terça-feira, 16 de julho de 2013

Vamos falar sobre: Fúria dos Reis


*esse post não terá spoilers de Fúria dos Reis, mas terá muitos de Guerra dos Tronos, então se você ainda não leu o incrível volume um sugiro que volte mais tarde, pra não estragar as surpresas do livro*

Imagine um livro fofinho, onde os personagens são felizes e vivem uma longa e próspera vida em seus castelos de contos de fadas em belas paisagens coloridas em um mundo onde não há guerras nem disputas. As Crônicas de Gelo e Fogo definitivamente não é assim, e Fúria dos Reis é um livro que demonstra  isso perfeitamente. O livro já começa em um clima meio tenso, e o prólogo é o melhor de todos (até agora). Muitos criticam o prólogo, que é muito longo, mas eu não vi problema nenhum nisso, afinal precisamos nos apegar ao personagem antes de Martin acabar com ele e não dá pra fazer isso tudo em poucas páginas. Em todos os cantos de Westeros (e até fora dele) há conflitos acontecendo, puxados pelos ganchos enormes deixados no final de Guerra dos Tronos. A morte de Eddard Stark e de Robert Baratheon foram as mais importantes, digamos assim. Graças à morte de Robert, Joffrey (um dos personagens mais odiáveis de todos) subiu ao trono de ferro mesmo não sendo filho do rei, o que gerou uma disputa entre Renly e Stannis, os dois irmãos de Robert, que agora querem se tornar reis. Cada um se auto-intitulou rei, e marcharam em direção a Porto Real para depor Joffrey. E graças à morte de Eddard, Robb, seu filho mais velho, se tornou o rei do norte. Quatro reis disputando um único trono.
Além disso temos histórias (não menos importantes e emocionantes) paralelas, como a de Arya Stark, que fugiu de Porto Real com Yoren, que iria levar garotos para a Muralha, para servirem na Patrulha da Noite. Ela passa a se chamar Arry, fingindo ser um garoto, e esconde sua própria identidade, já que está sendo perseguida pela rainha e qualquer um que soubesse quem ela realmente é a entregaria para Cersei em pouco tempo. Sansa Stark, por sua vez, está prometida em casamento a Joffrey e sofre com todos os seus maus tratos. Catelyn é mandada para o centro do exército de Renly para tentar um acordo de paz com o rapaz, e ainda tenta, sem sucesso, fazer reinar a paz entre os dois irmãos, que estão a ponto de entrar em guerra. Tyrion Lannister agora é o Mão do Rei, lugar anteriormente ocupado pelo finado Eddard, e se torna muito odiado pela população por mais que tente ajudar a todos. Ele continua o personagem mais brilhante do livro, o que pra mim tem mais destaque. O Duende, como é chamado, tenta botar ordem em Cersei e no filho, que está mais descontrolado que nunca, e ainda preparar a cidade pra guerra que se aproxima. A população está muito desgostosa com a família real e começa a fazer revoltas. Uma das melhores cenas do livro é quando os Lannister vão se despedir de Myrcella, que foi oferecida em casamento, e são atacados pela população. 
Neste livro conhecemos dois novos POV (point of view character), Davos e Theon. Davos é um novo personagem, amigo de Stannis, que conta um pouco a história do lado deste irmão e o que acontece no meio de seu exército. Além disso nos apresenta o seu lado da guerra, o que é muito >muito< legal. Theon já conhecíamos de Guerra dos Tronos. Ele foi feito refém pelos Stark, mas foi criado, digamos, em ótimas condições e praticamente cresceu com os filhos de Eddard. Theon foi mandado por Robb para as ilhas de seu pai pra fazer acordos, mas acabou se virando para o seu lado e agora luta contra Winterfell! Ele é um personagem muito bem construído (aliás, todos da história são). Você percebe a todo momento que ele meio que tem inveja de Eddard, quer tudo o que foi dele. 
Bran é um dos personagens que eu menos gostei em todo o livro. No início seus capítulos eram chatos e apenas narravam o que acontecia em Winterfell, o que nunca era muito interessante. Mas do meio em diante seus capítulos começaram a ficar mais interessantes graças a umas... coisas que acontecem. Daenerys é uma que perdeu um pouco o destaque nessa sequência. O que no primeiro livro teve muita emoção, nesse não teve tanta graça assim. Durante todo o livro (ela é uma das que menos têm capítulos) Dany viaja com o seu khalasar para tentar conseguir um exército e navios para marchar a Westeros e resgatar o reino. E Jon, que não tinha tanta graça no primeiro, voltou a ganhar destaque neste volume, em que marcha com os irmãos da Patrulha da Noite pra lá da Muralha para lutar contra os selvagens. 
O livro é perfeito! Ele te prende do início ao fim, e por mais que seja enorme não se perde no meio e consegue manter o ritmo ao longo das 656 páginas, o que faz com que nunca tenhamos vontade de largar. Todas as tramas se interligam muito bem, e os personagens POV funcionam de uma maneira perfeita: em certos momentos você tem a mesma cena narrada por dois personagens diferentes, o que dá uma riqueza de detalhes muito maior e faz com que você se sinta na cena. Por exemplo a cena da guerra final, que é narrada por Tyrion e Davos, um do lado dos Lannister e o outro do lado de Stannis. Ficamos imersos de verdade, como se olhássemos para os lados e víssemos a guerra realmente acontecendo.
É um livro extremamente sangrento, bem mais que o primeiro. Muitos personagens, muitos mesmo, morrem, inclusive alguns POV. George se mostra mais uma vez sem piedade nenhuma com ninguém e continua surpreendente como sempre. Não sei o que esperar do terceiro livro (sei que será maravilhoso, porque né, é de As Crônicas de Gelo e Fogo, mas não tenho ideia do que acontecerá com os personagens). George vai plantando cliffhangers no final de cada capítulo. Nós lemos, ficamos loucos pra saber o que acontece com determinado POV e quando vamos dar uma olhadinha descobrimos que o próximo capítulo dele virá em umas 50 páginas. Isso estimula a ler e no final acabamos lendo mais da metade do livro, e sem perceber a outra metade!
É um livro gigante. Não é o mais longo que eu li no quesito páginas, mas é com certeza o mais grosso da estante. Pra mim quanto maior o livro melhor! Em alguns o tamanho é desnecessário, você percebe que o autor está dando uma enrolada, mas nesse não temos enrolação nenhuma. Não consigo me decidir qual é o meu favorito até agora... dizem que o terceiro, A Tormenta de Espadas, é o mais chocante/surpreendente de todos, mal posso esperar pra ler!
Essa série é espetacular, cada vez me surpreendendo mais. Como falei na resenha de Guerra dos Tronos, é como se eu estivesse vendo as cenas descritas passarem diante dos meus olhos, não lendo. Isso porque o autor dá muitos detalhes (nos faz, inclusive, cheirar a cena). George demora muito, muito, muito para escrever livros, mas quando os publica não tem como esperar outra coisa que não seja uma obra prima.
Mais um livro de uma das minhas séries favoritas, recomendadíssimo!
Bom, espero que tenham gostado, até a próxima ;D

2 comentários:

  1. Hehe, concordo, realmente é um grande livro. Me idendifiquei demais na parte que diz que a gente acaba lendo o livro rápido pra poder ler o logo o próximo capitulo do personagem que gostamos. Apesar de achar o livro meio confuso no inicio, acabei gostando bastante de como se formaram os conflitos em westeros, e as batalhas travadas pelos 5 reis. Confesso que pra mim, que já estou no 5 livro, o terceiro é simplesmente o melhor de todos, mas o 2 não deixa a desejar, sendo de fundamental importância pra entender o que se segue daqui pra frente. Enfim, o Martin foi um gênio nesse livro, explicou a essência do problema, montou o tabuleiro, apresentou os jogadores e deixa isso bem consolidado pra gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou morrendo de ansiedade por Tormenta de Espadas, ainda mais com todos dizendo que é o melhor/mais chocante/muito sangrento, mal posso esperar pra ler!
      Martin é um dos meus escritores favoritos, ele é brilhante, tipo, em todos os sentidos! Seria um sonho poder conhece-lo um dia e fazer milhares de perguntas sobre como ele escreve seus livros e sobre todas as anotações que ele deve ter pra não deixar nada escapar. Eu também estou muito ansioso por esses últimos dois livros que ainda estão pra ser publicados (por mais que ainda não tenha lido até o quinto), espero que ele não demore tanto quanto demorou para os outros hahah

      Excluir