quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Julgando pela capa...


Oi, como vai? 
Hoje estou aqui para trazer uma discussão que vi de relance passando pelo painel do Blogger ontem (mas que não parei para ler de fato e depois não encontrei mais) que achei bem interessante. Trata-se da questão de julgar o livro pela capa!
Esse assunto pode, ainda, ser uma metáfora para as pessoas, e para mostrar como julgam umas as outras só pela aparência, sem sequer conhecer a personalidade delas. Hoje falarei sobre realmente julgar a obra pela capa, sem sequer saber o conteúdo.
É inegável: todos acabamos julgando livros pela capa. Não todos os livros, e não necessariamente de um jeito negativo. Agora, com a evolução (e o fato de serem muito mais baratas e práticas mesmo) das lojas virtuais, fica cada vez mais raro entrar em uma livraria e passar um bom tempo por lá. Sempre que posso faço isso, mas, na maioria esmagadora das vezes, se descubro algum livro legal é só para guarda-lo de volta na estante e compra-lo depois, em casa. A questão é: se você está vagando pela livraria, dificilmente tem um livro em mente. Você está simplesmente lá, andando. Até que encontra aquele livro com uma capa muito legal, e resolve ler sua sinopse por causa disso. Pronto, você acabou de julgar um livro pela capa. O livro pode ser maravilhoso, ou ele pode ser péssimo, mas o que te levou a pegar exatamente ele na estante, e não qualquer outro, foi justamente a capa mais atrativa (as semelhanças com as relações humanas estão ficando cada vez maiores, é até assustador). 
Reflita: quantas vezes você não fez isso? E quantas vezes você não pensou que um livro fosse ruim por causa de sua capa?
Outras coisas que pesam muito no julgamento é o título e o autor. Títulos como "Diga aos Lobos que Estou em Casa" me fazem querer o livro sem nem saber a história que narra. O mesmo acontece com os autores. O exemplo mais claro é o de Agatha Christie. Gostei tanto de algumas de suas obras que agora mal leio a sinopse quando vou comprar um novo. Compro porque, bem, é Agatha Christie. O mesmo acontece com JK Rowling. The Casual Vacancy é um livro ótimo, mas, aposto, se fosse escrito por qualquer outro autor que não fosse a JK eu sequer teria dado importância ao passar por ele na livraria (se conseguisse encontra-lo, porque duvido, também, que teria tanto destaque assim nas prateleiras). Todo mundo tem autores assim, que, independentemente da história que ele contar, irá querer ler. Não tem como ser imparcial nesses casos. 
Agora, voltando ao caso das capas: os autores podem fazer um trabalho impecável enquanto escrevem suas obras, se a editora não fizer um bom trabalho com a capa todo o trabalho que teve com a escrita não será igualmente valorizado por não vender tanto quanto se espera.
Para exemplificar bem a situação, citarei um livro ruim, mas que tem uma capa muito legal, e um livro bom, cuja capa é horrível.
A capa do livro The Mark of Athena, por exemplo (há quanto tempo não citava essa obra prima como exemplo para falar de livros ruins...), é muito bonita. O desenho é bem feito, e é aquele tipo de capa que te faz pegar o livro da prateleira da livraria para procurar a sinopse. Porém, quanto ao conteúdo, não posso fazer os mesmos elogios.



Agora, analisemos o caso de A Revolução dos Bichos. É um livro sensacional, porém a capa é um tanto zoada. Com o tempo me acostumei, e gosto bastante dela hoje em dia, mas sejamos francos, é feia. E como se não bastasse isso, muita gente (que não conhecia a obra e a qualidade de George Orwell) zombou, só por causa da foto do bendito porco.




O mesmo mal da capa feia poderia ter me atingido e me feito nunca ter lido Agatha Christie. Isso porque as primeiras edições de seus livros que comprei são bastante feias. Hoje temos edições maravilhosas por aí, mas eu poderia ter deixado de conhece-la por causa disso. O que me salvou da ignorância foram as recomendações da crítica e de amigos, mas quem não tem isso dificilmente descobriria essa sensacional autora (mas estendo para muitos outros autores) sozinho.



Faz parte da vida do leitor julgar os livros pela capa e, mesmo que, certas vezes, acabemos perdendo a chance de conhecer livros legais por causa da falta de interesse que a capa nos gera, é assim que descobrimos muitas obras legais. No caso dos seres humanos isso é errado, mas nos livros não há problema algum. 
O que vocês pensam sobre isso? Que livros vocês já julgaram pela capa e se provaram certos? Ou errados? Comentem! 

Até a próxima ;D

2 comentários:

  1. Eu nunca leio um livro se a capa for feia :S Simplesmente não consigo, não dá vontade. Nunca tinha lido um clássico por causa disso, até que recentemente cá em Portugal Orgulho e Preconceito foi relançado com uma capa maravilhosa e aí eu comprei :)
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Eu sou muito visual, então tenho grandes problemas com livros com capas não tão atrativas. Comprei O lado mais sombrio sem nem ao menos ler a sinopse, apenas por ter uma capa incrível. Fiz uma boa escolha, porque além da capa, o livro possuí uma história maravilhosa.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir