segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Vamos falar sobre: Oceano no Fim do Caminho



Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre minha primeira leitura de 2015 (sim, passei diversas outras resenhas na frente), e já a minha primeira decepção. Trata-se de um livro que eu queria ler há muito, muito tempo, morando na minha wishlist há quase tanto tempo quanto Sob a Redoma e Senhor dos Anéis. 
A obra, de Neil Gaiman, começa com o protagonista (cujo nome não é falado, então sempre me referirei a ele como "o protagonista") saindo de um velório (e também não sabemos de quem) e dirigindo sem rumo até se encontrar em sua antiga casa de infância. No final daquela rua, ficava a propriedade das Hempstock, onde passou muitos momentos importantíssimos na infância. 
Descobrimos, ao longo da história, sua relação com Lettie Hempstock, uma garota de 11 anos que o ajuda muito e de quem ele se torna muito amigo; com a mãe dela, Ginnie Hempstock; e sua avó, sra. Hempstock. As três têm certos poderes especiais, sobre os quais não detalharei por um simples motivo: eles não têm explicação.



Acho que, de todas as sinopses dos livros que já escrevi em minhas resenhas, essa foi a mais curta. Isso porque a premissa é basicamente esta, e não há mais para detalhar porque ou seria spoiler ou não foi explicada mesmo. E por este motivo o livro foi uma das minhas grandes decepções literárias.
A história começa como se fosse um livro "normal", digamos, que contaria uma história sem nada de fantasia (embora eu saiba que seja o gênero mais explorado pelo autor), como a história do garoto e de Lettie, o fato de ela pensar que o lago em sua propriedade é um oceano, essas coisas.
A história segue normalmente até que somos jogados no meio da magia e ela continua sendo explorada e explorada de uma maneira, devo dizer, porca. Isso por causa da falta de explicação, e da dificuldade do narrador de descrever bem os seres com quem se depara. Além disso, a origem da magia das Hempstock, como elas chegaram a fazer tudo aquilo que conseguem fazer... simplesmente nada nos é explicado.
Não sei se foi uma falha gravíssima de Neil Gaiman ou se ele pensou que seria interessante esse ar de mistério. Seria interessante se no final pudéssemos descobrir do que se trata, mas passar o livro todo esperando por qualquer explicação que seja e não tê-la não é nada interessante. É decepcionante.
A média do livro no Skoob é tão alta (4.2 de 5) e ouço tantos elogios que fico me perguntando se o problema está no livro ou se eu que não entendi a arte da coisa. Mas, se isso for a arte de Gaiman, não quero ler outro livro seu tão cedo.
As reflexões sobre a infância, a passagem do tempo, sobre como perdemos nossa inocência e passamos a nos importar com outras coisas (que podem nem ser tão importantes assim) enquanto deixamos de aproveitar as coisas simples da vida, são o único ponto positivo que posso ressaltar do livro, mas ainda não faz tudo valer a pena.
Chega a ser ridícula a maneira com que a magia foi inserida no livro. É colocada de maneira muito aleatória, e recebemos pouquíssimos porquês (porquês, estes, que precisariam de outros porquês). É como se Neil quisesse terminar o livro logo, e, fazendo uma comparação bem tosca, é como aquela redação que você não relê antes de entregar e só depois de receber a nota vai reparar em tudo aquilo que faltou e você deixou passar.
Pelo visto Neil Gaiman não releu sua redação. 

Até a próxima ;D

12 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Concordo com tudo o que vc disse, este livro foi a minha maior decepção de 2014 :/
    www.magisbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente tenho visto várias resenhas dele e me pareceu muito bom. Estou com vontade de ler,espero não ser decepcionante igual foi para você.

    http://younguai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ooi!
    Que pena que não gostou do livro :/
    Em tudo que já ouvi falar dele, falaram muito bem... Inclusive ele está aqui em casa para ser lido, rs.
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
  4. Eu estou doida pra ler esse livro, uma pena mesmo vc não ter gostado, mas acontece. Pelo pouco que li sobre ele, me parece ser um ótimo livro.

    Beijo.
    http://www.tendadoslivros.com.br/

    ResponderExcluir
  5. De todos os livros que tenho na minha estante, se alguém me perguntar quais são os cinco que mais conseguiram me tocar sem sombra de duvidas direi que é Oceano no fim do caminho é um deles. Uma pena você não ter gostado dele, mas a forma como o Neil Gaiman escreve realmente não é para todos, principalmente no caso desse livro onde você tem que colocar sua capa de criança aos sete anos para sentir o que o protagonista sente ao estar vivenciando tudo aquilo. Sobre a magia não explicada devemos lembrar que embora tenha características auto-biograficas, ela trata-se de uma fabula e em fabulas não há necessidade de explicação (crescemos lendo/ouvindo fabulas de animais que falam e nunca questionamos isso) e mesmo se explicasse talvez a característica inocente da historia se perdesse, já que uma criança de sete anos aceita as coisas muito mais fácil do que um adulto/adolescente, As Hempstock você pode associa-las a deusa tríplice, da mitologia céltica que representa ao mesmo tempo a Juventude, a maturidade e a velhice, ou se quiser as três parcas, as três fúrias, os três caminhos da deusa Hecate, ou só três mulheres que vão alem da compreensão, você escolhe. Neil Gaiman usa muito dessa relação de três seres poderosos em suas historias KK. Bom poderia ficar dias aqui comentando os motivos de achar que esse livro possui uma grandiosidade tremenda, mas é dificil até pra mim. E de qualquer forma jamais irei mudar sua opinião rs
    Embora discorde do que você diz a respeito do livro, achei sua resenha super bem escrita e você conseguiu pontuar bem o porquê não gostou. Já to seguindo aqui e com certeza voltarei mais vezes :D

    Abraços
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A forma como Neil Gaiman escreve não é para todos" - EXATAMENTE! Você tocou no ponto. Abaixo, Erick, eu enumero alguns motivos pelos quais muitos leitores da "Geração Potter" não digerem um estilo como o de Gailman. Te diria até, que alguns livros de Stephen King causam a mesma impressão nesses leitores que ainda não se desprenderam do estilo "tutelar" de J. K. Rowling. Abraços. Visite o meu blogue de crônicas: www.andreferrer.wordpress.com

      Excluir
  6. Bom dia, a sua resenha está boa, porém, se me permite, vou fazer algumas considerações sobre o estilo de Gaiman mediante os textos "mágicos" de J. K. Rowling. De fato, este livro foi escrito num estilo muito diferente daqueles ao qual a maioria dos leitores da "Geração Potter" está acostumada. J. K. Rowling explica tudo. Gaiman também explica, mas utiliza um expediente literário muito caro ao Movimento Modernista: dá fragmentos ao leitor e este, depois de uma, duas, três leituras, monta os "porquês" na própria cabeça. Não se trata de "falha", mas de estilo. A narrativa de J. K. Rowling preocupa-se muito com um leitor infantil por isso "tutela" este leitor ao máximo, pega o tempo todo na sua mão para que ele "atravesse a rua em segurança". Gaiman sempre produziu histórias em quadrinhos direcionadas ao público adulto. Natural qua a sua prosa "confie" mais na capacidade do leitor do que a escrita de J. K. Rowling. Seria isto! Sou cronista e tenho um blogue que atualizo semanalmente. Dê uma olhada: www.andreferrer.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Ah que pena, achei que o livro devia ser bom levando em conta que quem escreveu foi o grande Neil Gaiman. Bom saber assim não vou ler com tantas expectativas assim. ;)

    Passa lá no meu blog: https://raposaliteraria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie.

    Vi muita gente comentando sobre o livro no ano passado, e apaixonado pela capa e sinopse, comprei junto com Half Bad e Quem é Você, Alasca? Eu estava até em dúvida entre O Oceano e Esc@ndalo, ambos estavam custando o mesmo preço, 10$ cada. Mas acabei levando o do Neil mesmo porque sou louco pra ler esse livro.

    Acho que só poderei opinar mesmo quando eu o ler, o que será depois de Praticamente Inofensiva, do Douglas Adams. Eu espero gostar, e, sinceramente, não quero me decepcionar como você :/

    Eu quis esse livro por muito tempo, e não foi pra quando tê-lo querer tecnicamente queimá-lo.

    Adorei a sua sinceridade para com a obra *-*

    Abs,
    Jhonn.

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olaaaa,
    Me interessei por esse livro, parece ser muito bom! Já ta anotado na minha lista de livros para 2015. Você ganhou uma nova seguidora, segue?
    Beijoss

    http://livrosdamadrugada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Morro de vontade de conhecer o trabalho desse autor, todos falam muito bem dele e essa obra em especial sempre chamou minha atenção!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Também sempre vi boas classificações, mas memso assim, o livro foi lançado por cá, e nem assim eu fiquei com vontade de ler. Mas pensei que fosse um livro de drama ou algo do género, e nunca pensei que tivesse magia.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir