quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

One Lovely Blog



Oi, como vai?
Hoje estou aqui para responder a uma tag muito boa que não me foi passada por ninguém, mas que eu descobri no blog Winter Bird e me interessei muito por fazer!
Há um bom tempo não respondo nenhuma tag, e, embora toda requeiram respostas pessoais, nunca fiz nenhuma realmente pessoal. 
Esta consiste em responder a onze perguntas sobre o meu blog, vamos lá?

Por que decidiu criar um blog e como começou?

Decidi criar meu blog há pouco mais de dois anos, inspirado pelos diversos vlogs literários que eu assistia e motivado pela vontade de falar sobre as coisas que eu gostava mais do que me era permitido no Twitter. Além de, no Twitter, eu me sentir falando com a parede, eu me sentia muito limitado para realmente opinar naqueles 180 caracteres, mesmo que destrinchando minha opinião em diversos tweets. Tudo isso se juntou e eu resolvi criar o Talking About Little Things, que acabou se transformando em Mundos na Estante, e aqui estou eu.

Quais os benefícios que o blog te traz?

A oportunidade de falar sobre o que eu quiser (mesmo meu blog sendo, acima de tudo, literário) quando eu quiser e da maneira que quiser, sem um limite de tamanho, e ainda assim encontrar pessoas que querem ler e opinar comigo. Antes eu terminava um livro e saía falando o que tinha achado para pessoas que sequer sabiam do que se tratava, só pela oportunidade de opinar. Agora eu posso colocar tudo em palavras para pessoas realmente interessadas em ler sobre, e ainda poder moldar o layout e tudo o mais de acordo com os meus gostos, transformando-o em um cantinho só meu. Além do mais, adoro escrever, e esta é a melhor maneira de exercitar minha escrita quase que diariamente. 

Qual é o post mais acessado?

"Livros que não posso deixar de ler em 2014", que postei em janeiro do ano passado, é o mais acessado de todos os tempos, com 3277 visualizações. 

Você usa redes sociais?

Eu não usava por não conseguir dar conta de mais uma atividade além do blog, porém, recentemente, eu e meus amigos criamos um Instagram Literário e é como se fosse do Mundos na Estante também, mesmo não trazendo divulgação nenhuma.

Como o blog têm evoluído?

O Mundos na Estante cresceu muito, e continua crescendo, de uma maneira que, mesmo que eu quisesse muito, não sabia se iria acontecer ou não. E fico muito feliz por isso. O que mais gosto nisso tudo é o aumento na quantidade (e qualidade, obviamente) dos comentários em meus posts (algo que eu ligo mais que número de seguidores). Antes, eu tinha poucos comentários e, em alguns casos, eram pessoas comentando qualquer coisinha só para ter a oportunidade de colocar um "ah, e visite meu blog!" no final. Agora encontrei outros blogueiros (ou até mesmo anônimos) que realmente opinam e leem os posts de fato para poder falar, e gosto bastante dessa interação. Mesmo que eu encontre pessoas discordando de minhas opiniões, dá até orgulho ver como deram atenção ao post e realmente leram para trazer bons argumentos.

Já viveu algum fato importante por causa do blog?

Sim, a Bienal do Livro de 2014! Eu iria para o evento de qualquer maneira, e já tinha combinado com amigos muito antes de saber que o credenciamento de blogueiros seria possível. Mas, ainda assim, ganhar uma credencial em nome do meu blog para poder "cobrir" o evento (e ainda algumas outras regalias que eu acabei não aproveitando porque não sabia que existiam, mas que estarei ligado na próxima) foi muito gratificante e motivador para continuar melhorando o blog.

De onde nasce a inspiração para escrever e continuar com o blog?

Como falei, não consigo me conter sem opinar sobre o que li/vi, então sempre tenho algo sobre o que escrever aqui. Isso também me motiva a continuar com o blog, além dos comentários tanto aqui como por fora (como amigos vindo e me falando que meu blog é muito legal).

O que você tem aprendido à nível pessoal e profissional neste ano?

Em nível pessoal, creio que aprendi a parar de deixar de fazer coisas com medo de me arrepender, porque, em alguns dos casos, eu me arrependo por não ter feito, o que é pior. Não me tornei born to be wild, mas deixei de ser tão hesitante e reflexivo sobre muitas coisas para realmente tomar atitudes e ver no que vai dar. 
Em nível profissional (considerando estudante como uma profissão, mas também pensando em quando eu realmente estiver no mercado de trabalho), aprendi que deixar para depois não traz sucesso algum. Se você quer conquistar seus objetivos, não adianta deixar para última hora. É preciso estabelecer prioridades, ou aquilo em que você poderia ter ido muito melhor acaba malfeito. 

Qual é a sua frase favorita?

"É sempre mais escuro antes do amanhecer" (tradução livre), de Shake it Out, da banda Florence and the Machine. É uma frase muito inspiradora, e adotei para a vida. 

Qual o conselho que você daria para quem está começando agora no mundo dos blogs?

Tenha paciência, e saiba ouvir. Não crie o blog hoje achando que amanhã você terá mil seguidores e pessoas te considerando seu ídolo. Isso vem com o tempo, e não podemos esquecer que aqueles blogs/vlogs dos quais tanto gostamos e que são muito famosos não começaram na semana passada. Tudo isso requer paciência, trabalho (não pense que manter um blog é fácil. É um trabalho muito prazeroso, mas, ainda assim, trabalho) e determinação para não simplesmente largar onde estava. 
E saiba ouvir, porque muitas vezes você pode cometer erros, e não é porque um blog mais experiente ou alguém que tem maior domínio na escrita te corrige ou dá uns toques que o seu blog é um lixo e aquela pessoa te odeia. Na maioria das vezes, são errinhos bobos que podem ser facilmente consertados nos próximos posts (desde confundir "mas" com "mais" até erros de digitação que podem ser evitados com revisão de post). Ignore haters, mas adote as críticas construtivas como uma maneira de melhorar o blog!

O que os blogs que você vai indicar têm em comum?

Mesmo que, muitas vezes, não compartilhemos das mesmas opiniões, compartilhamos o gosto pela leitura e pela escrita, e não simplesmente escrevemos por escrever. São eles Fofocas Literárias (depois de escrever todo o post e ir no blog dela, percebi que ela respondeu e me marcou também, #conectados#), Poréns & ETCs, Na Próxima Página e Veias Literárias

Adorei responder a esta tag, e se você se interessou, mesmo não estando marcado aqui, sinta-se a vontade para responder!

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

Um comentário:

  1. Gostei muito da tag e talvez até responde ela! Eu super concordo com o que você disse sobre os comentários, eu vi que meu blog estava crescendo, quando reparei que tinha leitores que realmente acessavam meu blog, independente se eu os visitasse ou não. De fato, números não significam leitores, e esse é o maior erro da maioria das pessoas, achar que trocar seguidores ou curtidas vai te fazer crescer. Muito legal também o que disse sobre a Bienal, é meu sonho ir, socorro, mas aqui não tem, hahah.
    Abraços
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir