segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

5 motivos pelos quais você precisa ler Agatha Christie



















Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre uma das melhores escritoras que já tive o prazer de ler, a rainha do crime, Agatha Christie. Dela, já li quatro obras, sobre as quais falarei mais ao longo do post, e tenho muitas outras aqui na estante, só esperando para serem começadas.
O título do post pode soar um tanto pretensioso, mas todos aqueles que já leram a obra de Agatha Christie e convivem com pessoas que não leram vão me entender. 
A autora, que viveu de 1890 a 1976, publicou mais de 70 romances, em sua grande maioria policiais. A primeira obra que li de Agatha foi O Natal de Poirot, e gostei tanto que tomei coragem e prometi que lerei pelo menos a maior parte de toda a sua obra. Ainda estou longe, bem longe, mas chegarei lá. Seus principais personagens são Hercule Poirot e Miss Marple. Ainda não li nenhum livro da autora que conte com Miss Marple, mas já li alguns com Poirot e adorei o personagem e sua maneira de resolver os casos.
Enfim, sem mais delongas, vamos aos motivos:

1. Seus finais surpreendentes

Agatha é famosa por seus finais surpreendentes. Com exceção de Os Elefantes Não Esquecem, nunca consegui chegar perto das respostas de seus livros, dos assassinos de fato. Quando tudo é revelado, é como se a sua vida não fizesse mais sentido e você tivesse sido enganado por todo esse tempo. E o mais incrível: tudo se encaixa perfeitamente, e não são deixados fios soltos ou coisas mal explicadas. 

2. A maneira como seus livros são escritos/montados

A maioria dos livros que li dela, aqueles com o detetive Hercule Poirot, apresentam uma forma clássica dos mistérios: assassinato - investigação da cena do crime - depoimentos das testemunhas - aquele momento em que tudo se encaixa para o detetive - revelação de embaralhar os miolos mas que ainda assim faz todo o sentido do mundo. Isso, além de gostoso de se acompanhar, acaba sendo "didático" para quem pensa em escrever livros policiais (como eu), por exemplo. 

3. A rapidez e fluidez da leitura

Sua escrita é muito gostosa de ser acompanhada e nem um pouco complicada. Seus diálogos são bem apurados e não há falas desperdiçadas. Seus livros não são longos, então não há muito tempo a perder. Qualquer conversa que acompanhamos entre os personagens é importante, para o que virá a seguir ou para acusar o verdadeiro culpado no final do livro. Aliando a escrita ao tamanho menor e o fato de serem muito intrigantes e não te deixarem viver sua vida normalmente sem saber quem é o verdadeiro culpado, são livros muito rápidos de serem lidos. Alguns cheguei a terminar em dois dias, embora seja perfeitamente possível terminar em um dia só. 

4. Os preços dos livros

Como se não bastassem todos esses pontos positivos relacionados à autora, suas edições (as mais novas, pelo menos) são bem feitas e muito baratas, e quando vou comprar um livro de Agatha não consigo sair com apenas um. A editora L&PM tem edições pocket lindas dos livros da autora, assim como a Best Bolso. A Nova Fronteira tinha edições um tanto feinhas, o que foi consertado com maestria nessas últimas edições lançadas pela editora: são edições maravilhosas em capa dura que ainda podem vir separadas ou em um lindo box. Ainda temos alguns publicados pela editora Globo.

5. E Não Sobrou Nenhum

Este livro, por si só, é um enorme motivo para ler a autora. Dela, já li O Natal de Poirot, Assassinato no Expresso do Oriente (um dos meus favoritos), Os Elefantes Não Esquecem (outro dia farei um post só sobre os livros da autora) e este, que é o melhor que já li de Agatha e um dos melhores de todos os policiais/suspenses/thrillers. O livro conta a história de dez pessoas um tanto aleatórias (um médico, um juiz, um ex-detetive, etc) que são convidados a passarem um período na ilha do misterioso senhor U. N. Owen. Ao chegarem lá, descobrem que o anfitrião não estará para recebê-los, e uma gravação tocada em um gramofone revela segredos do passado de todos que estes escondiam a sete chaves. Em todos os quartos há um poeminha infantil, e, baseado neste poema, aos poucos os "prisioneiros" vão morrendo. Tudo piora quando se descobre que estão sozinhos na ilha, ou seja, o assassino é, na verdade, um deles.
É simplesmente uma história de arrancar os cabelos de tão boa. A maneira como é conduzida, a sensação de desconfiança que temos e que podemos sentir entre os personagens, o desfecho e a explicação para tudo aquilo. É um livro que você tem que largar tudo e correr para ler. Acho que é a melhor maneira de descrever o quão esse livro é incrível e imperdível. 

Bem, esses são os cinco principais motivos pelos quais você precisa largar tudo o que está fazendo no momento e correr procurar livros de Agatha Christie. Seu nome na capa de um livro policial já é uma garantia de que será uma ótima leitura, e, depois desse título e do post todo, nem preciso dizer que recomendo, né?

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

15 comentários:

  1. E não sobrou nenhum entrou pra minha lista de desejados. Nunca li nada da autora, mas já separei o único livro que tenho dela para ler esse ano. Espero me encantar tanto com ela quanto você hehe.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma autora irresistível, quando você lê o primeiro simplesmente não dá pra largar e não nenhum outro hahah

      Excluir
  2. Adoro a Agatha e seus livros; ela era, sem dúvida, uma mulher bem à frente do seu tempo.
    Excelentes motivos para lê-la.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, sempre fui louca para ler os livros da Agatha, mas ainda não tive oportunidade. Tive mais vontade ainda lendo seu post.
    Valeu pelas dicas.

    Meu Cantinho Secreto

    ResponderExcluir
  4. Assassinato no expresso do oriente é minha paixão. Primeiro que li dela e pretendo ler não a maioria, mas todos haha todos os motivos são mais que válidos, tudo na rainha do crime é perfeito!
    Parabéns pela ideia de post!
    Beijos!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre via os livros dela na biblioteca da escola, mas por algum motivo, outro livro me chamava mais a atenção e eu acabava deixando Agatha de lado (please, don't kill me, haha). Alguma coisa me diz, que a muitos anos eu já li Assassinato no Expresso do Oriente, obviamente isso foi antes de eu ter um Skoob pra me ajudar a lembrar dos livros, mas enfim. Eu ainda vou ler todos dela, tenho muita vontade, é tanta gente elogiando que eles só podem ser ótimos. Isso sem falar que romance policial é meu gênero favorito.
    Se você gosta do gênero, te um autor que você precisa conhecer, caso ainda não tenha lido nada dele: Sidney Sheldon, esse cara é brilhante. Foi ele quem me fez me apaixonar pelo gênero, ficar horas tentando desvendar mistérios e tudo mais, vale muito a pena caso ainda não conheça.

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive que ler Assassinato no Expresso do Oriente para a escola, acho que nunca tive uma leitura obrigatória tão prazerosa hahahah
      Policial está se tornando meu gênero favorito, obrigado pela indicação, pesquisarei alguns livros dele!

      Excluir
  6. Eu li vários dela e tenho uma paixão pela A Casa Torta, mas realmente ela é perfeita.

    Seguindo e curtindo aqui....Beijinhos
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Curto muito os livros dela. Os que menos gosto são os da Miss Marple. Mas o Holmes ainda está mais no meu coração que o Poirot! Hehehehehe
    Mas sim, ler Christie é sempre uma excelente escolha! :D
    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, Adan!
    Você tem toda razão... eu particularmente, "preciso" ler Agatha Christie, esta grande escritora..
    Já li Assassinato no Expresso do Oriente, mas faz muito tempo. Acho que vou fazer uma releitura.

    Abraços!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada da Agatha Christie, mas o meu pai adora e a minha meia irmã também e estou a pensar também em ler alguma cois apelo menos. Acho até que se for ali à estante do meu daddy deve ter algo para eu começar :P Vamos lá
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Agatha Christie é muuito amor! Eu amo os livros dela e toda vez que começo a ler um novo, tenho certeza que não vou me decepcionar.

    Dica: Leia "Um brinde de cianureto". Primeiro, a capa da L&PM é bem linda e, segundo, a história é super intrigante!! Vale muito a pena. (Y)

    Abraços!
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela indicação!! Pesquisei no Skoob e já me interessei bastante, foi para a wishlist hahah

      Abraços

      Excluir
  11. Nunca li nada da autora, sempre tive um interesse e estou mais interessada agora haha!

    http://mermaidtail.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Tenho alguns livros dela na minha "listinha" desse ano haha :3
    graziellysj@gmail.com

    ResponderExcluir