domingo, 7 de julho de 2013

Vamos falar sobre Sombras da Noite


Oi, como vai?
Hoje eu quero falar sobre um dos mais recentes (e pra mim o melhor) filme do Tim Burton, Sombras da Noite. Ok, eu sei, ele já estreou faz muito tempo, inclusive já foi lançado em dvd, mas só ontem eu fui assistir e posso falar mais sobre ele. O filme tem no elenco Johnny Depp, Helena Bonham Carter (novidade), Chloë Moretz, Michelle Pfeiffer, entre vários ótimos atores. Conta a história de Barnabas Collins, um jovem muito cobiçado pelas garotas que foi rejeitar justamente uma bruxa para ficar com Josette. Essa bruxa lançou uma maldição sobre o casal: Jossette se jogou de um penhasco e Barnabas, devastado, se joga também. A mulher morre (não, não é spoiler, fiquem tranquilos), mas não Barnabas. Este se transforma em um vampiro! A bruxa, Angelique, atiça a população contra ele dizendo ser um monstro, e o deixam trancafiado em um caixão por 200 anos. 
Quando sai, no ano de 1972, resolve retornar à antiga casa de sua família, aristocratas que praticamente ergueram a cidade de Collinsport, que hoje anda meio falida graças à uma indústria de pesca concorrente comandada adivinha por quem? Pela bruxa. 
O início da sinopse que vem na caixinha do dvd já define bem o filme: "Fruto da imaginação maravilhosamente deformada de Tim Burton.". O filme tem bem o toque de Tim Burton:  maquiagem dos atores, que interpretam personagens muito brancos e com olheiras profundas, cabelos diferentes, cenários exuberantes e mais escuros e ótimos efeitos especiais. Tim meio que cria uma caricatura de pessoas reais para seus personagens. Pessoas excêntricas, à sua maneira hilárias, mas que no fundinho são pessoas bem reais, humanas. Escondidos atrás de uma pele muito branca estão uma mãe que quer fazer de tudo para reerguer a fortuna da família, que anda mal das pernas, um irmão ganancioso, uma filha rebelde, um filho que não consegue superar a morte da mãe, a quem todos chamam de louco por ver seu espírito pela casa. Ainda temos doutora Hoffman, interpretada pela brilhante Helena Bonham Carter, uma médica alcoólatra que tenta usar o sangue de Barnabas para se tornar imortal. 



Como dormiu por 200 anos, Barnabas tem que se acostumar às novidades dos anos 70, uma passagem hilária do filme. 
Eis que a bruxa, dona da indústria concorrente da família Collins, descobre que o vampiro retornou, e vai atrás dele com a proposta: "Ou você me ama ou eu te destruo." Simples assim. E ele, como aconteceu 200 anos antes, não a aceitou, o que desencadeia uma série de acontecimentos que vão tirar a tranquilidade da cidade.


O filme é maravilhoso, vale realmente a pena ser assistido. É classificado como comédia, e aí eu discordo um pouquinho... ok, ele é engraçado, mas esse não é o foco principal do filme. Eu classificaria como aventura, alguma coisa do gênero, mas não comédia. Não sei porque, mas sempre que falam comédia eu me lembro de filmes tosquinhos como American Pie que lança piadas e peitos na cara do espectador de um jeito meio forçado, e Sombras da Noite definitivamente não é assim.
As atuações são muito boas. A única que eu não aprovei 100% foi a de Chloë Moretz. As caras que ela faz em sua primeira aparição no filme foram meio forçadas, um tantinho vulgares (não dizendo que ela é vulgar, eu adoro Chloë, principalmente em A Invenção de Hugo Cabret, mas no início desse filme parece que ela não se encaixava tão bem na personagem). Nada que não seja resolvido. Depois de então ela entra na personagem mesmo, está mais à vontade, e a atuação fica muito melhor. Além disso seu papel no final foi sensacional (inesperado, mas depois da explicação de tudo aquilo sensacional). A história é muito bem contada, e se algo fica mal explicado a explicação vem rapidamente. 
Johnny Depp se mostra confortável no papel desde o início, passando pelo jovem galante ao jovem sofredor, e então ao excêntrico vampiro. O personagem de Barnabas Collins, ao contrário do que eu pensava depois de ver o filme, não foi completamente criado por Tim Burton. É claro, ganhou o toque dark do diretor, mas foi baseado na novela Dark Shadows, que foi exibida na década de 1970 nos Estados Unidos 5 dias por semana (foram mais de 1500 capítulos ao ar), mais ou menos como são exibidas novelas hoje no Brasil.
Este filme, pra mim, foi o melhor de Tim Burton. Não está tão no topo assim, A Fantástica Fábrica de Chocolate compete lado a lado. Mas foi muito melhor que Alice no País das Maravilhas, que foi legal, mas não passa disso. Eu esperei muito desse filme, e não correspondeu a todas as minhas expectativas, então não gostei muito. A Fantástica Fábrica de Chocolate se tornou praticamente um clássico e usa muito mais o sentimento do que ação e aventura na história. Sombras da Noite dosa bem emoção e aventura, mas pende um pouco mais pro lado da aventura. Além disso foca bem mais nos atores em si, não em seres computadorizados como em Alice, que tem boa parte dos personagens apenas virtuais. Alguns dizem que Burton é repetitivo. Eu não acho. O que chamam de repetitivo é na verdade o estilo próprio (se um diretor fizer cada filme de um jeito isolado, como construiria uma marca própria? Como conquistaria espaço na memória das pessoas sem um toque só seu?). O diretor sempre se renova, e Sombras da Noite foi um bom exemplo dessa renovação. 
O final é perfeito! Os efeitos especiais, o desfecho dos conflitos, algumas coisas novas, tudo é muito bom! Recomendadíssimo! 
Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

2 comentários:

  1. Adoro os filmes do Tim Burton, e mais ainda quando eles tem o Johnny Depp no elenco. É uma parceria bastante interessante em todos os filmes dos dois juntos, ainda mais quando Helena ( que pra mim sempre será Belatriz Lestrange ) entra na jogada.
    Tim Burton é incrível com seus personagens macabros mas que mesmo assim ganham um espaço especial nos nossos corações como Willy , Edward e é claro o Sweeney Todd !
    http://tudoqueuli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não assisti esse filme mas preciso de ver rapidamente porque Deep é o meu actor favorito :)
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir