quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Vamos falar sobre: Mentirosos


















- >não< contém spoilers - 
Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre um dos livros mais surpreendentes que li nos últimos tempos, tanto em questão de qualidade quanto nas reviravoltas da história. Trata-se de Mentirosos, de E. Lockhart. 
O livro, que, ao menos pela capa, parecia ser um simples young adult, se mostrou uma obra inteligente e que precisa ser lida, bem, por todo mundo.
Mentirosos nos conta a história da família Sinclair, uma família muito rica e aparentemente perfeita que passa todos os verões em sua ilha particular, onde certas coisas acontecem.

Bem-vindo à bela família Sinclair.
Ninguém é criminoso.
Ninguém é viciado.
Ninguém é um fracassado.
Os Sinclair são atléticos, altos e lindos. Somos democratas tradicionais e ricos. Nosso sorriso é largo, temos queixo quadrado e sacamos forte no tênis. 

Este é exatamente o início do livro, e já sintetiza muito bem como é a família que acompanharemos ao longo da história. Acontece que eles não são tão perfeitos assim, mas fazem de tudo para manter as aparências. 
A personagem principal é Cadence Sinclair, uma garota que já se mostra diferente de outros. Ela critica todo o materialismo dos familiares e se opõe a muitos dos caprichos de seu avô que, para manter a imagem de perfeição da família, sempre ameaça sua mãe e tias com a tomada do dinheiro e dos patrimônios.
Cadence, desde criança, era muito próxima de seus primos (e um agregado), Mirren, Johnny e Gat. Pelo último, o agregado, ela desenvolve sentimentos mais fortes. Eles se chamam de Mentirosos, como um grupo revolucionário em meio à ditadura exercida por seu avô. 
Tudo ia muito bem até que no verão dos quinze anos de Cadence a garota sofre um acidente que muda sua vida completamente. Ela sofre de fortíssimas dores de cabeça e amnésia seletiva, e, pelo fato de o livro ser narrado em primeira pessoa, sabemos tanto quanto ela sobre esse tal acidente e descobrimos aos poucos o que realmente aconteceu. 
E isso é tudo o que você pode saber sobre o livro.



É um daqueles livros que você precisa de muito cuidado para falar sobre, porque qualquer informação a mais pode estragar a leitura. Dei ênfase ao fato de não conter spoilers no início pois até mesmo uma informação solta aleatoriamente em uma resenha pode fazer diferença na leitura, e, quanto menos você souber, melhor.
É um livro intrigante, gostoso de ser acompanhado, mesmo que passe por pontuais momentos em que nada acontece. Como falei há pouco, descobrimos com a personagem principal sobre o que aconteceu, e passamos a obra toda tentando ligar os pontos. Quando tudo é explicado, é como se a vida fosse uma ilusão, e faz com que o livro valha muito, muito a pena.
A escrita da autora é simples, porém inteligente, cheia de metáforas e propositalmente confusa em alguns momentos, para nos demonstrar o quão confusa e perturbada é a mente da protagonista.
Uma leitura fluida e um livro muito rápido de ser lido, te prende cada vez mais até chegar ao ponto em que você não pode largar enquanto não descobrir o que realmente aconteceu. 
Extremamente recomendado!

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de levar uma boa surpresa, passe mesmo na frente dos outros livros! É tudo muito bem planejado, daqueles que, quando você termina, começa a juntar os pedaços e pensa "nossa, como eu não percebi tudo isso?". Além disso, é como se o livro não te largasse depois que você o termina, tão impactante é a sua história. Nossa, nunca vou me cansar de elogiar hahahah

      Abraços, Adan

      Excluir
  2. Oi, Adan!
    Adorei a sua opinião sobre Mentirosos. É a segunda resenha que leio a respeito e estou ansiosa para ter o meu momento particular com esse livro (rs). Já o tenho em mãos, mas preciso dizer que realmente não sei o que esperar. Por mais que você tenha mencionado um pouco a história, é impossível prever as reviravoltas e surpresas que o autor guardou (rs).

    Só posso dizer que Mentirosos está na minha meta do próximo mês.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não hesite para começar a ler, você não irá se arrepender!
      E, quanto mais cedo você ler, mais difícil fica alguém te atingir com spoilers, que estão por toda parte (mesmo a autora tento pedido nas notas finais para que não comentássemos os acontecimentos com quem não leu, já para não estragar as surpresas, que fazem o livro valer a pena).
      Espero que goste ;))

      Excluir
  3. Oie, tudo bem?
    'Mentirosos' tornou-se um dos meus livros favoritos! Adorei a escrita de E. Lockhart e como toda a narrativa foi construída. Infelizmente eu ~saquei~ o que tinha acontecido com os primos mais ou menos na metade do livro, mass eu não queria aceitar que era realmente aquilo, então me envolvi mais ainda na história. Apesar de tudo, achei que o final foi diferente do que eu esperava (veja bem, apesar de óbvio, foi arrebatador!). Fico feliz que você também tenha aproveitado a leitura.

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cogitei a possibilidade com um dos primos, mas deixei de lado quase na hora. Quando tudo foi enfim explicado... nossa, muitos tapas no leitor foram distribuídos com final deste livro hahahah

      Excluir
  4. Oi Adan :)
    Todo mundo fala tão bem desse livro que eu não poderia estar mais curiosa. Tenho de sacar ele em e-book para o meu kindle e preciso ler logo.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vontade de ler foi tão repentina que em um dia descobri, já baixei o ebook para ler no iBooks e cheguei à metade, terminando pouco tempo depois. Deixei diversos outros livros esperando, mas valeu a pena!

      Excluir
  5. Oi! Tudo bem?
    Eu só passei aqui para lhe informar que te indiquei para uma tag.

    Confira lá: umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br/2015/01/tag-13-eu-blogueiro.html
    Espero que goste.

    ResponderExcluir
  6. Primeiro,adoro o seu blog. Bem dinâmico,segundo,eu quero ler esse livro. Já ouvi muita gente falar dele,mas você deu aquele impulso maior para que eu me interessasse só por dizer que não é um simples YA. Agora sim,comprarei sem medo...ahauhaua.... Parabéns! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!
      Quando comecei a ouvir sobre o livro, ninguém queria me contar nem os mínimos detalhes para não estragar, e já aí mostra que não é um simples YA (tem muitos que a introdução já resume basicamente toda a história, mesmo sem intenção).
      E, conforme o livro se desenrola até chegar ao seu final, é como se salvasse o gênero dos young adults hahahah pode comprar sem medo!

      Excluir