sexta-feira, 12 de julho de 2013

TAG: Alguns fatos e confissões literárias

Oi, como vai?
Hoje eu vim aqui pra responder mais uma tag, mas dessa vez eu fui tagueado! Isso mesmo, que orgulho! Eu fui tagueado pelo blog Fofocas Literárias pra responder essa tag criada pelo Padfoot & Occasionally Prongs que consiste em falar sobre meus livros, personagens e frases favoritos (e alguns que eu odeio). É uma tag bem interessante, vamos lá?

1. Top 3 livros favoritos:

Harry Potter e o Enigma do Príncipe, de JK Rowling - eu amo de paixão todos os livros da saga, mas esse pra mim é o melhor de todos.
As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky - esse livro é tão doce e tão divertido e tão tocante e ah, é perfeito, quando eu comecei a ler eu não sabia que iria gostar tanto assim.
Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin - essa série é uma das minhas favoritas (e olha que eu só estou no segundo livro) e esse, até então, é o melhor livro (mas o segundo também é espetacular, assim como os outros devem ser. Mal posso esperar pra descobrir) tanto da série quanto da minha vida mesmo.

2. Top 3 livros menos favoritos: 

The Mark of Athena, de Rick Riordan - vocês que acompanham o blog já devem saber da minha relação de profundo ódio com esse livro. É repetitivo, forçado, previsível, etc. 
A Hospedeira, de Stephenie Meyer - eu sei, eu ainda preciso dar mais uma chance para o livro, todos dizem que ele melhora muito mas eu simplesmente não consigo engolir aquela história de amor (que eu achei um tanto quanto forçada também). 
Amanhecer, de Stephenie Meyer - não, não é perseguição contra a autora. De todos os livros da saga Crepúsculo pra mim o melhor é Lua Nova. Por ser o final "épico" da saga eu esperava muito mais, mas foi um tanto decepcionante.

3. Top 3 personagens favoritos:

Tyrion Lannister, As Crônicas de Gelo e Fogo - não é nenhuma surpresa, eu vivo falando desse personagem... ele é sarcástico, inteligente, um bom estrategista, ah, um dos melhores personagens de todos os livros.
Patrick, As Vantagens de Ser Invisível - adoro todos os personagens do livro, mas ele em especial é o que mantem todos unidos, aquele que apresentou Charlie pra Sam e que o incluiu no grupo de amigos mesmo o conhecendo pouco. Além do mais, tem um senso de humor incrível.
Arya Stark, As Crônicas de Gelo e Fogo - mais um personagem dessa série maravilhosa. Todos os personagens são bem humanos, muito bem construídos, então em alguns momentos amamos e em outros odiamos. Arya foi uma das únicas que eu não deixei de gostar nem por um minuto. No primeiro livro da série eu a deixava um pouco de lado, mas no segundo ela virou uma das minhas personagens favoritas (aliás, estou quase terminando Fúria dos Reis, logo logo tem resenha). 

4. Top 3 personagens menos favoritos:

Dolores Umbridge, Harry Potter - eu adoro os vilões de Harry Potter, como Voldemort e Bellatrix Lestrange, mas ela é uma vilã que eu não consigo gostar de jeito nenhum. Aliás, eu desejava muito mais a morte dela do que da Bellatrix, por exemplo.
Joffrey Baratheon, As Crônicas de Gelo e Fogo - não suporto seu jeito, não suporto seus atos, não suporto de jeito nenhum Joffrey. Desde Guerra dos Tronos eu já o odiava, e em Fúria dos Reis esse sentimento só se reforçou. 
James, Melancia - o personagem foi um dos que mais me irritou de todos os personagens que eu já conheci. Desde o início do livro, quando abandona Claire, até o final, quando volta e tenta fazer com que o fim do casamento pareça ser culpa dela, me fez desejar  para ele uma morte bem dolorosa. James é inseguro demais, irritante, mimado... mantenha distância. 

5. Maior decepção literária:

The Mark of Athena - por mais que os dois primeiros livros da série Os Heróis do Olimpo não tivessem sido lá aquelas maravilhas eu comprei o terceiro, e li. Foi o livro mais decepcionante da minha vida.

6. Um livro que você gosta mas outras pessoas odeiam:

Melancia, de Marian Keyes. Todo mundo queria me fazer desistir do livro antes mesmo de começar a ler, e depois de ler vi que no fundinho as pessoas estavam certas, mas que o livro é legal de verdade e vale a pena ser lido (não como uma leitura que vá te trazer pensamentos profundos e uma história que irá mudar a sua vida, mas é bem divertido). 

7. Um personagem que os outros gostam, mas você odeia:

Leo Valdez, de Os Heróis do Olimpo. Todos sempre o elogiam mas eu o acho completamente inútil, colocado na história apenas pra ocupar o lugar que Grover (esse sim um personagem legal) deixou vago. Suas piadas são fora de hora, completamente sem graça e forçadas, como se quisesse ser o amigo engraçado da turma. 

8. Personagem que as pessoas odeiam, mas você ama:

Claire, Melancia (olha, esse livro de novo) - não que eu a ame, ela me irritou demais durante o livro, mas eu não consegui odiá-la como todos aqueles que conheço que leram conseguem. No final eu acabei simpatizando com ela...

9. Melhores quotes:

Como eu falei no "TAG: Hábitos de leitura", eu leio com meus post-its do lado, então eu tenho muitas quotes pra compartilhar. A minha favorita de todas é uma fala de Tyrion Lannister em Guerra dos Tronos:
"Minhas pernas são curtas e tortas, e caminho com dificuldade. Necessito de uma sela especial para não cair do cavalo. Uma sela de minha própria concepção, talvez lhe interesse saber. Era isso ou montar um pônei. Meus braços são suficientemente fortes, mas, mais uma vez, curtos demais. Nunca serei um espadachim. Se tivesse nascido camponês, provavelmente me teriam abandonado para que morresse, ou vendido para a coleção de aberrações de algum negociante de escravos. Mas, ai de mim! Nasci um Lannister de Rochedo Casterly, onde as coleções de aberrações são das mais pobres. Esperam-se coisas de mim. Meu pai foi Mão do Rei durante vinte anos. Aconteceu que, mais tarde, meu irmão matou esse mesmo rei, mas minha vida está cheia dessas pequenas ironias. Minha irmã casou-se com o novo rei e meu repugnante sobrinho será rei depois dele. Devo cumprir minha parte pela honra da minha Casa, não concorda? Mas como? Bem, poderei ter as pernas pequenas demais para o corpo, mas minha cabeça é grande demais, embora eu prefira pensar que tem o tamanho certo para a minha mente. Possuo um entendimento realista das minhas forças e fraquezas. A mente é a minha arma. Meu irmão tem a sua espada, o Rei Robert, seu martelo de guerra, e eu tenho a mente... e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar para se manter afiada. É por isso que leio tanto, Jon Snow."
Além disso tenho várias outras, olha só:
"O menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e ser amado é ser destruído." Jace, Cidade dos Ossos
"Eu sei que é estranho, mas...  durante todos esses anos em que fui cavaleiro, na verdade fui um bobo, e agora que sou um bobo, acho... acho que posso encontrar em mim o que é preciso para voltar a ser um cavaleiro, querida senhora. E tudo por causa da senhora... da sua coragem. A senhora me salvou, não apenas de Joffrey mas de mim mesmo." Sor Dontos, Fúria dos Reis.
"Os dragões morrem. Mas a mesma coisa acontece aos matadores de dragão." Daenerys, Fúria dos Reis.  
"Sansa, permita-me partilhar com você um pouco de sabedoria feminina neste dia tão especial. O amor é veneno. Um doce veneno sim, mas mata do mesmo jeito." Cersei, Fúria dos Reis.
"Não me ouvirão gritar o nome de Joffrey. Tampouco me ouvirão gritar por Rochedo Casterly. É a sua cidade que Stannis pretende saquear, e aquele portão que tenta derrubar é o seu. Portanto, venham comigo e matem o filho da puta!" Tyrion, Fúria dos Reis.  
Como podem ver, usei várias quotes de Fúria dos Reis (quase todas foram do livro, na verdade) por dois motivos: 1. O livro tem quotes muito boas mesmo, eu tenho muitas marcadas. 2. Eu comecei há pouco tempo com essa mania de colar post-its nos livros, então em apenas 3 ou 4 marquei minhas quotes favoritas. De todos os que eu marquei até hoje, Fúria dos Reis é o melhor (comecei a marcar, inclusive, bem depois de ter lido Guerra dos Tronos).

10. Livros que ainda não terminou:

Como eu sempre compro um novo livro depois de terminar o anterior eu não tenho livros que ainda não terminei... Fúria dos Reis não conta porque eu estou lendo loucamente e ainda nesse final de semana termino.

11. Que livros você releu várias vezes?

Os da saga Harry Potter. Do nada me dá uma saudade danada dos personagens, de Hogwarts, de tudo, aí eu pego e leio. Agora eu quero ler os livros em inglês, então estou evitando ler em português pra esquecer um pouco os detalhes da história (o que é praticamente impossível, mas vou tentar) antes de voltar a ler. Eu não costumo reler muitos livros porque sempre quero descobrir novos, mas quando gosto muito, como é o caso de Harry Potter, eu acabo abrindo uma exceção (e como J.K Rowling disse, Hogwarts estará sempre lá pra nos receber de volta).

12. Uma série que os primeiros livros foram incríveis, mas decaiu:

Crepúsculo, de Stephenie Meyer. Não que os primeiros livros foram incríveis e tudo mais, mas foram até que legais. O que me fez perder o gosto pela saga foi o último. 

Bem, essas foram as minhas respostas para a tag "Alguns fatos e confissões literárias". Se vocês gostaram e querem fazer também em seus blogs sintam-se tagueados, só não se esqueçam de dar os créditos para o blog que a criou!
Até a próxima ;D

Um comentário:

  1. Muito bom! Confesso que tenho as mesmas recaídas com Harry Potter! E o Enigma do Príncipe também é certamente o meu favorito!! xD

    ResponderExcluir