quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Vamos falar sobre: Feios


Imagine uma cidade dividida entre as pessoas bonitas e as feias. A única obrigação das pessoas bonitas é se divertir sem parar, enquanto as feias vivem num canto sem nenhum glamour apenas aguardando o momento de se tornarem bonitas.
É mais ou menos essa a premissa da série distópica Feios. Tally Youngblood é uma garota que sonha com o aniversário de 16 anos, idade em que todas as pessoas passam por uma cirurgia em que se tornam perfeitas e vão viver do lado colorido e divertido da cidade. Seu amigo Peris havia ido pra Nova Perfeição depois da cirurgia do dia de seu aniversário, deixando Tally praticamente sozinha em Vila Feia. Nesse meio tempo ela conhece Shay, uma garota que faz aniversário no mesmo dia que ela e que, ao contrário de Tally, não está nem um pouco ansiosa pela cirurgia. Ela quer viver na Fumaça, uma comunidade em um lugar distante onde as pessoas vivem feias para sempre, mas com uma rotina não fútil e sem se preocupar com beleza ou glamour. E Shay consegue sim fugir para esse lugar, o que acaba gerando problemas para Tally. 
A garota é levada pelos membros da Divisão de Circunstâncias Especiais, um grupo de perfeitos cruéis "moldados" para serem indestrutíveis, onde se encontra com Dra. Cable, uma Especial que lhe faz a seguinte proposta: "ou você nos ajuda a encontrar a comunidade onde Shay está vivendo, ou você nunca se tornará perfeita". 
Tally agora tem que se decidir entre realizar seu maior sonho e se encontrar com seu amigo do lado colorido da força (sobre o qual vem descobrindo coisas não tão boas) ou trair sua amiga e todas as pessoas da comunidade, a quem ela começa a se apegar.
Não vou dar mais detalhes para não estragar a leitura de ninguém, mas os desdobramentos da trama são surpreendentes! Os personagens podem não ser os mais carismáticos (Tally, no início, me irritou com suas discussões sobre como se tornar perfeita era o melhor caminho a ser seguido), mas a história é ótima e me deixou realmente preso ao livro. O que ajuda bastante também é o tamanho dos capítulos. Como eles são bem curtos, de "só mais um capítulo, é curtinho" em "é curtinho, só mais um e eu vou dormir", quando percebi tinha lido mais de 100 páginas só no primeiro dia. 
E além de toda a trama, temos uma bela de uma crítica social aos padrões de beleza e ao controle que o governo exerce sobre a população. São usados moldes perfeitos para os corpos e mentes das pessoas, o que faz com que percam sua identidade e originalidade para se tornarem um bando de pessoas lindas, porém sem nada de mais, que são praticamente obrigadas a se divertir. Até onde isso é uma coisa boa?
É uma distopia excelente. Em alguns momentos a caracterização da cidade futurística se torna um pouco clichê, com carros voadores, pranchas que voam e tudo o mais, mas tudo se encaixa muito bem no contexto e dá um toque a mais para a história.
Para quem gostou de Jogos Vorazes e/ou Divergente, esse livro é mais do que recomendado. E para quem deseja embarcar no gênero de distopias também.
Não é uma leitura que lhe tomará muito tempo e queimará muitos neurônios, mas te apresentará uma ótima trama, com uma narrativa ágil e surpresas a cada capítulo. Sem contar que te deixará com um gostinho louco de quero mais para a sequência, Perfeitos, que promete ser ainda melhor!

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

6 comentários:

  1. Estou No segundo livro da Triologia de Feios, amo a escrita simples, e empolgante do Scoot Westerfeld......depois de Jogos Vorazes, que me acabou comigo ( no bom sentido), joguei minhas fichas em FEIOS, até agora não me arrependi.

    Ótimo Texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!
      A escrita de Scott é bem direta, eu gostei disso, deixa a leitura muito mais rápida. Logo logo vou começar o segundo, mal posso esperar.

      Excluir
  2. Acredita que eu ainda não me decidi a ler a série por causa das capas? As do Brasil sõa simples mas lindas, já as de Portugal estão horríveis e não me chamam.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso, a primeira vez que vi as capas dos livros eu pensei que eram autoajuda... mas depois que pesquisei mais sobre a história e me acostumei as capas acabaram ficando muito mais legais hahah

      Excluir
  3. Quero muito ler Feios!! Ele está na minha lista de leituras kkk
    http://labiriintoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Agora já me arrependi de não ter comprado Feios na Black do Sub :( Estava tão baratinho
    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir