sexta-feira, 20 de março de 2015

Vamos falar sobre: Insurgent



Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre um dos filmes cuja estreia mais aguardei em 2015 e, infelizmente, um dos piores a que assisti no ano, Insurgente.
É doloroso falar uma coisa dessas, especialmente quando se trata da adaptação de livros que eu gosto tanto e da sequência de um filme do qual gostei bastante. Mas é mais doloroso ainda dizer que tem pouco do livro que adorei, e mal parece ser sequência do filme do qual gostei bastante também. 
O longa continua contando a história de Tris, Four e seus amigos, que se tornaram refugiados em sua própria cidade e precisam combater o governo quase ditatorial imposto por Jeanine, que passa a caçar divergentes predatoriamente em busca daquele que poderia abrir uma caixa misteriosa, que contém uma mensagem dos fundadores da cidade. 
Enquanto a líder da Erudição empreende esta caça, vemos quase uma conspiração (mais tarde explicarei o porquê do "quase") sendo formada, para que Jeanine fosse deposta do poder e uma revolução fosse instaurada no sistema de facções. Mas, aparentemente, o recado que a caixa traz pode mudar tudo, e daqui não darei mais detalhes, por mais que ache que a maioria já leu à obra de Veronica Roth.



Prior passa, neste filme, pelas facções que nos faltavam conhecer: estava refugiada na Amizade e, de lá, passa pelo alojamento dos sem-facção, pela Franqueza e adentra, finalmente, a Erudição. Ao menos a caracterização das facções foi satisfatória, e conseguimos conhecer aquilo que começamos no primeiro filme. Pena que isso seja um dos únicos pontos positivos que tenho a falar.
Não ficarei enchendo minha crítica com "no livro tinha isso, no filme não tem aquilo", mas, quando isso se alia a um claro interesse comercial do diretor, não posso deixar de relatar aqui as muitas diferenças que o livro apresenta da obra em que se baseou.
Divergente, o primeiro filme, consegue ser uma adaptação bastante fiel e que ainda prende o espectador do início ao fim, se mantendo fiel à realidade criada por Veronica Roth. Este segundo, que já descobri ser de um diretor diferente, é quase o oposto. Muitas cenas incríveis e passagens interessantíssimas do livro foram retiradas do roteiro, mas não por questões de adaptação ou porque daria um filme muito mais longo, mas para dar lugar a cenas que parecem ter saído de um videogame e que não trariam nenhum prejuízo à história caso fossem omitidas. 
Certamente você notou todas essas coisinhas explodindo na nossa cara nos trailers e até mesmo no pôster do filme, que, de início, achei até interessantes mas que, vendo o filme, estragaram tudo. Fica claro o interesse comercial quando você nota o quanto da história foi alterado para dar lugar a cenas que justificam o uso do 3D, que é simplesmente desnecessário. Basicamente, são pretextos para jogar coisas na sua cara e fazer uma profundidade forçada só para justificar às pessoas o fato de estarem pagando mais nos ingressos, mas não agrega nada de positivo para o filme em si.
Essas cenas fazem todas partes de simulações, e agora entendo o porquê do slogan "desafie a realidade". Só que até isso incomodou um pouco. Não tenho problemas com alguns momentos em filmes em que ficamos sem saber se se trata de um sonho/simulação ou a realidade em si, mas isso é explorado ao longo do filme todo, e chega a incomodar o modo como somos feitos de trouxas uma vez atrás da outra. 
Como disse, as cenas feitas parecem fazer parte de um videogame. São movimentos que passam muito longe do natural, mesmo se tratando de simulações, e que só me fizeram perceber que toda a conspiração (explicando, aqui, o "quase" do início) e ideais que no livro são tão bem expressos sejam jogados fora para apenas um filme comercial, absolutamente descartável.
E mais triste ainda é dizer que este mesmo diretor dirigirá os próximos filmes (sim, próximos), Convergente: partes 1 e 2. Até Harry Potter isso de dividir o livro final em duas partes não era explorado, mas creio que nesta saga funcionou bem. Em Jogos Vorazes, acredito que um filme mais longo tiraria a necessidade de duas partes de A Esperança, mas também relevemos. Mas, em Convergente, fica mais uma vez claro que o que pretendem é poder fazer mais filmes simplesmente para lucrar mais, e que isso não trará benefício nenhum para o entendimento da história.
Se um olhar profundo fosse acrescentado ao livro, duas partes seriam muito bem-vindas. Mas é óbvio que isso lhes dará mais tempo para acrescentar todos esses enfeites tão desnecessários em Insurgente.
Uma série de filmes que começou muito bem desandou completamente com as mudanças que foram trazidas e que, teoricamente, serviriam para o bem da trilogia. 
Recomendo? Se você é fã, pode querer ver com seus próprios olhos o estrago que fizeram. Mas não recomendo como um filme em si, independentemente da questão de adaptação ou não. 

Até a próxima ;D

8 comentários:

  1. Oii Adan,

    Acabei de chegar em casa depois de ter pagado uma sessão cara no cinema para assistir esse filme, e concordo com você na maior parte do que disse.

    Talvez eu só não tenha me decepcionado tanto quanto você, por conta da minha memória falha sobre o livro que já li há tantoo tempo.
    E mesmo com esse detalhe da memória, eu consegui ver claramente os erros imperdoáveis que cometeram no filme .-. e fiquei de boca aberta com o foco lucrativo que tiveram nesse segundo filme.

    Sempre tento pensar em alguns detalhes antes de julgar a adaptação. No caso de \Insurgente pensei nisso:
    1) os fãs dos livros são um público diferente dos cinéfilos que vão ao cinema ver,
    2) A adaptação precisa ser fiel até o ponto de prender as pessoas na poltrona. Depois disso, eles não se importam mais.

    Mas ultimamente os diretores de filmes que fizeram as adaptações, esqueceram que fomos NÓS leitores que demos o pontapé para a história virar Best Seller Mundial.
    E na minha opinião, o maior erro que estão cometendo, é o fato de esquecer que existem pessoas que sabem de todos os detalhes e que vão fazer críticas construtivas sobre o filme mal feito e sem noção que fizeram.

    Insurgente entrou nesse caso. A preocupação dos produtores estava no público errado.
    E como fã, eu também não gostei de ser enganada repetidas vezes sobre o Real versus Simulação/Sonho ou sei lá mais o que.

    Imperfeição Literária
    Beijos.. de uma leitora novata no seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Acredito que, quando um filme é bem feito, ele fará sucesso. Aí nos deparamos com filmes como este que pulam o processo de ser bem feito e fica claro que foram feitos unicamente para lucrar. Isso, por si só, já é péssimo, mas quando isso acontece com a adaptação de um livro que gostamos tanto, é pior ainda.
      Seja bem-vinda!! hahhah

      Excluir
  2. se voce basear o filme no livro vai ser sim uma bosta, foi completamente diferente so com alguns pontos em comum, mas como eu fui de cabeca aberta em relacao a isso eu gostei bastante, eu ja nao fui com expectativa pq so pelo trailer dava para ver que o filme n iria ter nada a ver com o livro. entao eu gostei dms
    luddcabral@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os trailers, por incrível que pareça, acabaram me deixando animado para o filme. Até mesmo essa sequências de "viagem nas drogas" que eram colocadas eu vi como as simulações de fato, e achei que seria bem explorado. Só não imaginei que isso acabaria atrapalhando tanto o desenvolvimento da história que realmente interessava.

      Excluir
  3. Não li o livro. Apenas assisti o filme, acho que foi por isso que não achei tão ruim. Tenho certeza que se tivesse lido o livro não ia curtir tanto.

    livrosdesaturno@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não mudaria tanto minha opinião porque eu não gostei como um filme em si. O fato de ser uma péssima adaptação só ajudou a aumentar o desgosto, por assim dizer hahahah

      Excluir
  4. Me estimulou a ler a saga, só vi os filmes e sinceramente curti...

    Vou ler e com certeza volto para comentar de novo ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Sou louca para ver insurgente e ler a série, todo mundo fala super bem e eu fico aqui boiando sem saber o que falar haha, mas esse ano eu coloquei na minha listinha que eu vou ler e ver os filmes =D
    Beijos

    luanahts@hotmail.com

    ResponderExcluir