domingo, 28 de julho de 2013

01x01 Game of Thrones: Winter is Coming


Oi, como vai? 
Hoje eu vim falar um pouco sobre o primeiro episódio da série Game of Thrones, baseada na série de livros escrita pelo sensacional George R. R. Martin. Eu me lembro de uma entrevista com o George que vi na qual ele diz que custou a aceitar que alguém adaptasse seus livros porque muitos queriam transformar em um filme, dando destaque apenas para uns personagens e se esquecendo completamente de outros, ou porque queriam censurar todas as cenas mais fortes que ele havia colocado no livro, até se encontrar com os diretores de Game of Thrones, que lhe deram a proposta perfeita. O escritor aceitou e eis que finalmente saiu a adaptação! 
Eu estava esperando terminar os livros para começar a ver a série, mas como eu já li os dois primeiros e logo vou ler o terceiro senti que podia começar agora e comecei. O episódio foi muito bom!
Como já li o livro já tenho a noção de quem é quem, mas com alguns personagens eu fiquei confuso, confesso. Por exemplo com Rickon. Enquanto os Stark se enfileiravam para recepcionar os Lannister eu vi um garotinho loiro ao lado de Catelyn e não conseguia me lembrar quem ele era. Percebi rápido que era Rickon, mas fico imaginando para quem não leu os livros. Mas não é uma crítica, pois o livro tem milhares de personagens e se a série for apresentar todos em detalhes teremos um episódio inteiro de 50 minutos só com os nomes. 
O episódio já começa com um clima tenso, nos mostrando o prólogo do livro em que três homens da Patrulha da Noite dão de cara com os Outros pra lá da Muralha. Um deles foge e é dado como desertor. Na hora fiquei pensando que o desertor da série não é o mesmo desertor do livro, mas deixa pra lá. São mudanças, mas não são falhas. O episódio não teve nenhuma falha. Eu sou (chato) assim com qualquer adaptação, não adianta.
Os atores escolhidos para o elenco são muito bons, principalmente Emilia Clarke e Peter Dinklage. Emilia interpreta Daenerys e Peter interpreta Tyrion. São alguns dos meus personagens favoritos dos livros e fico tranquilo em ver que estão bem representados na série. Todos os personagens são bem... montados, digamos, tanto que notamos diferenças um tanto quanto assustadoras deles para os atores que os interpretam. 
A série é muito fiel ao livro, o que eu adorei. Algumas mudancinhas aqui e ali, mas enquanto assistia eu me lembrava de cenas do livro e inclusive de algumas frases. E ainda cobre um bom pedaço do livro . A série dividiu cada livro de As Crônicas de Gelo e Fogo em dez episódios de 50 minutos, então tem um ritmo meio corrido. Não um corrido que incomoda, como se estivessem apressados pra acabar algo. Corrido no sentido de não ter enrolação nenhuma. Winter is Coming vai do prólogo até a página 65 do livro, em que Jaime empurra Bran da torre, ou seja, bastante coisa já aconteceu.

Uma das atuações que eu mais gostei no episódio foi a de Lena Headey, que interpreta Cersei Lannister. Lógico, a melhor foi de Emilia, mas a de Lena foi... a segunda.
Daenerys já tem sua primeira vez com Drogo no final do episódio e faz a cena (que pra muitos é só "putaria") ser algo muito sério e um tanto quanto triste. Assim como no livro, essas cenas nos deixam meio chocados, sensibilizados (ela foi vendida a troco de um exército, ela não está lá porque quer, oras). No livro ainda é um pouco mais chocante pelo fato de ela ter apenas 13 anos. Como George explicou em uma entrevista (aliás, a mesma que eu citei no início do post) tiveram que ser alteradas as idades de quase todos os personagens para que Dany fosse maior de idade pois não poderiam colocar uma atriz menor de idade fazendo tudo o que a personagem faz nem uma atriz maior de idade interpretando uma personagem menor de idade fazendo tudo o que ela faz. 
Ah, voltando à atuação de Lena. Ela consegue transmitir um sentimento verdadeiro quando vê Robert com outras mulheres no banquete dado aos Lannister em Winterfell. Eu acho Cersei uma vilã muito bem construída porque não é uma vilã completamente má, ela matou Jon (o Arryn) porque ele sabia de seu segredo (sobre o incesto). Robert a tratava realmente muito mal, é de se esperar que ela seja uma pessoa um tanto amarga. Lena consegue expressar bem isso. Claro, não vi na série nem metade do que personagem e atriz podem oferecer porque ainda não chegou seu grande momento, mas passei a prestar muito mais atenção em Cersei. 
Eu já andei procurando algumas cenas da série enquanto lia o livro e o Tumblr está infestado de gifs, então não vou ter tantas surpresas quanto eu gostaria de ter, mas a história é imensa e o que eu já vi não é nem metade disso. É uma série que deve ser vista, se você leu o livro ou não, mas é melhor ler antes, dica. Outra dica que eu dou é não chamar os familiares para ver com você, pois tem umas cenas que podem dar... probleminhas.
Estou louco pra ver o resto dessa primeira temporada, dessa série que promete ser incrível assim como os livros. Pretendo parar nessa primeira temporada e esperar ler o terceiro livro para ver a segunda, pois algumas pessoas me disseram que as temporadas contém uns spoilers dos livros seguintes (por esse motivo evitei assistir antes de terminar de ler Fúria dos Reis). Com efeitos especiais ótimos, cenários ótimos, atuações ótimas, faz valer à pena a hora que você passa vendo o episódio. Claro, são apenas minhas primeiras impressões, mas pelo que sei da história e pelo que vi do início da série garanto que minha opinião não vai mudar muito quando chegar ao último episódio (a não ser que consiga achar ainda melhor!).
Bem, espero que tenham gostado, até a próxima ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário