quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Vamos falar sobre: O Chamado do Cuco


























Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre o primeiro livro da nova série de romances policiais de JK Rowling, escritos sob o pseudônimo Robert Galbraith, um livro que me deixou muito dividido e que só não abandonei ao meio por ser de uma de minhas autoras favoritas. E fico muito feliz de não tê-lo feito.
O livro nos conta a história do detetive Cormoran Strike, que está, perdoem-me a expressão, "completamente fodido". Perdeu parte da perna direita no Afeganistão, se separou da mulher com quem tinha uma relação conturbada e passou a morar em seu escritório, o qual perderá se não pagar a montanha de aluguéis atrasados. Em um acordo com um agência de secretárias temporárias, já que não pode pagar uma fixa, a cada semana Strike recebe uma temporária nova, e, na semana de seu grande caso, recebe Robin, que se mostra uma ótima ajudante, além de uma personagem muito carismática e que deveria ter uma participação ainda maior na história. 
Neste primeiro livro da nova série prometida por JK, investigamos o caso do assassinato de Lula Landry, uma famosíssima modelo perturbada que buscava suas origens e que foi encontrada morta depois de cair da sacada de seu prédio. Na época, foi alegado suicídio, porém seu irmão, John Bristow, não consegue acreditar nesta ideia, e tem certeza de que Lula foi empurrada por alguém.
Assim, conhecemos melhor a história da modelo, suas relações, principalmente com o namorado drogado e reprovado pela família Duffield, o estilista um tanto obcecado por ela Guy (se pronuncia "gui") Somé, com sua família e muitos outros personagens, adentrando o mundo da fama, da moda, dos paparazzis, e percebendo toda a obscuridade que há por trás disso.























É uma história muito interessante de ser acompanhada, porém a maneira como foi escrita acaba por tirar um pouco a vontade de devorar o livro para descobrir o verdadeiro culpado o quanto antes. Isso porque, embora passemos muitas páginas com os testemunhos, que são ótimos de se acompanhar, sendo narrados, temos boas partes de enrolação, e é como se quebrasse o ritmo da leitura.
É uma narrativa que oscila bastante: em alguns momentos muito legal, e em outros, muito chata. 
O problema deste livro é que o detetive, embora muito inteligente, passa a maior parte do livro sem compartilhar conosco algumas de suas suspeitas, que nos instigariam a ler mais rápido e tentar ligar os pontos. É como se lêssemos todos os depoimentos, mas não conseguíssemos descobrir nada de fato. Isso não é problema algum em uma obra policial mais curta, na qual nos sentimos intrigados com os movimentos inexplicados do detetive mas chegamos rapidamente à conclusão de tudo. Mas, neste caso, se passam cerca de trezentas páginas até que Strike realmente decida compartilhar conosco alguns de seus pensamentos e suspeitas e o livro ganhe um pouco mais de ação.
Como nos livros policiais clássicos, o culpado é revelado bem no final, e, em um capítulo, tudo o que captamos durante o livro sem conseguir ligar de fato é relacionado e explicado de maneira sensacional, que não decepciona nem um pouco. 
A explicação para o caso e o verdadeiro culpado fazem com que até os momentos chatos do livro valham a pena, mas a autora pecou no desenvolvimento (mais ou menos a mesma crítica feita sobre Morte Súbita, no qual o desenvolvimento parece bem "parado" para no final muitas coisas legais acontecerem).
Ainda assim, recomendo a todos os que gostam de romances policiais, desde que tenham, é claro, um pouco de paciência e firmeza para não abandonarem o livro antes do final e persistirem até que tudo passe a valer a pena.
Já tenho o segundo volume, O Bicho-da-Seda, e pretendo não demorar a começar a ler. Pelos comentários que andei lendo, a continuação conserta boa parte dos problemas do primeiro, e mal posso esperar para descobrir se isso é realmente verdade.

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

10 comentários:

  1. J.K. Rowling arrasa no que escreve. Ela tem se mostrado que não é como a grande maioria dos escritores que escreve apenas a "mesma coisa de sempre", ela escreve não apenas para crianças como também para o público maior. "O Chamado do Cuco" é um ótimo livro e surpreendente.

    Jovens Leitores - http://jovens-leitores-brasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma das coisas que eu mais admiro nela. Enquanto alguns outros autores se prendem no assunto que os fizeram vender, JK se aventura em outros e cada um de seus novos projetos é bem diferente do anterior.

      Excluir
  2. Também li esse livro e achei o mesmo que tu em vários pontos (ando compreguiça de fazer a resenha). O segundo livro foi lançado este mês cá em Portugal e eu quero muito comprar <3
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de preguiça e vai resenhar logo! hahahah
      Estou bem curioso para ler o segundo, espero que seja ainda melhor que o primeiro.

      Excluir
  3. A cada resenha que vejo desse livro, aumenta mais a minha vontade de ler.
    Só que eu vou esperar ele entrar em promoção (pobreza), pq quero ele com a capa dura. hahah '
    Adorei a resenha aqui.
    Abraço

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preferi comprar com a capa "mole" mesmo porque acho muito mais confortável pra ler. Mas, quando estava pesquisando pra comprar, vi em promoção em muitos sites. Na Americanas, inclusive, a edição em capa dura estava um pouco mais barata que a outra, fica a dica hahahah

      Excluir
  4. Eu tenho muito interesse de ler este livro por ser da Rowling, mas acho que posso gostar porque eu amo romances policias. Acho que posso gostar muito, porque como em The Casual Vacancy, a maioria não gostou mas eu amei, fora que só o jeito como a Rowling escreve me conquista, haha.
    Adorei a resenha!

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amei The Casual Vacancy, mas não consigo ser simplesmente imparcial com a JK. Como é dito em A Culpa é das Estrelas, dela eu leria até a lista de compras hahahah

      Excluir
  5. Adorei a resenha, nada como um bom romance policial, e as fotos
    ficaram linda Adan, parabéns querido.

    Beijinhos.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/01/unboxing-livro.html

    ResponderExcluir