sexta-feira, 18 de abril de 2014

Então eu assisti... Divergente!



Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre o tão aguardado (e incrível!) Divergente, que estreou ontem nos cinemas brasileiros. Dirigido por Neil Burger, o filme, em suas duas horas e meia, conseguiu ser uma adaptação sensacional e fez jus ao livro de Veronica Roth (que dá início a uma das minhas trilogias favoritas). 
Começamos com uma breve explicação sobre o sistema de facções que funciona na cidade de Chicago. A população é dividida em 5 facções, cada uma prezando por uma qualidade: Audácia, a bravura, Erudição, a inteligência, Franqueza, a honestidade, Amizade, a paz e Abnegação, o altruísmo. Beatrice Prior (interpretada por Shailene Woodley) é uma garota nascida na Abnegação, onde mora com os pais, e se aproxima de sua cerimônia de escolha, onde deverá escolher entre continuar vivendo com a família ou ir para outra facção e ser quem realmente é. Mas, em seu teste de aptidão (que indicaria em qual facção se encaixa), Beatrice descobre que é Divergente, ou seja, não se encaixa em uma única facção, e portanto não pode ser controlada (o que a torna perigosa aos olhos do governo).
Eis que o dia da Cerimônia da Escolha chega, e Beatrice, depois de muita dúvida, decide desertar de sua facção natal e ir para a Audácia, a facção dos corajosos.
O filme consegue nos prender desde o início, mas é quando Beatrice sai da Cerimônia com os membros de sua nova facção e tem que correr com eles e escalar os trilhos do trem para pular dentro dos vagões (que não diminuem a velocidade para que embarquem) que a ação começa. Tendo que pular depois para fora do trem, e ainda para dentro das instalações da Audácia, Beatrice vai tendo uma noção da adrenalina que enfrentará por lá e ainda ganha uma nova identidade: Tris. Passamos então por toda a sua iniciação, e de como se transformou de uma Careta em uma das melhores entre os iniciandos.



É em sua iniciação que também conhecemos Quatro (interpretado pro Theo James), um rapaz habilidoso mas um tanto ríspido, que desenvolve sentimentos por Tris e a ajuda tanto a sobreviver à iniciação quanto em momentos de perigo real. Descobrimos mais sobre sua história e seus segredos, e fica difícil não se tornar um Fourtris shipper (alguém que torce pelo casal). 
Se antes eu não conseguia aceitar Theo James como Quatro, depois de assistir ao filme não consigo imaginar outro ator para o papel. É como se ele tivesse nascido para ser Quatro, assim como Shailene nasceu para ser Tris, e a química dos dois é incrível! 



Houveram algumas mudanças do livro para o filme, afinal estamos falando de uma adaptação, mas não é nada que atrapalhe a história. Pelo contrário, algumas mudanças foram necessárias e extremamente bem-vindas. Por exemplo, no livro Peter lança uma faca contra o olho de Edward (ambos iniciandos), que estava no topo da classificação. Seria uma cena legal, sim, mas temos que levar certos aspectos em consideração: o público-alvo do filme são os adolescentes, e se essa cena fosse realmente feita provavelmente a censura aumentaria e excluiria boa parte desse público. E uma cena do final, que é surpreendente até mesmo para quem leu o livro, é sensacional e se encaixa bem melhor no filme do que se encaixaria um final exatamente igual ao do livro. Outra mudança bem-vinda é a participação maior de Jeanine Matthews, a vilã da história, que no livro é bem menor. Assim, a maravilhosa atuação de Kate Winslet foi melhor aproveitada, e ainda se tornou uma das vilãs mais legais das sagas que já li.  
A trilha sonora, que antes eu tinha achado "digital" demais, acabou por acompanhar muito bem as cenas em que são colocadas e dão uma emoção especial aos acontecimentos.
Sinceramente, mesmo querendo estar enganado, esperava um filme fraco, ou uma adaptação cheia de mudanças ridículas. Mas o filme me deu um grande tapa na cara e saí de lá estupefato, com todas as expectativas superadas, cheio de elogios para fazer e já com vontade de assistir novamente! 
Tudo bem, esse review não foi dos mais imparciais, mas é tudo o que penso sobre o filme, e mal posso esperar pelo lançamento do DVD para assistir mais e mais vezes, e por mais notícias de Insurgente, que já foi confirmado.
Altamente recomendável, tendo você lido a obra de Veronica Roth ou não!

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

4 comentários:

  1. Esse é um livro que eu ainda não li, por isso não posso fazer um comentário real. Mas gostei de sua "resenha" (não sei se você classificou assim). Pelo jeito a essência do livro não se perdeu em sua adaptação, o que é ótimo. Algumas mudanças, às vezes, são essenciais, mas nada que mude o rumo da história.
    Fiquei ainda mais curiosa pra ler o livro e ver o filme, obrigada pela dica.
    Beijos,
    Amor em Ler

    ResponderExcluir
  2. Não li os livros portanto vou comentar apenas sobre o filme: Ao meu ver não foi um filme muito bom, tem momentos que nos deixa com sono, pouca ação, tudo gira somente em torno de um personagem e esqueceram de explanar para o público um pouco mais sobre o sistema de governo, juntando então as falhas apenas classifico como um filme mediano.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz | Participe do Top Comentarista | Grupo Amantes da Literatura no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já li o livro, já sabia dos porquês e posso não ter percebido algumas falhas nas explicações. Como a história é narrada em primeira pessoa, é claro que tudo aconteceria com Tris e estranho seria se o foco da história não fosse nela, não acha? Sobre as cenas que dão sono e a falta de ação... tem certeza de que entrou na sala para ver o filme certo? hahah
      De qualquer maneira, cada um com a sua opinião ;))
      Abraços

      Excluir
    2. Assisti ontem!! Sério o filme me deu sono, e mesmo sendo narrada em primeira pessoa para o cinema ficou um pouco a desejar, isso criticando como filme, como adaptação não posso falar!
      Acho que eu com 31 anos e muitos filmes assistidos hehehe posso sim falar que deu sono kkkkkkk
      Mas vai ter muita gente que vai achar bom né ;-)

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir