quinta-feira, 15 de agosto de 2013

TAG: Inverno com leituras


Oi, como vai?
Hoje eu vim até aqui para responder à tag "Verão com leituras". Quem me tagueou  foi a Jéssica do Fofocas Literárias (obrigado, amiga de blog!!). A tag consiste em responder perguntas sobre os melhores livros para se ler no verão, os lugares em que mais gosto de ler nessa época, etc. 
Eu demorei mais pra responder a essa tag porque foi realmente difícil me decidir como fazê-la. Isso porque a Jéssica, que me tagueou, mora em Portugal, onde é verão, enquanto aqui, no hemisfério sul, é inverno. Eu fiquei pensando: o que devo fazer? Fazer a tag me referindo ao final do ano, quando é verão aqui, ou dar uma adaptada na tag para que ela funcione para o inverno? 
Como eu tenho que falar sobre minhas leituras, acho meio difícil falar sobre o que estarei lendo em dezembro, mas o que estarei lendo agora nesse inverno é muito mais fácil, portanto decidi adaptar um pouquinho a tag e deixa-la do jeitinho brasileiro (perdoem-me os criadores da tag Sonhar de Olhos Abertos e Diário da Chris). 
Vamos lá?

1. Qual é o seu gênero favorito para ler no inverno?

Eu não tenho muito bem um gênero favorito para essa época... aliás, não tenho um gênero favorito para nenhuma época. Se eu leio uma sinopse e gosto, eu leio o livro. Por exemplo, eu tinha um pouco de preconceito com livros românticos e comecei a ler P.S Eu Te Amo e estou adorando! Comecei a ler pelo celular achando que não iria sentir muita falta de não tê-lo na estante, mas eis que eu comecei a gostar de verdade e agora parei de ler pelo celular enquanto espero para comprar o livro físico mesmo. Eu não me importo muito com gênero... desde que tenha uma boa história, eu leio de qualquer tipo!


2. Qual o seu lugar favorito para ler?

Eu gosto de ler em lugares silenciosos. De vez em quando acabo lendo na escola ou em alguma sala de espera de consultório médico, mas odeio ler com ruídos ao meu redor. Por isso prefiro o meu quarto, na minha cama, de preferência com os pés debaixo do cobertor e com uma xícara de café ao lado. Quando eu estou sozinho em casa eu leio também no sofá da sala ou em outro quarto, mas como esses momentos são raros eu acabo sempre lendo no meu quarto mesmo.

3. Que autor você não dispensa no inverno?

George R. R. Martin. Ok, eu não dispenso o George nunca, em nenhuma época, mas ler algum livro de As Crônicas de Gelo e Fogo é bem melhor durante as férias, tanto de junho quanto de fim de ano, pois eu não tenho nada da escola para pensar, nem lições pra fazer, então consigo dedicar muito mais tempo à leitura e assim consigo me envolver bem mais com a história e com os personagens.

4. Qual é a leitura que está mais ansioso para fazer nesse inverno?

Eu estou lendo Tormenta de Espadas, como todos sabem (ultimamente eu estou falando de As Crônicas de Gelo e Fogo em todos os meus posts, por mais que não tenha muita coisa a ver com os livros eu sempre arranjo alguma ligação e acabo citando), e no meu aniversário, dia 17, eu vou ganhar muitos livros e entre eles Festim dos Corvos e Dança dos Dragões, ou seja, tenho leitura garantida para até depois do inverno, então digamos que, de todos os livros que eu vou ler, os que eu estou mais ansioso para ler são esses dois. 

5. Que livro vai ser lançado neste inverno que você mais está ansioso para ler?

Será lançado no dia 28 de agosto o livro Cidades de Papel, de John Green e eu quero muito ler! Pra quem não conhece, olha só a sinopse:
Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.
Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.
É um daqueles livros que eu só descubro por ser de um autor que eu gosto e quando vou ver me apaixono também pela sinopse e fico com uma vontade ainda maior de ler.

6. Que saga/trilogia recomenda como leitura de inverno?

Eu recomendaria As Crônicas de Gelo e Fogo (olha só, falando sobre a série mais uma vez) mas ela não se encaixa no grupo de sagas nem de trilogias, então recomendo a saga Os Instrumentos Mortais. Eu só li o primeiro livro, mas já deu pra sentir uma pouco de o quão boa essa saga é, então recomendo a saga toda. É uma boa leitura para essa época por ser uma boa leitra para qualquer época e também porque a adaptação do primeiro livro, Cidade dos Ossos, estreará nos cinemas este mês! O final do livro tem revelações surpreendentes de arrancar os cabelos, então sugiro que leiam antes de assistir ao filme, onde as revelações não terão tanto impacto assim (é muito melhor ir descobrindo página por página do que já saber tudo em uma tacada só no filme). 

7. Mostre 3 livros que você vai ler neste inverno e 3 livros que você recomenda como leitura para a estação:

Além de outros livros que eu já citei em questões anteriores, eu vou ler os três livros da série Os Dragões de Éter, do brasileiro (!!!!!!!) Raphael Draccon. Fiquei feliz em não ter comprado a série antes, porque vou poder ganhar no meu aniversário um box com novas e perfeitas capas, desenhadas pelo mesmo artista que criou as capas de As Crônicas de Gelo e Fogo (!!!!!!). Olha só:


Esses livros são como As Crônicas de Gelo e Fogo na questão dos elementos mágicos e dos muitos personagens, mas exploram um lado mais "contos de fadas", que eu também adoro. Estou muito ansioso para ler!


















Esses são os 3 livros que eu indico para o inverno. Não têm nada a ver com neve ou essa época do ano, mas são livros mais leves, gostosos de ler, e que mesmo assim conseguem ser um tanto profundos, com histórias que te fazem pensar e criar uma empatia muito grande pelos personagens, e também são aqueles que lemos enrolados no cobertor enquanto faz um frio imenso lá fora. Recomendo.

Bom, essas foram as minhas respostas para a tag "Verão/Inverno com leituras". Quem quiser responder também, sinta-se tagueado! 
Espero que tenham gostado (e que o jeitinho brasileiro da tag tenha ficado bom), até a próxima ;D


3 comentários:

  1. Olá! Gostei muito do seu blog!

    Se puder siga o meu
    http://leituraa1000.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li "As Vantagens de Ser Invisível" e "O Rapaz do Pijama Listrado".
    Espero que gostes! *-*

    ResponderExcluir