quinta-feira, 4 de julho de 2013

Rick Riordan e autores que escrevem por dinheiro



Oi, como vai? 
Hoje vim aqui, digamos, propor uma discussão sobre um assunto que vem me deixando com a pulga atrás da orelha há um bom tempo (mais ou menos desde quando eu terminei de ler The Mark of Athena). Rick Riordan é um bom escritor, é, não vamos falar que não. Mas ultimamente está me decepcionando demais. Sua qualidade, desde Percy Jackson até o último livro de Os Heróis do Olimpo caiu demais (eu gosto muito de Percy Jackson, então não digam que é implicância). A primeira saga conta a história de Percy Jackson, filho de um deus grego que vai para um acampamento onde moram (ou apenas passam as férias) filhos de outros deuses gregos, os semideuses. É uma história divertida, que te prende (eu li os cinco livros da saga em um mês, Mar de Monstros por exemplo eu li em apenas dois dias), te surpreende, você realmente cria uma afeição pelos personagens. E o final da saga foi maravilhoso! Eu adorei. Tudo o que a saga prometeu ela cumpriu. Já estava ótimo por aí, por que não parar?
Aí entra o capitalismo.
Alguns dizem que os cinco livros de Percy Jackson foram um exagero, que poderiam ser resumidos em menos. Disso eu não reclamo. Cinco livros foi a quantidade ideal. A história teve um começo, meio e fim. Sem contar que só esses cinco já renderam um lucro tremendo para o Rick. A história terminou? Ótimo, vamos começar uma nova. Nova. O que Rick não fez. 
Vamos usar como exemplo JK Rowling. Depois dos sete livros de Harry Potter que a tornaram a única mulher a ficar bilionária escrevendo livros ela ficou um bom tempo sem publicar nada, e no ano passado publicou The Casual Vacancy (ou Morte Súbita, como preferir), que, como a própria deixou claro, não tem n-a-d-a a ver com Harry Potter. JK investiu no novo. Muitos se decepcionaram com o novo livro, mas me digam, o que vocês esperavam, que ela continuasse escrevendo sobre bruxos pelo resto da vida? Que publicasse um livro por ano apresentando sempre a mesma história, só moldada de uma forma um pouco diferente? 
Todos os dias (é, todos os dias) vejo pessoas clamando por uma continuação, por um HP8. Qual seria a necessidade? Ok, iria satisfazer os fãs, e eu estaria no meio dos milhares que comprariam no lançamento e devorariam o livro, mas qual seria o sentido disso? A história que JK se propôs a contar ela contou. Muitos pedem para que a cicatriz volte a doer, para que Voldemort retorne... isso seria mais do mesmo. Mais uma vez Harry lutaria com Voldemort, mais uma vez os amigos ajudariam, não acrescentaria nada de novo. Um prequel (história que vem antes da já contada, como O Hobbit de Senhor dos Anéis ou Universidade Monstros de Monstros S.A.) seria bem-vindo, contando a história dos fundadores de Hogwarts ou dos Marotos com muito mais detalhes. Mas uma continuação? Qual seria seu valor?
Mas é claro que JK é brilhante demais pra cair nessas pegadinhas do capitalismo. Rick Riordan (não ofendendo os fãs nem o próprio) infelizmente caiu nessas pegadinhas. Depois de Percy Jackson escreveu As Crônicas dos Kane, com deuses da mitologia egípcia, na qual dois irmãos lutam contra Seth (um novo Cronos, pra resumir).
Mas ok, tudo bem, pelo menos tem personagens completamente novos, outros deuses, etc.
Eis que vem Os Heróis do Olimpo. Aí começa o problema. Os Heróis do Olimpo narra o encontro dos semideuses romanos e gregos para impedir com que Gaia (adivinha? Uma nova Cronos) desperte e destrua tudo. Voltamos a conviver com os personagens antigos do Acampamento Meio-Sangue e conhecemos os do Acampamento Júpiter, que no fim são quase a mesma coisa, só que romanos. O que isso acrescentou à primeira saga? Nada. Nadica de nada. Os personagens são muito parecidos com os da primeira saga (Leo é uma espécie de novo Grover, já que o sátiro... onde foi parar o sátiro, afinal?). Os dramas ficaram piores. Temos Annabeth seguindo A Marca de Atena, pra mim a única coisa que vale a pena, mas e o resto? Piper e Jason são os personagens que eu mais odeio. Qual é o drama dos dois? Eles apenas são um casal. Só. Nada mais.
Temos sete semideuses principais na saga. Percy em dramas amorosos com Annabeth. Frank num drama amoroso com Hazel. Leo em uma paixonite por Hazel. Piper em dramas amorosos com Jason. Estou lendo um livro ou assistindo à Malhação? 
Eu "convivo" com fãs da saga todos os dias por causa do fã clube no Twitter, e posso dizer que nunca vi nenhum deles levantando discussões sobre questões filosóficas da série (cadê elas?) como por exemplo os Potterheads discutem sobre a importância da família, dos amigos, as escolhas que cada personagem toma... as únicas discussões que eu vejo sobre a saga e os personagens são: "Eu shippo Percabeth" (shippar, pra quem não sabe, é torcer por um casal da história) "Te odeio, eu shippo Perachel" "Eu shippo Hazel e Frank" "Eu queria que a Hazel ficasse com o Leo" "Eu não shippo Jason e Piper". Mais uma vez comparando: quando será que parei de conviver com fãs de Percy Jackson e passei a conviver com fãs de Malhação? 
Percy Jackson ainda trazia discussões melhores, como por exemplo as escolhas que Luke tomou, a ausência dos pais olimpianos, etc. Mas Os Heróis do Olimpo? Um livro é muito maior que seus shippers. Que ensinamentos eles trazem? Que novidade trazem? É apenas mais do mesmo. Mais uma vez semideuses lutando contra monstros e vencendo no último momento, conhecendo deuses excêntricos e um tanto duas caras... Rick, pela criatividade que você apresentou em Percy Jackson e os Olimpianos eu esperava muito mais de você, ein?
Decepção.
Além disso, Rick está decepcionando em outro quesito... os tratamento que ele dá aos fãs. Havia uma época em que ele era legal, simpático, respondia a todos que mandavam perguntas (quase todos, ele sempre me ignorava) e postava coisas legais no Twitter. Hoje em dia ele bloqueia todos aqueles que mandam perguntas e aqueles que não bloqueia ele responde ironicamente. Como você quer que gostemos de você, Rick? Depois que já deram o dinheiro e a fama que te colocam onde está é fácil fazer isso, né?
Muitos dizem que Nicholas Sparks e Dan Brown também só escrevem por dinheiro, que têm uma fórmula pronta e apenas a moldam com novos personagens, enfiam em novos locais e publicam. Eu nunca li nenhum desses autores, mas li Rick Riordan e posso dizer que ultimamente ele está se encaixando nesse perfil.
"Vamos colocar semideuses de outro acampamento, já que explorei os gregos ao máximo" "Vamos pegar os conflitos antigos e reformular pra parecerem novos" "Quase pronto, só falta uma pitadinha de romance adolescente porque os jovens amam isso".
Acho que algo está errado...

8 comentários:

  1. Realmente,eu também sou muito fã de Percy Jackson justo porque foi uma coisa diferente, mas se você ler tanto as Crônicas dos Kane quanto Os Heróis do Olimpo parece apenas mais do mesmo e chega uma hora que você enjoa do enredo. Vamos ver até quando isso vai render.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a história já deu o que tinha que dar, tudo o que Rick vai colocando agora nos livros é repetitivo e previsível. Vamos ver... pelo menos mais dois livros de Os Heróis do Olimpo estão confirmados, espero que ele pare por aí ou logo logo estará fazendo histórias com os filhos e netos do Percy.

      Excluir
    2. Pois é, a história já se esgotou, tudo o que Rick tenta colocar agora é repetitivo, previsível. Vamos ver... pelo menos de Os Heróis do Olimpo foram confirmados mais dois livros. Espero que acabe por aí, ou logo logo Rick vai estar escrevendo histórias sobre os filhos e netos do Percy.

      Excluir
  2. Não acho que Rick Riordan tenha algo a ver com Nicholas Sparks. Já li vários livros dele, e sim, são romances, todos são romances, mas todos têm personagens completamente diferentes e as histórias não têem nada de nada a ver umas com as outras. Aconselho muito a ler pelo menos um livro, talvez Um Momento Inesquecível, que é um dos mais curtos mas é o meu favorito de sempre.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Eu discordo. Gostei de Herois do Olimpo mais ainda do que o original Percy Jackson. Pode ser a mesma mitologia e tal, mas ele inovou sim!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Concordo com muitos dos fatos que você citou, tanto que estava lendo o primeiro de Heróis do Olimpo e estava me sentindo muito entediada, eu praticamente previa tudo que acontecia, nada haver como quando eu li Percy Jackson, havia um encantada, a espera do imprevisível e com Heróis do Olimpo, são dramas, história repetitiva, drama adolescente, história repetitiva e mais malhação. Por isso nem perdi meu tempo lendo o segundo. Agora quanto as Crônicas de Kane eu gostei bastante, apesar de ter a mitologia envolvida acho ele totalmente diferente de Heróis do Olimpo, nos Kane tem uma questão bem forte que é da família.

    ResponderExcluir
  5. Pessoa que mastiga cocaína,não rebaixe Os Heróis do Olimpo comparando-o a malhação,muito menos rebaixe Rick Riordan ou Dan Brown comparando-os com Nicholas Sparks.Pipper e Jason são realmente personagens que deixam a desejar ,inclusive em ''A Casa de Hades'' jason se torna o idiota da turma.Hazel nos traz a discursão de viver entre passado e presente,Leo mostra o dilema de pessoas que se sentem sozinhas ou não pertencentes a um determinado mundo .Dentro do livro temos a oportunidade de analizar quanto vale a amizade,o amor,a família entre outros assuntos.Seus aargumentos são sem fundamento meu bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem um modo de pensar, e que ótimo que você pensa diferente, mas não dá para levar a sério um comentário que já começa como o seu começou. Comparei a Malhação pois é cheio de rolinhos amorosos entre os adolescentes e não acaba nunca, e mesmo com essa "profundidade" que você citou ainda não consigo enxergar a saga extra como mais do que isso. Além do mais, o modo como você utiliza a vírgula, o nome de personagens começando com letra minúscula e aquele "analizar" ali... acho que não são os meus "aargumentos" que não têm fundamento.
      Abraços ;)

      Excluir