sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Vamos falar sobre: O Mágico de Oz, L. Frank Baum

Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre o ótimo O Mágico de Oz, de L. Frank Baum, uma de minhas aquisições da Bienal e um dos clássicos (infantil, mas e daí?) que eu mais tinha vontade de ler. Muitos já assistiram aos filmes, O Mágico de Oz, de 1939, e Oz: O Mágico e Poderoso, de 2013, mas esperei todo esse tempo pra ler o livro antes. E foi bom ter feito isso, porque de uma história que todos conhecem consegui tirar surpresas e momentos de "choque" com algumas revelações. 
O livro conta a história de Dorothy, que vivia no Kansas com os tios até que um ciclone atingiu a região e levou sua casa de lá com ela dentro. Depois de um bom tempo, sua casa cai novamente em terra firme, e quando Dorothy sai TCHANAN se encontra em Oz. E para completar: quando chegou ao país, a casa caiu exatamente em cima da Bruxa Má do Leste, e a matou. 


Oz tem quatro bruxas: as bruxas boas do norte e do sul e as bruxas más do leste e do oeste. No centro, na Cidade das Esmeraldas, temos o grande, poderoso, temível, misterioso, admirado Mágico de Oz. A Bruxa do Leste foi morta por Dorothy, e ela foi considerada uma heroína. Como recompensa, ganhou os sapatinhos prateados da finada, que têm poderes especiais (mas a garota não sabe). Mesmo estando feliz lá, quer voltar para sua terra e seus tios, e o único que pode conceder seus desejos é justamente o Mágico de Oz. Para chegar à Cidade das Esmeraldas, onde ele vive, ela deverá seguir pelo caminho das pedras amarelas, e lá vai a garota, com seu cachorrinho Totó. 
No caminho, ela encontra os clássicos personagens que todos conhecemos: o Espantalho, que queria um cérebro; o Homem de Lata, que queria um coração; e o Leão, que queria coragem. Juntos, eles seguem para a Cidade das Esmeraldas, crentes de que o famoso mágico irá lhes ajudar. Porém, muitas surpresas enfrentam pelo caminho e a surpresa maior acontece quando eles realmente chegam em Oz...
Pronto, não contarei mais nada. Isso porque recomendo a leitura e acredito que não era o único que não conhecia a história no planeta hahah


Antes de mais nada, quero dizer que é um livro infantil. Parece inútil dizer, mas é importante, porque se você começar a ler pensando que encontrará grandes conflitos (maduros, digamos assim) e mortes assustadoras se decepcionará. Assim como O Pequeno Príncipe, não pode ser lido como um livro adulto, mas deve ser interpretado como tal. Isso porque trazem lições que um leitor de pouca idade poderá não entender. O Pequeno Príncipe ainda é mais "adulto", e com mais a ser interpretado. Oz é mais infantil mesmo, mas também é leitura obrigatória para todas as idades. As lições que os personagens trazem, no final das contas, valem para todos, e não há como não se apegar. 
É uma narrativa divertida, fluida e muito gostosa de ser lida. Terminei-o em menos de meio dia (comecei em um final de tarde e fui terminar à noite). Depois que você começa, simplesmente não há como parar. 
Agora estou ainda mais curioso para assistir à adaptação de 1939 e o filme mais recente, que foca na história do próprio mágico, e logo logo trarei reviews!

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

3 comentários:

  1. Oi! É um dos meus livros preferidos! Te recomendo ler os volumes 2 e 3: A Terra de Oz e Ozma de Oz, para saber a continuação. Abraço!!!
    caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia da existência desses livros, que legal!! hahahah
      Vou pesquisar melhor, obrigado pela dica!

      Excluir
  2. Essa história é muito legal. Eu conheço mais ainda não li o livro na íntegra. Faremos o desafio literário no blog, desse livro ^^ :) bjus

    http://magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir