quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Vamos falar sobre: A Esperança - parte 1



Foi só acabar a sessão de Em Chamas, em 15 de novembro de 2013, que comecei minha contagem regressiva para "A Esperança - parte 1", que estreou ontem (sim, em plena quarta feira, mas achei um ótimo dia para se estrear filmes) arrasando as estruturas emocionais e superando todas as expectativas (que eram altíssimas).
No primeiro filme, Jogos Vorazes, conhecemos Panem, todos os seus problemas sociais e os temidos Jogos, nos quais adolescentes são mandados para uma arena para lutarem até a morte enquanto toda a população assiste. Já no segundo, Em Chamas, os atos tomados por Katniss geram uma rebelião em certos Distritos, e a população começa a se mobilizar contra a Capital e suas ordens enquanto a Garota em Chamas deverá voltar à arena, para, desta vez, enfrentar oponentes ainda mais perigosos e experientes. Agora, em A Esperança, a revolução finalmente eclodiu por todo o país, e Katniss deverá ser a face desta revolução, a porta-voz dos rebeldes, o Tordo.
O Distrito 12 foi bombardeado e a maioria de sua população foi morta, suas construções reduzidas a pilhas de cinzas. A parte da população que conseguiu escapar se dirigiu, liderada por Gale, ao Distrito 13, que acreditava-se estar dizimado pela Capital por iniciar uma rebelião.
Katniss, a garota decidida dos outros longas, encontra-se traumatizada, perturbada por tudo o que aconteceu a ela e aos seus amigos e aliados, e deverá superar tudo isso para tornar-se a face da revolução. É isso o que decide ser quando vê toda a destruição que a Capital causou em seu Distrito, e aí começa uma verdadeira campanha publicitária para disseminar os ideais dos rebeldes e incitar a revolução em cada vez mais Distritos. 
Em contrapartida, temos Peeta, que se transformou em uma espécie de marionete da Capital e pede um cessar-fogo entre as duas partes, para que se evite uma guerra civil.
Tudo se intensifica quando Katniss presencia o bombardeamento de um hospital cheio de inocentes feridos no Distrito 8.
















À partir daí, não darei mais detalhes, tendo você lido o livro ou não. 
O desenvolvimento da história neste longa é diferente dos outros: mais lento, mas nem um pouco chato. O fato de o livro ter sido dividido em 2 partes (o que agora, depois de assistir, aprovo) faz com que muitas partes do início, que já é mais parado no livro, sejam melhor aproveitadas, e não se trate de um único filme corrido e superficial.
Há uma exploração muito maior do psicológico dos personagens, principalmente de Katniss, na melhor atuação de Jennifer Lawrence que já vi na saga (que já era sensacional nos outros longas).
A atmosfera do livro é muito bem desenvolvida no filme, e ficamos apreensivos, indignados, tristes, animados e com vontade de nos juntar à revolução contra a Capital.
As cenas da revolução em outros Distritos são sensacionais, o que nos leva a outro ponto positivo da adaptação: tudo o que foi acrescentado foi realmente importante para a história. Não tivemos mudanças que atrapalhassem nada, pelo contrário: tudo aquilo que foi mexido foi muito bem-vindo.







Os efeitos especiais estão cada vez melhores e grandiosos, e é incrível ver como a saga cresceu. Em comparação aos outros dois longas, que já são muito bem feitos, este conseguiu ser ainda melhor, e o trabalho cuidadoso contribui até mesmo para o mal estar que sentimos em certas cenas, como a visita de Katniss ao Distrito 12, cuja caracterização é realmente impactante (principalmente quando são mostrados os corpos carbonizados caídos em meio aos escombros). 
As atuações são magníficas, com destaque para Jennifer (obviamente) e Josh, que, com uma caracterização incrível, conseguiu se superar e ser com perfeição um Peeta perturbado, fora de si. 
Mesmo que Jogos Vorazes já seja bom, a mão de Francis Lawrence, o diretor, fez a saga dar um grande salto, e mal posso esperar para ver a grandiosidade de "A Esperança - parte 2", que trará a maior parte da ação e o desfecho épico e de tirar o fôlego para essa incrível saga. 

Um comentário:

  1. Não é apenas uma questão de querer assistir, simplesmente preciso assiste a esse filme!

    triocoffee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir