sábado, 10 de janeiro de 2015

Vamos falar sobre: Sob a Redoma






















Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre um livro que morou na minha wishlist por muito tempo, até que decidi que "de 2014 não passava" e realmente não passou (minhas resoluções de ano novo pelo menos com livros funcionam)! Trata-se de uma obra do escritor americano Stephen King, um dos mestres do terror e do suspense na literatura atual. Além de querer ler muito este livro, queria muito conhecer a obra do autor, e agora quero ler cada vez mais.
Sob a Redoma conta a história da cidadezinha de Chester's Mill que, subitamente, é cercada por uma redoma. A espécie de campo de força simplesmente desce ao redor da cidade, contornando perfeitamente suas fronteiras, e não consegue ser derrubada por nenhum meio imaginável. Mas o mais importante não é nem a redoma em si, mas o efeito que causa na população.
É um livro com muitos personagens, muitos mesmo. E todos são úteis para a história de alguma forma. O "principal" (entre aspas porque temos diversos principais) é Barbie, ou Dale Barbara, um forasteiro que estava fugindo da cidade depois de uns problemas com o grupo de adolescentes encrenqueiros quando a redoma o prendeu lá. Temos também Julia Shumway, a dona do jornal local; Rusty Everett, enfermeiro que acaba assumindo posto de principal médico no hospital e sua esposa Linda, uma das policiais da cidade; Joe McClatchey, um garoto de 13 anos muito inteligente e que tem ideias muito importantes no desenvolvimento da história; Junior Rennie, filho do "ditador" da cidade, que tem dores de cabeça fortíssimas causadas por um tumor cerebral que o levam a perder o controle sobre si próprio e até a agir como um homicida; entre vários outros. No centro de tudo esta Big Jim Rennie, dono de uma loja de carros usados e segundo vereador na cidade, mas que manipula todos e acaba se tornando uma espécie de ditador, se aproveitando do fato de ninguém poder entrar nem sair da cidade para executar suas ordens e estender seu comando. 
Ao longo do livro, chega a ser revoltante tamanha injustiça praticada por Big Jim, e mais revoltante ainda o fato de que tudo está em suas mãos (como o novo chefe de polícia facilmente manipulável, com sua nova força policial de adolescentes problema).




















Não darei muitos detalhes sobre a história para não estragar as surpresas, que acontecem do início ao fim. É interessantíssimo ver o efeito que a redoma tem sobre os habitantes: os suicídios, aqueles que tentam ajudar, aqueles que se aproveitam da situação. Temos aqueles momentos em que a população se mobiliza em gestos tocantes, outros em que ela se transforma em uma turba e cada um liberta seu lado mais selvagem e irracional.
Com muitas tramas, brigas, mortes, sangue, desespero e tudo o que não pode faltar em livros desse gênero, é um dos melhores que li no ano de 2014, e o desenvolvimento e o final são imperdíveis. 
Os capítulos são curtos e sempre muita coisa está acontecendo, o que torna uma leitura rápida, mesmo com mais de 950 páginas. É um livro gigantesco, mas nem um pouco demorado para ser lido. 
A escrita de King é gostosa de se ler, ao mesmo tempo em que chega a ser ácida e descreve com riqueza de detalhes cenas muito perturbadoras (das quais a obra está repleta).
Como fiquei muito tempo esperando para ler, desenvolvi altíssimas expectativas, e o livro superou todas. É sensacional, e não me cansarei de elogia-lo e recomenda-lo.

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

13 comentários:

  1. Gente. Eu , até hoje, não li nenhum livro do King. Me sinto tão mal porq é o tipo de leitura que sei que vou gostar.
    Enfim, eu já conhecia a história desse livro e adorei a resenha, só me fez interessar mais na leitura.
    Abraço !

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Otima resenha, preciso ler alguma coisa do King, mas esse volume de mais de 900 paginas me intimida um pouco,rs.
    Beijos
    floreesnoceu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a leitura acaba sendo mais fluida e gostosa que a de muitos livros curtos, não se deixe intimidar! hahahah
      Abraços ;D

      Excluir
  3. Meu irmão está me pressionando para ver a série, mas eu insisto que preciso ler o livro primeiro e, pela sua recomendação, parece ser realmente muito bom! Mesmo que o tamanho seja meio assustador kkkk
    Adorei a resenha
    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série eu não recomendo, porque do livro só aproveitou a temática e alguns dos personagens. É uma adaptação malfeita, continue insistindo em ler antes! hahaha

      Excluir
  4. Oi, Adan!
    Estou querendo ler Sob a Redoma já faz um tempo. E cada vez eu me convenço mais a respeito desta obra: deve ser maravilhosa.
    Parabéns pela resenha, que só me deixou com mais vontade de ler este livro!

    Abraço!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já estava interessada na obra, quando vi que iria virar serie, ia assistir, mas mudei de ideia, vou ler o livro primeiro e depois ver a serie!
    Gostei muito da resenha, já esperava isso de Stephen King!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Adan :)
    Esse livro é mesmo gigante heim? Aqui em Portugal ele foi até dividido em 2 volumes, mas não deixa de ser assustador hehehehe
    Penso que não seria o tipo de livro que eu gostaria, mas talvez tente ver a série.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Desde que li Christine, sou apaixonada pelo King (além de ele ter elogiado a Rowling uma vez, haha), ele escreve muito bem, e pudera, conseguiu fazer eu me assustar com um terror sobre carros, haha.
    Eu vi o primeiro episódio da série de TV baseado nesse livro, e confesso que não gostei, mas, como eu confio muito no King, ainda quero ler esse livro, tenho certeza que deve ser tão bom quando você achou. E bem, eu estou sentindo falta de ler um livro mais longo que me prenda por mais tempo, ultimamente tenho lido muitos livros finos, que não fazem muito feitio. Beijos, adorei a resenha, muito bem escrita.

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Tenho muita vontade de conhecer a obra do SK também! A autora Rô Mierling está organizando uma antologia em homenagem a ele :) super legal!
    Adorei sua resenha, beijos!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Tenho muita vontade de conhecer a obra do SK também! A autora Rô Mierling está organizando uma antologia em homenagem a ele :) super legal!
    Adorei sua resenha, beijos!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
  10. Preciso muito desse livro, adoro a serie! <3

    email para o sorteio que estou participando amandalevandowski@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Eu preciso desse livro, adoro a serie! <3

    email para o sorteio amandalevandowski@hotmail.com

    ResponderExcluir