domingo, 18 de janeiro de 2015

Filme da Semana: The Breakfast Club (O Clube dos Cinco)



















Oi, como vai?
Como falei sobre a minha lista/desafio de filmes no domingo passado, hoje finalmente começo o "Filme da Semana", uma nova coluna, digamos assim, aqui no blog, na qual falarei sobre um filme novo a cada domingo. Esses filmes não serão estreias, mas aqueles, recentes ou antigos, que deixei de ver quando estrearam ou tratam-se de clássicos do cinema. 
E não há nenhum filme melhor para estrear esta coluna do que The Breakfast Club, que vi recentemente e que já se tornou um dos meus xodós. 
O longa, clássico dos anos 80, nos conta a história de cinco adolescentes que se encontram em um sábado, na biblioteca da escola, cumprindo detenção por algo de errado que fizeram. 
Os cinco adolescentes são os típicos estereótipos de colegiais: o nerd, a garota popular, a louca, o esportista e o fora da lei. Nessa detenção, que durará oito horas, cada um deverá escrever uma redação de mil palavras sobre quem pensa que é. Eis que essa redação é deixada de lado, e eles passam a conversar e se conhecer melhor, e é aí que o filme torna-se realmente interessante e se mostra diferente de qualquer outro.
Conforme as horas se passam, novas relações são estabelecidas, os personagens passam a confiar e se abrir um com o outro, e não há como não se apaixonar pelo filme.



















O mais interessante é a maneira como o longa, com seu roteiro impecável e ótimas atuações, consegue pegar todos esses clichês de filmes americanos de colegiais e dar a todos eles uma profundidade sem igual. Percebemos que nem todos são o que parecem ser, e que não podem ser rotulados, ou julgados por isso. É como se o longa despisse os adolescentes de seus estereótipos, e, sem eles, nos mostra que no fundo somos todos iguais, com muitas preocupações e conflitos. 
Com um bom ritmo, leve porém nem um pouco parado, e com pitadas bem colocadas de humor, é um filme maravilhoso e que pretendo assistir ainda mais e mais vezes. 
O carisma e a profundidade dos personagens são tão grandes que torna impossível não se apegar, não desenvolver nenhuma opinião ou sentimento por algum deles, e o principal: não há como não se identificar com algum dos personagens.
Sem dúvida, um dos melhores que eu já vi neste ano e na vida, vale muito a pena e é mais do que recomendado, é obrigatório!

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

5 comentários:

  1. Eu amoooooo esse filmeeeeeeeeeee (ok me empolguei, mas amo mesmo, é um dos meus favoritos haha)
    Adoro como os estereótipos são retratados e dá pra ver nos filmes contemporâneos que a maioria tem algum elemento de Breakfast Club. O nerd e o atleta são os meus personagens favoritos ♥

    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é como se o filme criasse uma nova maneira de retratar bem os estereótipos de colegial. Adorei todos, mas o nerd é sem dúvida meu favorito, e com quem mais me identifico hahahah

      Excluir
  2. Como você já sabe, pelo meu post no blog sobre esse filme, eu sou completamente apaixonada por ele. Bem, tudo o que eu acho dele eu já disse, mas não canso de repetir, nenhum filme até hoje consegue transmitir a profundidade de um adolescente ou de qualquer pessoa, como esse fez. John merece palmas por essa direção. Eu adorei sua crítica, e concordo com tudo o que eu disse, principalmente referente aos esterótipos.

    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
  3. Oi Adan!
    vc não poderia ter escolhido um filme melhor para iniciar essa coluna, esse filme é simplesmente DEMAIS! é um dos meus favoritos da vida! O Filme possui tudo o que eu mais gosto: trilha sonora perfeita (simple minds- don't you (forget about me) que marca demaais), improviso, John Hughes, Molly Ringwald, estereótipos e crítica social! Não tem como não amar <3
    não vejo a hora de ver o filme de semana q vem :)
    um beijo!
    Visite o Mais um Trecho ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Adan, eu amo esse filme...ahuahuaha....É um dos melhores que já assisti. Bela escolha pra iniciar a coluna mesmo. Parabéns!

    http://veiasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir