quarta-feira, 11 de março de 2015

Vamos falar sobre: Perdão, Leonard Peacock

Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre Perdão, Leonard Peacock, de Matthew Quick, autor de O Lado Bom da Vida, mais um dos ebooks que li nas férias e que só agora consegui reunir meus pensamentos e opiniões de forma decente para poder escrever sobre!
O livro conta a história do jovem Leonard Peacock, um garoto que passou por certos acontecimentos um tanto "traumatizantes" no início de sua adolescência e que hoje se encontra perturbado, completamente descrente com a humanidade, e que chega a uma extrema decisão: cometer um assassinato, e depois se matar.
Mas antes, nesse célebre dia, Leonard deseja empreender uma jornada, visitando as pessoas que, de alguma forma, fizeram diferença em sua vida, e dando-lhes um presente especial.
Assim, o jovem visita seu vizinho idoso com quem se reunia para assistir a filmes antigos de Bogart, uma garota por quem sentiu um tipo peculiar de paixão, seu professor favorito, que lhe ajudou a desenvolver um pensamento crítico e com quem se identifica muito, entre outros personagens, sempre com a arma nazista que herdou de seu avô na mochila e com uma única certeza: no final do dia, irá usa-la.

É um livro, acima de tudo, muito crítico, trazendo interessantes reflexões e questionamentos acerca da vida em si, do comportamento de adolescentes e adultos, do consumismo, etc. Como é narrado em primeira pessoa, conseguimos mergulhar na maneira que Leonard vê o mundo, e como tudo, para ele, parece sem esperanças.
Em passagens muito interessantes, por exemplo, Peacock comenta que gosta de se vestir como um adulto, pegar uma maleta (vazia) e ir até a estação de metrô no horário em que estão indo e voltando do trabalho. Lá, escolhe aquele que lhe parece mais infeliz para seguir e observar. Isso o mostra que muitos dos adultos são infelizes com seus empregos e suas vidas, e o faz pensar que talvez se tornar um adulto não valha tanto a pena.
É um ótimo livro para pensar, mas aviso: as críticas, embora sejam verdadeiras e pertinentes, não devem ser levadas tão a sério, ou você poderá se tornar alguém depressivo e sem esperanças na humanidade como nosso protagonista. E não é exagero.
Todas esses ideais são expressos em uma narrativa leve, fluida, com interessantes diálogos e, mesmo o final não sendo o mais surpreendente (pela premissa escolhida, não havia muitos caminhos para seguir na conclusão), vale a pena ser lido.
Não é um dos melhores que li no ano, e não se equiparou ou superou O Lado Bom da Vida, do mesmo autor, mas é um bom livro, e não deixa de ser recomendado!

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

6 comentários:

  1. Olá; eu já li esse livro. Fui uma leitura bem interessante, o Leonard tem uma visão de mundo que nos leva a refletir. Gostei da resenha.

    Participe da promoção de aniversário do blog: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro já tem bastante tempo e ele me surpreendeu muito. A historia por mais que tenha um plot um tanto clichê, acaba te pegando de surpresa em vários pontos e a visão de mundo que Leonard tem é muito bem trabalhada, principalmente nas varias notas de rodapés com mais alguns pensamentos soltos dele. Outro ponto que gostei bastante foram as cartas do futuro, aquele mundo que ele criou daria uma otima distopia.
    Adorei a resenha

    Abraços
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Adan :)
    Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro, mas não sei porquê ao mesmo tempo estou receosa e por isso ainda nem baixei o ebook, mas pretendo faze-lo.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Interessante. Sempre que vejo O Lado bom da Vida em alguma loja, virtual ou não, fico com vontade de comprar mas sempre sinto um receio de que não vou gostar, mas acho que esse vai ser bacana. Esse ano vou tentar ler algo do autor.

    yanna-pas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. a historia me parece ser mt boa, vou ler!
    luddcabral@outlook.com

    ResponderExcluir
  6. Já li esse livro, confesso que esperava muito dele e me decepcionei um pouco.
    Fiquei angustiada em várias partes, é uma leitura super válida e interessante.

    livrosdesaturno@gmail.com

    ResponderExcluir