quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Então eu assisti City of Bones...





Oi, como vai?
Hoje eu vim falar um pouco sobre o filme City of Bones, adaptação do livro homônimo escrito por Cassandra Clare. É engraçado falar que é uma adaptação, já que muita coisa foi mudada. De início as mudanças não me incomodaram muito, mas depois elas se tornaram tantas que começaram a me deixar levemente incomodado. Não conseguiria fazer um post desses sem acabar dando alguns spoilers, então se você ainda não viu sugiro que leia outra hora (ou continue lendo, se você é desses que não se incomoda com spoilers, mas não diga que não avisei). 
O filme começa realmente fiel ao livro, tanto que eu fiquei entusiasmado e pensei "que filme lindo" já nos primeiros minutos. As cenas podem não estar na mesma ordem que no livro, mas estão lá (já é exigir demais querer as cenas impecavelmente idênticas às do livro). Os atores escolhidos para o elenco não são tão diferentes do que eu imaginei enquanto lia, o que gostei bastante. As atuações não são das melhores, mas não decepcionam em nenhum momento. Não poderia haver um ator melhor para Jace do que Jamie Campbell Bower. Ele é o ideal, tanto em aparência quanto em personalidade. Em alguns momentos me incomodou a sua falta de expressão, mas foi somente no início. Depois Jamie se acomodou no personagem, se acostumou com ele, e conseguiu fazer um ótimo trabalho. Aliás, isso aconteceu com todos os atores. Lily Collins como Clary também estava um pouco estranha no início, mas logo depois se soltou no personagem e conseguiu ser Clary, não apenas interpretá-la. E por falar em elenco, fiquei muito feliz (muito mesmo, quase pulei na cadeira do cinema) quando percebi que Jocelyn, a mãe de Clary, era interpretada por Lena Headey. Lena interpreta Cersei Lannister, uma das minhas personagens favoritas em Game of Thrones. Quando eu vi o trailer eu ainda não assistia à série, então não vi nada de diferente na personagem. Mas quando ela entrou em cena no filme eu fiquei muito feliz. É um desperdício uma atriz como ela passar o filme todo em repouso, mas sua participação foi muito boa. Fiquei feliz também por ter terminado de ler o segundo livro, Cidade das Cinzas, antes de ver o filme do primeiro, pois ele contém alguns spoilers. Nada demais, mas no filme já sabemos porque Jocelyn está desmaiada sem chances de acordar e a principal consequência da visita de Simon ao Hotel Dumort. 
Jocelyn é levada por Caçadores de Sombras que trabalham para Valentim e Clary conhece o mundo do qual sua mãe o privou por toda a vida. A cena em que Clary, Simon e Jace chegam ao Instituto e a personagem consegue enxergar o que há por trás da igreja velha e caindo aos pedaços que é visível para os mundanos é uma das melhores.
Os efeitos especiais são muito bons também, conseguem tornar tudo muito crível.

O filme é realmente muito bom, por isso resolvi das duas notas separadas: uma para o filme em si e outra para a adaptação que ele é. Como filme eu dou nota 9,5. Pela falta de expressão de Jamie e por uma cena no início, que reúne Simon, Clary e Jace na cozinha destruída de sua casa que parece que foi feita sem nenhum preparo para uma apresentação de escola (em que todos falam ao mesmo tempo, param, falam e param, tudo meio embolado, para depois seguir normalmente), não dei 10. Mas em todos os outros momentos consegui ficar preso ao filme, que transmite tudo o que Cassandra Clare quis passar com seu livro.
Como adaptação receio que terei de dar nota 7,0. O início foi realmente muito fiel, mas de repente começou a se distanciar da obra em que se baseou. Algumas mudanças vieram para o bem, como por exemplo o fato de Simon não se transformar em um rato. No livro isso fica legal, mas no filme ficaria extremamente bobo, infantil, não se encaixaria bem, portanto foi uma mudança bem-vinda. Mas algumas mudanças não foram tão bem-vindas assim. Jocelyn, mãe de Clary, está no Instituto, e não em um hospital abandonado em uma ilha distante. Também não temos os Renegados, apenas alguns soldados invocados por Valentim em uma cena envolvendo muitos corvos e demônios que saem de um portal que me lembra muito alguns filmes super clichês que misturam fantasia e elementos reais (quase todo filme assim tem uma cena em que um portal é feito em cima de um prédio ou algo do tipo e vai até o céu. As nuvens começam girar em volta desse portal e muitos seres saem de lá e começam a atacar as pessoas). Algumas coisas como mudança da ordem de cenas e a mudança da cor do cabelo de Valentim são irrelevantes, não interferiram em nada. Mas a mudança nos atos de Valentim sim. No livro ele trata Jace um tanto quanto bem, para que o filho passe para o seu lado. No filme eles lutam na biblioteca do Instituto, com Jocelyn dormindo em um sofá. Hodge não entrega o Cálice Mortal a Valentim, ele o entrega a carta em que o objeto está escondido e faz com que Clary o tire de lá. Lógico que ela arranja um jeito de enganar o vilão e o entrega uma réplica. Assim, o filme acaba com Valentim sem o Cálice e Clary com um dos Instrumentos Mortais ainda na carta. Cidade das Cinzas, segundo livro da série, começa com Valentim em busca do segundo Instrumento Mortal, a Espada da Alma, pois já possui o primeiro. A sequência já foi confirmada e as gravações começam ainda esse ano, mas não consigo imaginar como vão conseguir colocar o Cálice nas mãos do vilão de maneira plausível e ainda seguir com a história. Além do mais, Hodge não termina como um traidor. Ele não foge para aproveitar a liberdade. Hodge continua no Instituto e ajuda Isabelle e Simon com o portal. Isso deu um pouco mais de humanidade ao personagem, mas no segundo livro ele não aparece em nenhum momento e não sei como poderão tirá-lo de cena no filme também de uma maneira plausível e seguir com a história, ou mesmo deixá-lo lá, mas com uma participação muito pequena. Pelo visto vão continuar realizando mudanças e mais mudanças. 
Como falei há pouco, a ideia principal que Cassandra Clare queria passar com o livro foi passada com o filme, sem problemas. Quando os créditos finais começam ficamos realmente em dúvida se Clary e Jace são mesmo irmãos, como a autora nos fez ficar quando viramos a última página do livro, mas essas outras coisinhas acabaram me incomodando. 
Além do mais, o filme não anda muito bem nos números. City of Bones não arrecadou muito dinheiro, mas mesmo assim foi confirmada uma continuação. Isso se deve ao fato de que o filme estreou em uma das piores datas para se estrear. Em plena quarta-feira em uma semana de agosto, quando as pessoas estão voltando às escolas e aos trabalhos e não estão muito no pique de sair para curtir um cinema com a família. Primeiramente o filme estrearia numa sexta-feira, o que poderia ter aumentado as chances de sucesso, mas essa data foi antecipada. Por que não estrearam em uma sexta-feira no meio das férias de julho? Seria uma ótima data, em que muitas pessoas estão sem nada para fazer em casa e têm tempo de sobra para ver algo da divulgação do filme e pensar "uau, que legal, quero assistir". Como já falei em um post, a divulgação foi muito boa, mas infelizmente para um dia errado de estreia. Nós, fãs, não nos importaríamos em ir ao cinema para assistir em qualquer dia que lançasse, mas como é o primeiro filme precisaria atrair ainda mais fãs, coisa que não está fazendo tão bem. 
Só espero que City of Ashes consiga levar muito mais pessoas às salas de cinema do que City of Bones levou, e que esse primeiro filme ainda leve muitas pessoas aos cinemas enquanto não sai de cartaz. Segundo a produtora, o que definirá mesmo se a série irá para frente nas telonas é o sucesso do segundo filme, já que para eles uma bilheteria fraca do primeiro já era esperada. Por mais que tenham estragado um pouco da magia do livro com mudanças que os roteiristas devem ter julgado bobas essa série ainda tem muito potencial e deve, sim, seguir em frente. Nos resta torcer (e obrigar os amigos a irem até o cinema mais próximo para assistir também).
Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

2 comentários:

  1. Eu acabei de ler a semana passada o livro (sim, finalmente eu ganhei vergonha na cara e comprei pra ler :b) e adorei!
    Estou muito entusiasmada com o filme e de todas as resenhas que li, a sua foi a única que mencionou as várias diferenças e fiquei triste por saber de tantas mudanças, mas mesmo assim quero assistir.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal!! Cadê resenha no seu blog? Estou esperando, ein?
      O filme não é ruim, só como adaptação deixa um pouquinho a desejar, mas vale muito a pena ;))

      Excluir