem olhos de Deus a observarem seus pecados (e outras coisinhas mais), e a famosa luz verde. 
É uma obra que me orgulho de ter lido, e recomendo a todos. Além de uma escrita genial, F Scott Fitzgerald nos insere muito bem no contexto da época. Embora cruel e trágica, não deixa de ser uma história de amor, e no final das contas a lição que tomamos do livro é um grande tapa na cara.




Já sobre o filme, tenho algumas reclamações. O Grande Gatsby foi aos cinemas no ano passado, mas só pude vê-lo agora. É um filme bom? Sim, é. Mas me incomodou bastante. 
O livro é um clássico da literatura mundial, ou seja, foi escrito há muito tempo, e se passa durante o famoso American Way of Life, quando a bolsa de valores prosperava e os americanos esbanjavam dinheiro. Era também a era do jazz, um dos elementos obrigatórios nas festas de Gatsby. Isso não é nem um pouco difícil de ser entendido, mas parece que o diretor não entendeu. Com música eletrônica e o pianista retratado como um DJ, a festa pareceu algo atual demais. A trilha sonora é ótima, e contém nomes como Florence and the Machine e Lana del Rey (que dispensam apresentações), mas devia nos inserir no contexto da época, o que não faz. Mesmo que pareça não ter nada a ver, para exemplificar o que estou falando, citarei Game of Thrones. A série, mesmo que em um mundo de fantasia, se passa em um período medieval, e as músicas, por mais que sejam cantadas por bandas atuais, são feitas em um estilo medieval que se encaixa perfeitamente. Já com O Grande Gatsby não é isso o que acontece. As músicas são boas, sim, mas não se encaixam tão bem no período. Isso pode não ter sido problema aos olhos de alguns, mas foi algo que me incomodou. 
Outra coisa que me incomodou foi a caracterização da cidade. Sim, retrata a Nova York do período, mas a maneira como nos é exibida faz parecer um cenário futurista. Para resumir, a tecnologia estragou o filme. Coisas que poderiam ter sido muito mais simples foram incrementadas e o período foi descaracterizado, porque... porque sim, apenas, não há uma explicação. 
Apesar de tudo isso, depois que toda a grandiosidade das festas passa e a tecnologia para de roubar completamente a cena, podemos perceber os atores ali no meio, e como ficaram bem em seus papéis. Gostei da escolha do elenco: Tobey Maguire como Nick, Carey Mulligan como Daisy e finalmente Leonardo di Caprio como Gatsby. Conseguiram retratar bem os personagens e captaram sua essência, e mesmo com aquelas reclamações sobre o contexto histórico ainda podemos dizer que é uma boa adaptação, que narra fielmente ao menos os acontecimentos do livro e passa a emoção e a mensagem que a obra literária traz.
Não vi o filme de 1974, mas recomendo este filme de 2013 para quem leu o livro e adorou assim como eu. E se você ainda não leu o livro... o que está esperando? 

Espero que tenham gostado, até a próxima :D

Um comentário:

  1. Esse livro é muito bom! Ótima escrita e recomendação (:
    seguindo, beijo!
    http://staffbooks.blogspot.com.br/2014/08/serie-o-resgate-do-tigre-livro-2.html

    ResponderExcluir